Boxer - Defeito ou Feitio ?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

BaPsI
Membro Veterano
Mensagens: 303
Registado: segunda nov 03, 2003 10:13 pm

terça mar 18, 2008 4:40 pm

Ola
Preciso urgentemente de ajuda!

Tenho um boxer com 3 anos de idade.
Esteve um ano comigo, e por motivos pessoais, ficou em casa de uns amigos durante 2 anos. Este ano, comprei casa com espaço suficiente para o ter de volta.

Nestes dois anos, o Bruce esteve "fechado" num quintal, e os "amigos" limitavam-se a dar comida e agua ao pobre animal.
Quando voltou para mim, parecia que estes dois anos não tinham passado por ele. Reagiu muitissimo bem a mudança (claro, foi para melhor), não estranhou nada, nem ninguem.

Acontece é que continua o mesmo cachorro, e a fazer os disparates que ja fazia em pequeno.
Sei, que em parte tenho culpa, quando o devia ter educado, nao o fiz, porque passava o dia todo longe dele, e de noite, quando estava com ele, queria era dar-lhe mimos e não haver chatices entre nós. Nos dois anos que não esteve comigo ... tambem não aprendeu nada ... é como digo, parece que estes dois anos, não passaram pelo Bruce.

O Bruce, à duas semanas, destruiu a vedação do terraço do meu vizinho. Quando cheguei a casa, ele encolheu-se, soube que fez mal, mas fez. Castiguei-o não sei se da melhor maneira, mas não o deixei entrar mais em casa. No dia seguinte, portou-se bem e eu voltei a deixa-lo entrar na tentativa de ele tentar perceber, que se não fizer mal, sera "recompensado". Nos dias seguintes, voltou a faze-lo. Comprei uma vedação, e fechei o meu lado do terraço.
Ontem, o Bruce voltou a destruir agora a minha vedação. Voltou a encolher-se e a esconder-se dentro da casota.

Devo salientar tambem, que por diversas vezes, os disparates que ele faz, parecem-me "chamadinhas de atenção". Por exemplo, no domingo, o meu vizinho estava a brincar com a cadela dele, o Bruce chorou um pouco, subiu para a varanda que da acesso à cozinha e fez chichi ali! A ver que eu estava a ver! Saiu a correr e enfiou-se dentro da casota.
Isto, faz-me lembrar um comentário de uma psicologa numa entrevista que vi. Há mulheres vitimas de violência doméstica, que "gostam", pois só assim têm a atenção dos maridos". Assim me parece o meu Bruce, parece que ao fazer disparates, é uma maneira de chamar a minha atenção. E que prefere que eu ralhe com ele, pq assim, estou-lhe a dar mais atenção ainda que aquela que ele ja tem.

Sei que os boxers, mesmo já em adultos, não deixam de ser cachorros, que é uma caracteristica da raça. Mas a "cachorrisse" do meu Bruce, só lhe da para fazer disparates!

Recorri a este forum, na tentativa de procurar alguma ajuda, alguns conselhos, para me "ajudarem" a educar o Bruce.

Obrigada
AmericaSever
Membro Veterano
Mensagens: 216
Registado: terça nov 06, 2007 8:15 am
Localização: Uma Boxer, 1 Dobermann

terça mar 18, 2008 5:36 pm

Se calhar seria conveniente colocares esta dúvida no fórum dos Boxers, uma vez que os "especialistas" devem andar mais por lá.

Abraços,

Nuno
<p>Prov&eacute;rbio Portugu&ecirc;s: "Casa sem gato nem c&atilde;o &eacute; casa de velhaco ou ladr&atilde;o."</p>
Nuno_Coelho
Membro Veterano
Mensagens: 201
Registado: sexta jul 07, 2006 2:28 pm
Localização: Viriato SRD
Rodinhas SRD

terça mar 18, 2008 5:56 pm

Boa tarde,

Eu diria que o seu cão manteve estes comportamentos de cachorro devido a falta de contacto e de educação que nunca anconteceu, como diz.
Vai ter de fazer aos 3 anos aquilo que se faz normalmente nos primeiros tempos de vida...

A palavra chave com este cachorro grande é mt paciência e pulso firme.

Eu tb tenho um cachorro grande com dois anos, já está melhor, mas as vezes parece que tem 6 meses. :)
Cumps.
Nuno Coelho
bequito
Membro
Mensagens: 63
Registado: quinta nov 08, 2007 8:13 pm
Localização: 1 boxer, o Weta!

terça mar 18, 2008 6:02 pm

parece-me que o seu bruce está a fazer agora o que não teve oportunidade de fazer durante esses 2 anos, uma vez que era tratado "a pão e água"... quando eles precisam de muito carinho, atenção e educação! tem que lhe dar tempo, ele tambem está a marcar terreno novo, a querer mais a sua atenção, e a aprender o que devia ter aprendido logoo deinicio!
tenha paciência e ensine-o, com firmeza mas também muito carinho e atenção!
Ashtara
Membro
Mensagens: 62
Registado: sábado nov 05, 2005 5:17 pm
Localização: 3 Boxers

terça mar 18, 2008 7:34 pm

Se o seu cão passou quase dois anos fechado, onde só as necessidades mais básicas lhe foram satisfeitas...é natural que agora, sentindo-se mais livre, faça mais "disparates". Não se esqueça que o boxer é um brincalhão e um atleta por excelência e tem de gastar a energia de alguma forma. Eu, por exemplo, tive um boxer que se não fizesse exercício durante cerca de 1 a 2 horas por dia, era um autêntico destruidor! Se puder, inscreva-o numa escola de treino (deve haver alguma na sua área de residência) onde poderá expor o seu caso. Normalmente além do treino de obediência básica, algumas dessas escolas oferecem outro tipo de serviços como, por exemplo, o mondioring que é uma execelente forma de gastar energia - diverte-se o cão...e o dono também!

Na verdade, todos os cães são diferentes e só alguém capaz de analisar o comportamento do seu, o poderá ajudar eficazmente. Eu tenho 3 boxers e são todos diferentes!
Sofia Almeida
Piagos
Membro
Mensagens: 135
Registado: quinta mar 22, 2007 2:44 am
Localização: 2 Boxers, o Darcy e o Bingley, 3 gatos Persas

terça mar 18, 2008 9:01 pm

Ponha-o numa escola de adestramento, pelo menos um curso de obediência básico, era conveniente fazer. Mas cada cão é um caso, eu tenho dois boxers, um é muito pachorrento, e o outro bastante activo, para cães activos, é necessário, longos passeios, se possível correr com ele na praia, é bastante bom para o cão. Boa sorte.
BaPsI
Membro Veterano
Mensagens: 303
Registado: segunda nov 03, 2003 10:13 pm

quarta mar 19, 2008 9:08 am

Ola

Obrigada pelas vossas respostas.

Quando ele era pequeno, aconselharam me tambem uma escola de treino. Mas juntar isso, à comida dele que é carissima, e às varias idas ao veterinário, é impossivel.

Acho que o "problema" é mais meu, que dele. Percebo perfeitamente que ele esta a viver agora o que devia ter vivido estes dois ultimos anos, e que agora tenho que o ensinar. Mas o problema está ai ... ensinar.

Nestas duas ultimas noites, nao tem dormido dentro de casa. Nestas duas ultimas noites não fez disparates. Corta-me o coração deixa-lo "la fora" a dormir, embora tenha condições para isso. Não sei se esta é uma maneira de o ensinar.

Por exemplo, ontem quando cheguei a casa, fui ter com ele. Como vi que nao fez disparates, fiz-lhe umas festas e brinquei um pouco com ele. Como andava para dentro e para fora, deixava a porta da cozinha sempre aberta.
Conforme eu entrava ele vinha atras de mim, e eu: - Bruce sai! - ele ia ate ao terraço e voltava !!! e eu: - SAI! - ele voltou a sair e a voltar.
Só me obedece, quando me chateio com ele a sério e pego no jornal para o assustar. Só assim é que me obedece! E se lhe dou uma festa, como dizem nos manuais para fazer, parece que esquece tudo e só me volta a obedecer quando me chateio outra vez.

Mais uma vez, obrigada pelas vossas respostas.
imarcelo
Membro Veterano
Mensagens: 7053
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm
Localização: Rafa, Igor, Cuca (rola branca)

quarta mar 19, 2008 9:43 am

É natural que ele tenha esse comportamento. É preciso não esquecer que esteve todo este tempo, sem atenções de ninguem, e completamente desprezado.

Quem tem um boxer sabe que é um cão muito sociável, muito brincalhão e que necessita de muito exercício para gastar todas as energias que tem.

Só comida e água não bastam.

Neste momento tem que ter muita paciência, começar do zero, mostrar-lhe quem manda e sobretudo faze-lo sentir seguro no ambiente onde se encontra neste momento.

Com muita persistência, calma e autoridade estou convencida que vai torná-lo num cão fantástico, tal como são todos os boxers!

Boa sorte!
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Nuno_Coelho
Membro Veterano
Mensagens: 201
Registado: sexta jul 07, 2006 2:28 pm
Localização: Viriato SRD
Rodinhas SRD

quarta mar 19, 2008 12:28 pm

BaPsI Escreveu:
Só me obedece, quando me chateio com ele a sério e pego no jornal para o assustar. Só assim é que me obedece! E se lhe dou uma festa, como dizem nos manuais para fazer, parece que esquece tudo e só me volta a obedecer quando me chateio outra vez.
O timing da repreensão tem de ser certo. Quando ele sai tem de ficar a exigir que ele se mantenha lá fora e não virara as costas.
A ideia é reforçar o estimulo pois quando dá a ordem e vira as costas ele deixa de sentir necessário continuar a cumprir o comando.

Os meus tb são assim, quando ordeno o fica e saio de perto dele mt rápido ele fica indeciso se me acompanha ou não e por vezes vem atrás. No entanto se ordeno o fica afasto-me um pouco e se vejo que ele está indeciso volto a reforçar o comando ele percebe exactamente o que lhe estou a pedir e executa o fica independente dos meus movimentos que eu faça, só ai leva a recompensa.

Como já lhe disse é preciso mt paciência... :)
Cumps.
Nuno Coelho
BaPsI
Membro Veterano
Mensagens: 303
Registado: segunda nov 03, 2003 10:13 pm

quarta mar 19, 2008 6:44 pm

Ola

Obrigada mais uma vez pelas respostas.

Cheguei agora a casa.
O Bruce destruiu a vedação ...

O que faço?
Chyko
Mensagens: 1
Registado: quarta mar 19, 2008 6:57 pm

quarta mar 19, 2008 7:01 pm

Para comecar, e melhor uma nova vedaçao... :D
PauloC1
Membro Veterano
Mensagens: 2964
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

quarta mar 19, 2008 7:20 pm

BaPsI Escreveu:Ola

Obrigada mais uma vez pelas respostas.

Cheguei agora a casa.
O Bruce destruiu a vedação ...

O que faço?
Coloque uma vedação que o Bruce não consiga destruir ;)
pekixa
Membro Veterano
Mensagens: 563
Registado: quinta out 23, 2003 9:18 pm
Localização: Yorhshire

quarta mar 19, 2008 7:32 pm

Chyco

Uma nova vedação... certo e talvez uma daquelas correntes de ferro, de preferência identicas às dos barcos!! lollllllllllllllllll e já agora uns sedativos!!

lol... oh Bapsi foi só mesmo para destabilizar
<p><strong>MaRiA</strong></p>
BaPsI
Membro Veterano
Mensagens: 303
Registado: segunda nov 03, 2003 10:13 pm

quarta mar 19, 2008 7:44 pm

Se eu não vos "conhecesse" diria mesmo que me estavam a gozar!

Já nao sei o que fazera este cão :( Está la fora e so chora.

Mas se eu o deixo entrar, pensa k o perdoei do disparate que voltou a fazer, nao?

Argh
ana_link
Membro Veterano
Mensagens: 536
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm
Localização: Cão da Serra de Aires

quarta mar 19, 2008 11:57 pm

BaPsI Escreveu:Ola

Obrigada mais uma vez pelas respostas.

Cheguei agora a casa.
O Bruce destruiu a vedação ...

O que faço?
Compre uma vedção como deve de ser que ele não consiga destruir.

Não sei se jà lhe disseram/leu isto, mas... se não o apanha em flagrante delito, não vale a pena ralhar que ele não vai associar as 2 coisas. Se ele se encolhe quando entra em casa e descobre a vedação ou a casa destruida é apenas porque consegue associar que vedação destruida = ralharem-me.. mas não tem a capacidade para associar que ele destruiu a vedação.
O mesmo com as recompensas: ele deve ser SEMPRE recompensado por fazer algo bem no momento em que o faz. Fazer lhe muitas festas porque não destruiu nada não quer dizer nada ao cão. Sempre que ele esteja deitado sossegado, se sentar a olhar para si, sempre que fizer algo que queira que ele repita recompense-o.
E não se esqueça que o mais provàvel é ele não ter sido educado/ensinado, por isso ordens como fica ou senta podem não lhe querer dizer nada. O ideal era mesmo dirigir-se a uma escola de treino onde fizesse algumas aulas com ele para aprenderem os 2. É de que zona?
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
Responder

Voltar para “Cães”