Conversor da idade dos Felinos em anos humanos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Kyaraa
Membro Veterano
Mensagens: 848
Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm
Localização: 1 cadela Pincher: Bambi e 1 gata Persa: Klara

quinta nov 01, 2007 2:00 pm

mOreirinha01 Escreveu:De qualquer maneira, relacionar a idade dos gatos com a dos humanos parece-me um pouco irreal, um gato é um gato, uma pessoa é uma pessoa não há relacção possível...
Por exemplo, uma amiga minha tem um gato de 10 anos, segundo a tabela ele terá 56 anos, ele salta ele corre, ele brinca, coisa que uma pessoa de 56 anos já não tem tanta facilidade em fazer... Posso estar a fazer uma comparação muito disparatada, mas é que não vejo mesmo comparação possível :!:
Eu creio que não se trata de dizer que os gatos têm em determinada idade, tantos anos humanos como nós, é apenas uma forma de conseguirmos perceber (tendo em conta o seu tempo máximo de longevidade - bastante inferior ao nosso), ao que equivale a sua idade nos nossos anos, tendo em conta o seu crescimento, daí que nos primeiros anos de vida a contagem seja muito mais elevada que nos restantes...

Acho que é apenas uma forma de nos "regularmos" em relação ao que entendemos como "idade" :wink:

Mas em relação às diversas tabelas, se inserirem no Google Cat Age Convertion Chart irão aparecer vários links que, apesar de serem diferentes vão dar sempre à mesma página :wink:

De qualquer forma só abri este tópico, mais pela curiosidade que causa, e pelo interesse que desperta, nem tanto, porque seja importante...
Importante mesmo é tratarmos dos nossos meninos independentemente da sua idade :wink:
<strong>Eu n&atilde;o sou do tamanho da minha altura, mas sim do tamanho do que os meus olhos conseguem alcan&ccedil;ar...</strong>
AnaPonei
Membro Veterano
Mensagens: 615
Registado: sexta jun 29, 2007 8:48 pm
Localização: Bouledogues Franceses e Bulldogs Ingleses

quinta nov 01, 2007 2:31 pm

Não se converte! Não tem ponta por onde se lhe pegue! O desenvolvimento de um gato comparado ao de um ser humano?? Don't think so... :?
Ana Paula
Exquisite Edition Bulldogs
https://www.facebook.com/anaponei
Kyaraa
Membro Veterano
Mensagens: 848
Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm
Localização: 1 cadela Pincher: Bambi e 1 gata Persa: Klara

quinta nov 01, 2007 2:37 pm

AnaPonei Escreveu:Não se converte! Não tem ponta por onde se lhe pegue! O desenvolvimento de um gato comparado ao de um ser humano?? Don't think so... :?
Mas não tem a ver com comparação de um gato com um ser humano!!! Claro que não há comparação!

Conhecemos o crescimento e desenvolvimento humano e, é bem diferente do dos felinos, bem como o tempo médio de vida que é bastante divergente...

A tabela é, para que nós humanos possamos, de alguma forma, fazer uma equivalência dos anos felinos para os nossos... Não significa por isso que os estejamos a comparar a nós :wink:

Por exemplo, um gato com 3 anos (oh, ainda é um bebé...), para nós ele é pequenino, mas tendo em conta o tempo médio de vida dele, não é assim tão bebé... A tabela serve para que possamos adaptar a sua idade à nossa e, de alguma forma entendermos o seu crescimento...

Acho que não é nada do outro mundo!
<strong>Eu n&atilde;o sou do tamanho da minha altura, mas sim do tamanho do que os meus olhos conseguem alcan&ccedil;ar...</strong>
jcmac
Membro Veterano
Mensagens: 942
Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.

quinta nov 01, 2007 2:41 pm

Estas tabelas servem apenas para nós termos uma referência porque como é óbvio os gatos têm um desenvolvimento completamente diferente dos homens. A melhor forma de compreendermos essa diferença é comparando a sua idade à nossa.
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
AnaPonei
Membro Veterano
Mensagens: 615
Registado: sexta jun 29, 2007 8:48 pm
Localização: Bouledogues Franceses e Bulldogs Ingleses

quinta nov 01, 2007 2:43 pm

Eu não acho... Uma coisa é estudar o desenvolvimento do animal e até dividi-lo e escaloná-lo por idades... mas idades felinas!! e não como ponto de comparação a idade humana... é aí que eu acho que não faz sentido! :wink: :roll:
Ana Paula
Exquisite Edition Bulldogs
https://www.facebook.com/anaponei
Kyaraa
Membro Veterano
Mensagens: 848
Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm
Localização: 1 cadela Pincher: Bambi e 1 gata Persa: Klara

quinta nov 01, 2007 3:04 pm

AnaPonei Escreveu:Eu não acho... Uma coisa é estudar o desenvolvimento do animal e até dividi-lo e escaloná-lo por idades... mas idades felinas!! e não como ponto de comparação a idade humana... é aí que eu acho que não faz sentido! :wink: :roll:
Então e como se faz a escala felina?!
Dos 0 aos 21 anos (idade +/- máxima de vida) e que quer isto dizer então?!

São 21 anos (mas DOS NOSSOS - 1 ano contabilizado a cada 12 meses) e isso sim, já são anos nossos, não felinos e por isso existe a tabela de conversão, porque os anos deles são diferentes dos nossos :wink:

Tal como a jcmac disse, a tabela de conversão é para melhor entendermos a sua idade, não é um termo de comparação! :wink:
<strong>Eu n&atilde;o sou do tamanho da minha altura, mas sim do tamanho do que os meus olhos conseguem alcan&ccedil;ar...</strong>
Liama
Membro Júnior
Mensagens: 38
Registado: quinta jul 10, 2003 5:55 pm

sexta nov 02, 2007 6:37 pm

Tambem me parece que é, pelo menos engraçado, estabelecer paralelismos. Salvaguardando todas as diferenças, confesso que acho piada pensar que a Anita e a Branquinha já são umas quase velhotas mas fartam-se de brincar e saltar. Fantástico é também perceber que nós humanos, costumamos dizer que com os «entas», ou seja, a partir dos 40 anos, chegam as amleitas, também com a Anita, foi, de acordo com a tabela da Kyaraa, por volta dessa idade que a minha Anita começou a ter problemas. Já com a branquita, o único mal é não parar de engordar. Afinal, também um pouco como nós, não é? :D
sanxeri
Membro Veterano
Mensagens: 2891
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Localização: Caes, gatos, hamsters...
Contacto:

sexta nov 02, 2007 6:44 pm

Eu acho que a primeira escala esta mais correcta e equilibrada.

O meu Sam tem um ano e esta nitidamente na idade da parvalheira... 15 anos humanos portanto. lol
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
Kyaraa
Membro Veterano
Mensagens: 848
Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm
Localização: 1 cadela Pincher: Bambi e 1 gata Persa: Klara

sexta nov 02, 2007 6:55 pm

sanxeri Escreveu:O meu Sam tem um ano e esta nitidamente na idade da parvalheira... 15 anos humanos portanto. lol
:lol: :lol: :lol:
A minha Klara está com 5 meses (faz 6 este mês) e pelo seu comportamento de "estraviada" vê-se que é realmente muito novinha e tá na idade da curiosidade (talvez correspondente aos "porquês" nas crianças, só lhe falta falar!) :lol:
<strong>Eu n&atilde;o sou do tamanho da minha altura, mas sim do tamanho do que os meus olhos conseguem alcan&ccedil;ar...</strong>
jcmac
Membro Veterano
Mensagens: 942
Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.

sexta nov 02, 2007 8:53 pm

Ok pessoal, então é assim:

(e espero conseguir exprimir-me da melhor forma possível já que o dia vai longo e confesso que estou um bocadinho cansada :roll:)

Segundo a vet estas tabelas, e como já tinha sido dito anteriormente, são usadas apenas como referências ou guias, logo não podem ser interpretadas de uma forma linear. É muito relativo porque ao estabelecermos o equivalente em anos humanos a idade de um gato, temos de ter em conta diversos factores que ao longo da sua vida afectam o seu crescimento e desenvolvimento. Encontram um paralelismo em nós próprios. Existem pessoas que por diversas razões apresentam sinais de envelhecimento mais cedo do que outras.
Para ela um gato que tem, por exemplo, 7 anos é sénior, e por sua vez um que já tenha 10 anos é idoso. Não interessa muito, na sua óptica, que esse mesmo gato tenha, segundo o equivalente em anos humanos apresentado em qualquer uma das tabelas, 44 ou 54 anos num caso, ou 56 ou 66 anos no outro. Ela faz a sua avaliação segundo os anos que o gato tem e o seu historial.
Existem tabelas mais rigorosas que são usadas sobretudo em investigação científica.
Claro que esta é opinião dela baseada na sua formação e experiência como veterinária. Podem eventualmente existir outros profissionais com uma visão diferente.
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
ritagameiro
Membro Veterano
Mensagens: 374
Registado: sábado jan 06, 2007 6:40 am

sábado nov 03, 2007 12:20 am

O meu Mogli tambem esta em plena adolescencia, ou como alguem disse a idade da parvalheira! Embora tambem não seja grande fã destas tabelas, não é grande novidade a idade correspondente!!
Alias, nota-se á distancia e ate explica o comportamento!! :lol:
sanxeri
Membro Veterano
Mensagens: 2891
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Localização: Caes, gatos, hamsters...
Contacto:

sábado nov 03, 2007 11:14 am

O meu Biscoito tem dois anos e so quer ir as gatas... diria que os 24 anos apontados pela primeira tabela lhe assentam muito bem.
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
Kyaraa
Membro Veterano
Mensagens: 848
Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm
Localização: 1 cadela Pincher: Bambi e 1 gata Persa: Klara

sábado nov 03, 2007 1:45 pm

sanxeri Escreveu:O meu Biscoito tem dois anos e so quer ir as gatas... diria que os 24 anos apontados pela primeira tabela lhe assentam muito bem.
:lol:
Está na idade de ser atrevidote :wink:
<strong>Eu n&atilde;o sou do tamanho da minha altura, mas sim do tamanho do que os meus olhos conseguem alcan&ccedil;ar...</strong>
Responder

Voltar para “Gatos”