Cadela sangra do nariz

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
anafonso3112
Mensagens: 4
Registado: sábado ago 04, 2007 1:08 pm

quarta fev 20, 2008 2:24 pm

Olá! Tenho uma cadela que desde muito nova (4 meses) começou a sangrar do nariz, actulamente te um ano e meio e o problema continua. Já fui a inúmeros veterinários e nenhum consegue perceber o que se passa. O que acontece é que ela começa a deitar sangue do nariz, acompanhado de muco e fica muito mole. Já se pensou em leishmaniose e forma feitos os exames necessários, vindo-se a confirmar que não era. Também se pensou em febre da carraça e foi excluído. Outra possível causa era cancro mas sendo muito nova também foi posta de parte. Entretanto fizeram-se análises ao sangue e verificou-se que os eosinófilos estavam elevados, vindo-se a suspeitar de alergias, desde então começou a ser tratada com corticosteróides, sendo a única coisa que melhora o seu estado. Cada vez que ela sangra novamente do nariz faço uma terapêutica prolongada (cerca de 3 meses) com corticosteróides e fica melhor, mas quando suspendo a terapêutica passada cerca de 1 mês ou um pouco mais de tempo o sangramento volta e associado a este sangramento estão sempre uma espécie de "ataques" que parecem de falta de ar. Não sei como explicar este tipo de ataques porque parece que a cadela fica mesmo aflita sem conseguir respirar muito bem e até começa a espumar da boca. Por favor se tiver alguma opinião gostaria de saber pois já não sei o que fazer e ela não pode continuar para sempre com os corticosteróides, alias parece que estes têm vindo a perder efeito. Se precisar de mais alguma informação diga pois já lhe foram feitos inúmeros exames, incluíndo rinoscopias e endoscopias.

Muito obrigado
nikitaverita
Membro Veterano
Mensagens: 826
Registado: quarta jan 09, 2008 9:35 pm

quarta fev 20, 2008 2:32 pm

:o :o :o :o :cry: ´!
a sua cadelinha parece sofrer muito com esse problema!!
desculpe, mas nao sai nada acerca..
BOA SORTE, informe-se...***
fionapoly
Membro Veterano
Mensagens: 488
Registado: domingo jun 25, 2006 1:01 pm
Localização: fiona e (Poly em homenagem)

quarta fev 20, 2008 4:27 pm

Os exames feitos á sua cadelinha até hoje foram feitos sempre pelo mesmo vet? Se sim e se fosse eu iria ouvir opiniões de outros.
Até porque segundo o que me pareceu o vet suspeitou de alergias mas nunca confirmou certo? A cadela no fundo anda a ser medicada com corticosteroides para uma possivel alergia mas sem ser provado que tenha alergias,os corticosteroides até lhe podem andar a atenuar temporáriamente outro problema qualquer. Não custa nada pedir opinião de outro vet em caso de dúvida :wink:
<p>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; </p>
anafonso3112
Mensagens: 4
Registado: sábado ago 04, 2007 1:08 pm

quarta fev 20, 2008 5:44 pm

Os exames foram feitos por vets diferentes. A veterinária à qual vou com maior frequência reencaminhou-me para outros para fazer exames mais específicos (como certos raios x, a endoscopia e a rinoscopia) e nenhum dos veterinários conseguiu descobrir o que se passava.

Quanto à confirmação da alergia foi-lhe feito um exame, ao sangue, para verificar se ela apresentava hipersensibilidade a certos alergenos. Esse exame dei positivo para determinados alergenos mas segundo a vet é muito geral e muito relativo.

O que parece estranho para todos os vets é o sangramento pelo nariz que não é caracteristico deste diagnóstico.

Obrigada pela ajuda
silviam
Mensagens: 2
Registado: domingo mai 27, 2007 7:32 pm

quarta fev 20, 2008 6:26 pm

O seu cao poderá ter Dirofilariose ou seja uma doença parasitária provocada por vermes cardiacos.A doença é transmitida por um mosquito que quando infectado por ter picado outros caes virá a infectar o seu cão.Um dos sintomas desta doença é o sangramento pelo nariz devido à deficiente coagulação a nivel pulmonar.
Caso seja este o problema do seu cao nao se preocupe que existe cura atraves de medicação.Agora para ter a certeza que se trata de Dirofilariose terá que levar o seu cao ao veterinário e fazer um exame cardiaco completo para se poder avaliar o tratamento especifico.
Espero ter ajudado e as melhoras do seu cao.
Suiiissa
Membro
Mensagens: 195
Registado: segunda jan 28, 2008 12:40 pm
Localização: Um Husky Siberiano chamado Miró e um gato Rafeiro chamado Picasso

quarta fev 20, 2008 6:43 pm

o meu cao tem leishmaniose e foi atraves do sangramento pelo nariz, que se detectou a doença.

se ao seu animal deu negativo entao nao sei !!! :|

sinto-me impotente por nao poder ajuda-la!!! :cry:

no entanto BOA SORTE para sim e para a sua companheira (:
anafonso3112
Mensagens: 4
Registado: sábado ago 04, 2007 1:08 pm

quarta fev 20, 2008 6:57 pm

A dirofilariose acho pouco provável porque ela não tem tosse e estive a consultar na net e verifiquei que é um dos principais sintomas. Outro motivo pelo qual me parece pouco provável é o facto de mensalmente ela tomar comprimidos para a profiláxia dessa doença, pois como moro numa região à beira rio foi-me aconselhado esse procedimento.

No entanto, vou falar com o veterinário e averiguar essa situação.

Obrigado pela ajuda
hss
Membro
Mensagens: 103
Registado: quinta fev 26, 2004 12:23 pm

sexta fev 22, 2008 5:48 pm

http://portal.anhembi.br/publique/cgi/c ... 77&sid=203
Veja este artigo e pergunte ao Vet se já despistou o quadro de anemia de que nele se fala.
Acompanhei um caso desses e o sangue no nariz foi o sintoma que alertou.
Tudo tem solução, quando a tempo.
PauloC1
Membro Veterano
Mensagens: 2964
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

sexta fev 22, 2008 5:59 pm

Outra possível causa era cancro mas sendo muito nova também foi posta de parte
Desculpe, nao se se percebi, este quadro foi posto de parte apenas por ser muito nova ou foram feitos alguns exames?
nikitaverita
Membro Veterano
Mensagens: 826
Registado: quarta jan 09, 2008 9:35 pm

sexta fev 22, 2008 6:45 pm

PauloC1 Escreveu:
Outra possível causa era cancro mas sendo muito nova também foi posta de parte
Desculpe, nao se se percebi, este quadro foi posto de parte apenas por ser muito nova ou foram feitos alguns exames?
por acaso, tocou num assunto bastante significativo,
afinal fez exames ou, simplesmente achou ou acharam que nao deveria ser?!
aconselhava, contudo, fazer exames pois existe variados cancros e mesmo que a possibilidade seja pouca, nunca se sabe !!! :wink:
anafonso3112
Mensagens: 4
Registado: sábado ago 04, 2007 1:08 pm

sexta fev 22, 2008 6:53 pm

Durante as rinoscopias foram feitas biopsias a amostras de tecido de diferentes zonas da narina, mas sempre deu tecido normal.
Como no raio X não se vêm massas acho que foi feito todo o possível para identificar se era essa a causa ou não.

Cumprimentos
fionapoly
Membro Veterano
Mensagens: 488
Registado: domingo jun 25, 2006 1:01 pm
Localização: fiona e (Poly em homenagem)

sexta fev 22, 2008 7:31 pm

anafonso3112 Escreveu:Durante as rinoscopias foram feitas biopsias a amostras de tecido de diferentes zonas da narina, mas sempre deu tecido normal.
Como no raio X não se vêm massas acho que foi feito todo o possível para identificar se era essa a causa ou não.

Cumprimentos
O melhor mesmo é ter a certeza da conclusão de todos os exames,e depois passar a outros :wink:
<p>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; </p>
leoa_nova_
Membro Veterano
Mensagens: 2726
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm
Localização: Muitos

quarta fev 27, 2008 4:38 pm

Aconselho vivamente que vá pedir uma biópsia ao focinho, e que pense numa doença auto-imune como lúpus eritematoso discóide, que só se expressa sintomaticamente a nível do focinho, com formação de feridas, posterior sangramento, e depois crostas.

Vá à Faculdade de Medicina Veterinária para fazer a biópsia.
Responder

Voltar para “Cães”