Cisto pilonidal (cisto dermóide)

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
Witch_Girl
Membro Veterano
Mensagens: 229
Registado: quarta jun 16, 2004 7:06 pm
Localização: Uma gatinha chamada Putxi e um chamado Ben.

domingo jun 04, 2006 3:34 pm

Cisto pilonidal (cisto dermóide)

O que é?

Cisto pilonidal é o nome específico que se dá para o mais comum dos cistos dermóides, quando ele se localiza na região sacral (abaixo da região lombar, onde se inicia o sulco entre as nádegas). Cistos dermóides podem estar presentes também em outras áreas, além da região sacral, tais como o pescoço, regiões em torno das orelhas, nariz e olhos, mas não recebem o nome de cisto pilonidal.

Apesar do nome nos fazer crer se tratar de um cisto, na verdade ele não é um cisto verdadeiro e sim um resquício embrionário de pele. Durante o desenvolvimento do embrião, na barriga da mãe, formam-se "dobras" de pele que são normalmente eliminadas. Algumas destas "dobras" podem permanecer ocultas no interior da pele. São denominadas fendas embrionárias e, quando são grandes o suficiente para inflamarem ou serem notadas a olho nu, recebem o nome de cisto dermóide.

Normalmente o cisto pilonidal contém em seu interior pêlos e glândulas sebáceas e sudoríparas. Provavelmente é a presença destas glândulas sudoríparas que faz com que a lesão piore com o calor. Isto porque com o aumento da temperatura no local elas produzem suor, que fica acumulado dentro da pele, podendo inflamar e até infeccionar.

Manifestações clínicas

Normalmente os primeiros sintomas surgem na adolescência ou no início da idade adulta. A doença se inicia como uma inflamação na região sacral. Surge desconforto na região, principalmente quando permanecemos muito tempo sentados. Com a evolução, percebe-se uma lesão nodular, que geralmente varia de 1 a 5 cm, de consistência amolecida e que pode ter sinais inflamatórios, como dor, calor e vermelhidão.

O calor, calças apertadas e o atrito nesta região são importantes causas para o surgimento da inflamação, tanto que na segunda guerra mundial o cisto pilonidal era chamado de doença do Jeep, porque os soldados que permaneciam por horas e horas sentados nos Jeeps sofriam constantemente deste problema (calor, muito tempo sentados e o atrito constante).

Tratamento

Tradicionalmente, os cistos dermóides, bem como o cisto pilonidal, são removidos cirurgicamente e deixados para cicatrizar por segunda intenção, método utilizado para o tratamento cirúrgico de lesões infectadas (a ferida fica aberta, não recebe pontos e cicatrizando de "fora para dentro").

Atualmente, devido a um maior conhecimento de sua verdadeira origem, eles são removidos cirurgicamente e fechados também cirurgicamente, o que em muito facilita a vida dos pacientes, que tem uma rápida e tranqüila cicatrização. Entretanto, o fechamento cirúrgico só pode ser realizado se o cisto não estiver inflamado. Logo, o momento ideal para a cirurgia é quando a lesão está silenciosa, sem incomodar.

Quando ela encontra-se inflamada, o melhor é procurar um dermatologista para reverter este processo (usualmente com antibióticos e drenagem, se houver pus) e, posteriormente, agendar sua cirurgia ou encaminhá-lo a um cirurgião dermatológico.

Inflismente neste momento estou com este problema e apesar de saber que a cura é a operação ando com bastante medo pois não sei como vai ser a recuperação.
Alguém aqui do forúm já esteve nesta situação?
Agradecia a todos que já passaram por isto me contem a vossa experiência para ter uma ideia de como é fazer uma operação destas.

Muito obrigado a todos mais uma vez! Beijocas ****
susanastrat
Membro Veterano
Mensagens: 3202
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am
Localização: cão

domingo jun 04, 2006 4:07 pm

Witch eu não tenho experiência nenhuma, nem passei por nenhuma situação dessas.

Mas conheço quem fez uma operação e numa semana já esta no ginásio com a maior boa disposição... ;)


Vai correr tudo bem ;)
<p>susana</p>
Witch_Girl
Membro Veterano
Mensagens: 229
Registado: quarta jun 16, 2004 7:06 pm
Localização: Uma gatinha chamada Putxi e um chamado Ben.

domingo jun 04, 2006 4:13 pm

Ai isso é mesmo uma optima noticia! Imagem
coldblood
Membro Veterano
Mensagens: 1935
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Localização: http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQVQg
Contacto:

domingo jun 04, 2006 4:15 pm

Eu fiz, mas a recuperação é lenta (poucas semanas), pois a ferida geralmente não é soturada, porque tem de fechar de dentro para fora lantamente, o pós operatorio é de algumas semanas com pensos diarios....mas como cirurgia é uma coisa muito simples, e dificil de correr mal...o pós operatório, depende de ti, quanto mais repousares, mais depressa recuperas, quanto mais cedo fores operada, mais cedo te livras desse desconforto....Compra uns bons livros e livra-te disso, que este ano ainda podes fazer uma epoca de praia, sem medo de levar aí uma palmada e ficares enrrolada com dores...

Sinceras melhoras e não tenhas medo
Elsy_Drummer
Membro Veterano
Mensagens: 556
Registado: segunda fev 13, 2006 4:10 pm
Localização: éguas, burro, 10cães, gato, 2chinchilas, 2hamsters, 2porquinhos da india, cabras, vacas, etc

domingo jun 04, 2006 4:51 pm

Eu tenho... Há bastante tempo.
Quando inchou pela primeira vez foi horrivel, doeu imenso, tive que ir ao hospital para me cortarem, mas avisaram logo que ia voltar a menos que fosse operada.
Ando a fugir com o "rabo" à seringa LOl mas depois do Verão lá vai ter que ser... Sinceramente não me agrada nada a ideia de ter que ser operada :evil:
E o pior vai ser a Bamboo sem ninguém que a leva a rua (sou sempre eu), coitadinha :(
Witch_Girl
Membro Veterano
Mensagens: 229
Registado: quarta jun 16, 2004 7:06 pm
Localização: Uma gatinha chamada Putxi e um chamado Ben.

domingo jun 04, 2006 5:03 pm

A mim também já é a segunda vez que isto me aparece :( Tá a ser tão horrivel como da primeira vez! Tenho mesmo de ser operada pois isto é muito mau. Não posso ir á praia, mal me consigo sentar, mal saio de casa... :( :( :(
coldblood
Membro Veterano
Mensagens: 1935
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Localização: http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQVQg
Contacto:

domingo jun 04, 2006 7:56 pm

Então, gostam de sofrer.... ;)

Preferem andar anos sem se poder mexer ou sentar, a ouvir o coitadinhas, do que em duas ou três semanas não pensar mais no assunto.....não têm vergonha, parecem homens a falar, as mulheres costumam ser muito mais destemidas nestas situações...Vá lá....mosterm as garras...
susanastrat
Membro Veterano
Mensagens: 3202
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am
Localização: cão

domingo jun 04, 2006 8:47 pm

O cold tem razão...

Meninas isso é para tratar...e pode ser tratado! Vamos lá a resolver isso! 8)
<p>susana</p>
Nyara
Membro Veterano
Mensagens: 2202
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

domingo jun 04, 2006 9:22 pm

Olá pessoal!

Pois eu tb sofri com isto :(

Primeiro, quero desejar muita força e coragem à Witch e dar-te os parabéns por teres teres aberto este tópico, nem sempre é fácil falar dos nossos problemas (físicos) assim num forum ;)

A mim o quisto apareceu-me de repente, em consequência de uma queda (de rabo :lol: ) segundo os médicos foi o que fez desencadear, mas de certo que já cá estaria há mais tempo...bem, na altura fui operada de urgência pois tinha imensas dores e corria o risco do quisto rebentar e isso seria mto pior :roll:

Como o Cold explicou, tb fiquei com a ferida aberta para drenar e todos os dias (durante meses) ía fazer o tratamento devido no posto médico.
Também me avisaram logo que teria que fazer a segunda operação :(

Tive algum receio porque da 1ª vez tive algumas complicações devido à anastesia(houve neglicência :x ).
Mas tudo correu mto melhor :D
A recuperação foi rápida e graças a Deus nunca mais tive problemas ;)

Um alerta às meninas:

Tenho um familiar que adiou a operação anos, contráriamente à vontade dos médicos, pois não sei se sabem mas esta "inflamação" propaga-se, pode não se notar nada do exterior mas vai criando tuneís no interior do corpo, e isto piora quando não há drenagem para fora bom, um médico explicar-vos-a mto melhor que eu :p
Mas no caso do meu familiar, só quando o quisto rebentou para fora é que se deixou ser operado e mesmo assim, foi quase há força...tem pânico de operações, mas lá foi e os médicos dizem que parecia que tinha andado uma toupeira dentro dele a "escavar" tiveram extremo cuidado para lhe "limparem" tudinho. A operação e a recuperação correram bem, mas ficou com cicatrizes que lhe apanham parte das costas, se tivesse ído mais cedo teria sido bem melhor :roll: :roll:

Uma operação é sempre uma operação, importa os seus risco mas é bem melhor enfrentar logo, com a "coisa" planeada doque apanharem surpresas depois ;)

Witch e Elsy coragem! 8)

Se precisarem falar mais (desabafar) podem contactar-me á vontade ;)
<p>Tartaruga Aqu&aacute;tica F&oacute;rum - <a href="http://tartarugaaquatica.forumup.com/"> ... om/</a></p>
<p>Vejam os&nbsp;animais para adop&ccedil;&atilde;o!&nbsp;&nbsp;:wink: </p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

domingo jun 04, 2006 10:35 pm

Boas.

Actualmente é uma cirurgia muito simples que a maioria das vezes é feita em regime ambulatório... ;) . É um abcesso subcutâneo a que antigamente, na gíria, se dava o nome de "entraz"

Força a retirar isso daí que está a mais e é imcomodativo... ;) e já digo como o Cold... nada de pieguices, meninas... ;) . devem prepararem-se para um dia poderem ter um parto...sem chamar pela "mãe"... ;) :p :D

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Elsy_Drummer
Membro Veterano
Mensagens: 556
Registado: segunda fev 13, 2006 4:10 pm
Localização: éguas, burro, 10cães, gato, 2chinchilas, 2hamsters, 2porquinhos da india, cabras, vacas, etc

segunda jun 05, 2006 11:26 am

Eu ja perdi a conta às vezes que me apareceu :oops:
Mas pronto, eu prometo que vou tratar disto, está bem assim?
Witch eu sei bem o que isso é, acredita. Mas acabei por me habituar à dor e ao incómodo, e se tiver alguma coisa marcada para um certo dia e se o quisto resolver inchar não é por isso que deixo de fazer o que tinha combinado! Claro que a ti deve doer mais que a mim pois apareceu menos, mas temos de ir ao xô dôtori e livrarmo-nos disto! ;)
Se quiseres falar [email protected]
(e pros restantes, se quiserem dizer alguma coisita, estão à vontade)


Beijos pra todos e obrigado pela força!
Witch_Girl
Membro Veterano
Mensagens: 229
Registado: quarta jun 16, 2004 7:06 pm
Localização: Uma gatinha chamada Putxi e um chamado Ben.

segunda jun 05, 2006 12:04 pm

Muito mas muito obrigado a todos por partilharem a vossa história comigo!
Isto tá casa vez pior e eu só penso em ser operada para me ver livre disto tudo de uma vez por todas!

coldblood e Nyara gostava de vos colocoar umas perguntas sobre o pos-operatorio. Tiveram quanto tempo sem se poderem sentar nem 1 minuto? Comiam na cama? Podiam tomar banho?

Eu fiz uma operação muito grande há 3 anos e tive montes de surpresas desagradáveis pois a médica não me deu nenhuma informação do que eu iria ter que passar. Foi super desagradável e é por isso que vos estou a fazer estas perguntas. Não me levem a mal!

Elsy_Drummer estou contigo! Nós temos de nos livrar disto! Temos de ter coragem para dar o passo mais importante pois de certeza que vai correr tudo bem! Já te adicionei no MSN! Lá sou a Putxi!

Muitos beijões para todos e mais uma vez obrigado!!


Imagem
imarcelo
Membro Veterano
Mensagens: 7053
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm
Localização: Rafa, Igor, Cuca (rola branca)

segunda jun 05, 2006 1:00 pm

ok pena a minha filha não estar aqui para contar quantas vezes andou com drenos sempre que o quisto inchava, até ao dia em que decidiu ( de tanto levar na cabeça) que tinha que ser mesmo :roll:

Bom, entrou no dia em que foi operada e saiu no dia seguinte. A recuperação é lenta, levou cerca de um mês e tal como foi dito aqui como não leva pontos '' é curar de dentro para fora''.

Penso que vale a pena, pois quantas mais vezes o quisto for enchendo mais profundo se torna. A cicatriz da minha filha ficou enorme....

Por isso nada de medos, levam uma epidoral e está feito ;)
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
coldblood
Membro Veterano
Mensagens: 1935
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Localização: http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQVQg
Contacto:

segunda jun 05, 2006 4:52 pm

Olha linda, a mim no dia a seguir já quizeram que eu andasse, sentar dá sempre com cuidado, só deitar é que para dormir, preferia de barriga para baixo ou de lado, andar tambem doi mas julgo que o pior é realmente fazer o penso, mas demora poucos minutos...honestamente não é assim tão doloroso, tem é de ser tudo feito muito lentamente agora a nivel de anestesia eu levei epidural, que anteriormente tinha levado uma anestesia geral e fiquei "taralhoco" durante algum tempo, com esta parece-me que ao fim de 2 semanas estava a trabalhar, a idade a nivel de recuperação tambem conta, eu fiz a minha aos 18 anos.
Sigam os concelhos do médico sobre o pós operatório, vai tudo passar depressa, se não seguirem...., podem ficar com a cicatriz larga ou feia ;) ;)

beijinhos
imarcelo
Membro Veterano
Mensagens: 7053
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm
Localização: Rafa, Igor, Cuca (rola branca)

terça jun 06, 2006 8:42 am

Se calhar o teu Cold não estava demasiado profundo, para fazer a recuperação tão rápidamente!!!
O azar é quando não se tem cuidado e a cicatriz abre novamente :roll: que foi o que aconteceu à minha......
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”