Problema no casco do jabuti

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
AngeloRS
Mensagens: 4
Registado: quinta fev 21, 2008 8:44 pm

domingo fev 24, 2008 2:25 am

Olá!
Tenho um jabuti de 10 meses, que mede aproximadamente 8,5 cm (casco) e que tem apresentado estranhas manchas brancas entre as placas na parte superior do casco.

Segue a foto:
Imagem

Disseram-me que poderia ser por causa de crescimento muito acelerado. Será que é verdade? Temia que fosse falta de alguma coisa... Mas avitaminose acho que não é porque tento oferecer-lhe uma alimentação balanceada. Outro medo meu é que fosse falta (ou excesso) de cálcio,
já que não sei exatamente quais alimentos podem fornecer cálcio suficiente para ele e me recomendaram picar casca de ovos cozidos sobre o alimento (faço isso por volta de 4 vezes por semana e nisso gasto quase toda a casca de um ovo cozido, é suficiente?).
No caso do problema ser realmente o cálcio, o que mais eu poderia dar-lhe que tivesse cálcio? Ah, sim! Dou-lhe uma ração específicas para jabutis também (que também contém uma certa quantidade de cálcio), mas menos vezes.
Peço que me ajudem, se puderem.
Outra questão que me preocupa é a iluminação, já que o sol bate no terrário dele durante o período da tarde (das 15:30h às 16:30h, aproximadamente). Vale ressaltar, também, que alguns meses atrás, ele não tomava sol com tanta freqüência (isso porque seu terrário não estava tão bem localizado, e eu não podia levá-lo para o quintal para tomar sol todos os dias, por só chegar em casa à noite), de forma que só tomava sol 4 vezes por semana, no mesmo horário.
Pensando que o problema poderia ser a falta de sol, considerei a questão de comprar lâmpadas de uv, mas não sei se seria realmente necessário, se levarmos em conta o clima do Brasil, que é quente e faz sol quase todos os dias.
Bem... é isso! Espero que alguém possa me ajudar no que diz respeito ao problema no casco dele...

Grato desde já.
Sadyk
Membro Veterano
Mensagens: 433
Registado: quarta dez 05, 2007 10:59 pm

domingo fev 24, 2008 2:43 am

Ey... quanto a' questão do casco não te posso ajudar mas em relação ao 'sol' posso... sim, tens de ter uma lâmpada Uvb por muito sol que ela apanhe, este não ira ter efeito nenhum pois e' filtrado (presumo eu que no teu caso seja), por muito sol que 'bata' no terra'rio do teu Jabuti se tiver algum vidro, pla'stico, whatever... a' frente o efeito e' cortado...
Mais uma vez... em relação ao casco não te posso dizer nada, mas concerteza que vais obter respostas uteis...

Abraço
shanebeschen
Membro Veterano
Mensagens: 914
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

domingo fev 24, 2008 7:45 am

é falta de melanina e é congenito .
À medida q vai crescendo o hipomelanismo vai notar-se mais em redor de todos os aneis .
Nao tens de te preocupar , está tudo bem a esse respeito .
AngeloRS
Mensagens: 4
Registado: quinta fev 21, 2008 8:44 pm

domingo fev 24, 2008 4:04 pm

é falta de melanina e é congenito .
À medida q vai crescendo o hipomelanismo vai notar-se mais em redor de todos os aneis .
Nao tens de te preocupar , está tudo bem a esse respeito .
Mas isso acontece com todos os filhotes? Pois conheço uma pessoa que também tem um filhote (bem mais velho que o meu, porém ainda filhote) e tem apenas um pequeno contorno branco entre as placas, quase não dá para perceber nada (só vi ampliando uma fotografia). Estaria mesmo relacionado à velocidade do crescimento?
sim, tens de ter uma lâmpada Uvb por muito sol que ela apanhe, este não ira ter efeito nenhum pois e' filtrado (presumo eu que no teu caso seja), por muito sol que 'bata' no terra'rio do teu Jabuti se tiver algum vidro, pla'stico, whatever... a' frente o efeito e' cortado...
Já havia lido a este respeito. Antes, eu mantinha uma tela (daquelas para mosquito), que tinha em minha janela para impedir que meus gatos saíssem de casa. E, por não saber se isso filtraria os raios uv, passei a levá-lo para tomar sol do lado de fora. Mas há alguns meses substituí a tela por uma que pudesse ser removida mais facilmente e recolocada em seguida. Desde então, ele toma sol de dentro do terrário (e com bem mais freqüência do que tomava antes), e entre o animal e a janela não há nenhum vidro, plástico ou que quer que seja que possa atrapalhar a entrada do sol durante cerca de uma hora ou uma hora e meia, à tarde (exceto em dias chuvosos como hoje aqui... mas esses não são freqüentes).

E quanto à lâmpada: Estive pesquisando e vi que existem as compactas e as tubulares. As compactas não posso usar porque as tomadas da minha casa são para 110V e não para 220V, como essas lâmpadas.
Já as tubulares, tenho dúvidas a respeito de qual seria a mais apropriada para um filhote de jabuti, e penso que essa talvez sirva, mas gostaria que vocês dissessem o que pensam a respeito:

Exo Terra Repti Glo 5.0 5% UVB Tube
• For reptiles with high UV requirement
• Ideal for all tropical and sub-tropical reptiles
• High UV output
• UVA (30%) stimulates appetite, activity and reproductive behavior
• UVB (5%) promotes Vitamin D3 synthesis
• Recommended in combination with Repti Glo 2.0


É para animais tropicais e sub tropicais e portanto creio que seja a mais apropriada, já que a 10.0 é para animais de clima desértico. Mas nas instruções diz que recomenda-se combiná-la com a Repti Glo 2.0. Alguém sabe por quê?

Obrigado.
shanebeschen
Membro Veterano
Mensagens: 914
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

domingo fev 24, 2008 4:14 pm

Angelo ja te respondi - n ha pessoas mais claras e outras mais escuras de pele ?
Relativa/ à lampada n precisas de lampada alguma se apanha sol directo - se mesmo assim queres usa-la usa uma 5.0 centrada .
Sadyk
Membro Veterano
Mensagens: 433
Registado: quarta dez 05, 2007 10:59 pm

domingo fev 24, 2008 4:22 pm

shanebeschen Escreveu: Relativa/ à lampada n precisas de lampada alguma se apanha sol directo - se mesmo assim queres usa-la usa uma 5.0 centrada .
Mas não te esquecas que de sol directo, como o 'AngeloRS' disse, so' apanha apenas 1:00h / 1:30h de sol diario... e isto quando não esta a chover...

Abraço
AngeloRS
Mensagens: 4
Registado: quinta fev 21, 2008 8:44 pm

domingo fev 24, 2008 4:30 pm

Então, está ok. Vou comprar a lâmpada daqui a alguns dias. Tenho então que centralizá-la no terrário e deixá-la ligada por 12 horas, é isso?

Quanto às manchas brancas no casco, obrigado pela ajuda (agora já estou mais tranqüilo).
shanebeschen
Membro Veterano
Mensagens: 914
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

domingo fev 24, 2008 4:33 pm

E eu a pensar q no habitat natural natural delas tb chovia ..
E a pensar tb q uma lampada de uv 12h ligada equivalia a sensivelmente 2h de luz solar directa ..
Que chova , so lhes faz é bem , desde q a temp. n baixe demasiado .
Primitive
Membro Veterano
Mensagens: 331
Registado: sábado jan 05, 2008 1:01 pm
Localização: Turltes & tortoises

domingo fev 24, 2008 10:45 pm

shanebeschen Escreveu:E eu a pensar q no habitat natural natural delas tb chovia ..
E a pensar tb q uma lampada de uv 12h ligada equivalia a sensivelmente 2h de luz solar directa ..
Que chova , so lhes faz é bem , desde q a temp. n baixe demasiado .
É verdade!!! a humidade deve ser até elevada por causa dos olhos!!! e elas nao gostam muito de sol directo nas horas mais fortes custumam-se abrigar por isso a lampada parece desnecessária
AngeloRS
Mensagens: 4
Registado: quinta fev 21, 2008 8:44 pm

domingo fev 24, 2008 11:06 pm

Está certo, então. De qualquer forma, para mim vale a pena eu me informar sobre essas lâmpadas, para comprá-las caso um dia se faça necessário (e também porque conhecimentos como esse nunca são demais :wink:).

Um abraço.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”