Tartaruga Terrestre de Marrocos

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

gambit
Membro Júnior
Mensagens: 36
Registado: terça dez 11, 2001 11:41 pm
Localização: Peixes, Tartarugas e Tritões

segunda abr 28, 2003 9:57 am

Vim de Marrocos e comprei lá duas tartarugas terrestres, que consegui trazer sem conhecimento da alfandega.
Gostaria de saber informações sobre esta tartaruga, sua alimentação, etc.

:)

NR
Kathleen
Membro Veterano
Mensagens: 5273
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

segunda abr 28, 2003 11:22 am

Olá

Antes de tudo eu não sei bem qual é a tua tartaruga. Mas as tartarugas terrestres no habitat natural dela crescem ervas, plantas rasteiras, arbustos, flores e frutos secos. nas plantas há insectos, caracois, e estes satisfazem as pequenas necessidades de albumina das tartarugas terrestres. Mas acho que lhes podes dar tudo o que se assemelhe a isto, o que encontras nos prados, jardins e mercados de legumes. Flores, frutos, sementes de plantas dos prados, ervas e feno. Mas tens de ter muito cuidado para que nada disto tenha insecticidas.
Podes dar-lhe fruta, mas muito pouca banana, feno de boa qualidade. gafanhotos (não sei onde os vais arranjar), uma gema de ovo bem cozida ou carne de vaca picada sem gordura, em quantidades equivalentes, uma vez por semana.
Podes dar alguns complementos de 2 em 2 ou 3 em 3 dias uma gosta de solução multivitaminica, uma pitada de vitaminas em pó (sais minerais) e cálcio em pó por cada uma das tartarugas.
Mas aconselhava-te a falar com um veterinário de repteis. Não sei onde moras, mas se morares perto de mim posso dar-te o contacto de um.
Onde é que as tens agora?
Tem cuidado essas tartarugas são o máximo, mas crescem muito e requerem outros cuidados diferentes das de aquário.

Beijokas
Kathleen
gambit
Membro Júnior
Mensagens: 36
Registado: terça dez 11, 2001 11:41 pm
Localização: Peixes, Tartarugas e Tritões

segunda abr 28, 2003 11:45 am

Olá Kathleen agradeco imenso os conselhos.
O senhor arabe que as vendeu disse-me que se tratavam de um casal com 9 meses de idade. Ele distinguia os machos da femeas atraves do risco (linha) que estas têm por baixo.
São muito activas de dia e muito lentas à noite. Estavam cerca de 20 dentro de uma gaiola, apenas tinham alface como alimento.
Eu moro numa transversal à Avenida da Liberdade.
Reparei que uma delas tem um olho fechado, será um infecção?!
Tenho 3 tartarugas de àgua e a minha experiencia está ligada às tartarugas d'agua.
Elas estam desde ontem dentro de uma bola de vidro com terra. Hoje vou tentar comprar um aquário.
Já fiz pesquisas na net e não encontro nada sobre tartarugas terrestres de Marrocos.

NR
Kathleen
Membro Veterano
Mensagens: 5273
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

segunda abr 28, 2003 11:56 am

Olá

Bem eu de terrestres de Marrocos não sei se entendo muito. Sei algumas coisas de tartarugas poque adoro e tenho lido muito.
Parece-me que vive num apartamento. Deixe-me dizer-lhe as tartarugas terrestres crescem imenso e precisam de um terrário, não de um aquário. Há uns livrinhos baratos no continente que se chamam guia de Tartarugas Domésticas, de Hartmut Wilke de uma colecção chamada Habitat. São uns guias muito simples, mas que talvez te ajudem a entender como deves construir um terrário.
Se uma delas tem um olho fechado, deve ser uma infecção.
Não a podes alimentar apenas a alface. E os senhores que as vendem nos mercados, infelizmente querem é vender e nem sempre explicam muito sobre a forma como devemos tratar as tartarugas.
Em Lisboa há veterinários de repteis eu não tenho contactos, mas aconselho-te a rapidamente procurares um senão estás a colocar a vida delas em risco.
Se eu puder ajudar em mais alguma coisa estou disponível.
Se quiseres podes dar-me o teu mail que eu digitalizo as páginas do livro com imagens dos terrário. Se fizeres pesquisa na net encontras várias coisas sobre tartarugas terrestres no geral.

beijokas
kathleen
gambit
Membro Júnior
Mensagens: 36
Registado: terça dez 11, 2001 11:41 pm
Localização: Peixes, Tartarugas e Tritões

segunda abr 28, 2003 2:09 pm

Obrigada pela sua disponibilidade.
As tartarugas comem imenso alface, vou tentar outros legumes e fruta.
Vou tentar arranjar o livro que me indicou e procurar o veternário.
No mercado de Marrequeche eram vendidas em grande número, eles tinham camaleoes, vários tipos de lagartos. Animais muito lindos, mas com muita falta de condições para o conforto e hegiene dos animais.
Em vez de uma aquário vou arranjar um terrário.
Aqui fica o meu email: [email protected]

cumprimentos

:D

NR
Fant0mas
Membro Júnior
Mensagens: 38
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda abr 28, 2003 3:33 pm

Ola,
As taratrugas que compraste sao provavelmente testudos graecas, estao protegidas pela CITES. Sem este documento e considerado trafico ilegal... Tenho vindo a repetir isto neste forum, nao comprem tartarugas sem os documentos e restantes animais tambem, NAO CONTRIBUAM PARA A SUA EXTINÇAO!!!! :evil:
gambit
Membro Júnior
Mensagens: 36
Registado: terça dez 11, 2001 11:41 pm
Localização: Peixes, Tartarugas e Tritões

segunda abr 28, 2003 4:13 pm

Olá,
Elas eram vendias às centenas no mercado de Marraqueche e à vista das autoriedades locais, assim como camaleoes, escorpiões e vários tipos de lagartos.
Algumas tartarugas tinham o destinho cruel de serem adornos para instrumentos musicais.
Ao que tudo indica as autoriedades de Marraqueche não proibem a sua venda.
Desconhecia que estes animais fossem protegidos, se subesse disso não os teria comprado.

NR
KROZ
Membro Veterano
Mensagens: 3015
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

segunda abr 28, 2003 5:01 pm

Quase todas as tartarugas terrestres estão protegidas.

O tratamento de uma tartaruga terrestre é diferente de uma aquática. Visto já ter as tartarugas, leia o livro indicado o mai rápido possível.

E um terrário é capaz de ser pequeno para uma tartaruga terrestre. Ela atingirá cerca de 20 cm, dê-lhe espaço para andar. Quando estiver em casa pode deixá-las soltas. Deixe-a apanhar sol, com a possibilidade de se refugiar numa sombra se quiser. Estas tartarugas gostam de calor, por isso não a deixe ao frio. Dê-lhe terra para poder escavar e pedras.
A sua alimentação é apenas herbívora.

Estas informações estão no livro referido, mas compre-o porque precisa de muito mais do que isto.
tatto
Mensagens: 4
Registado: quinta dez 05, 2002 2:18 am
Localização: 1cão,2gatos,2serpentes e 3tartarugas

segunda abr 28, 2003 6:11 pm

[quote=gambit]
Vim de Marrocos e comprei lá duas tartarugas terrestres, que consegui trazer sem conhecimento da alfandega.
Gostaria de saber informações sobre esta tartaruga, sua alimentação, etc.

:)

NR
[/quote]

"sem conhecimento da alfandega" - nao entendo pq, se tu ate viste q era uma actividade licita, e ate lhes vais "proporcionar uma vida melhor". É obvio q o q tu fizeste foi trafico de um animal em vias de extinção (em estado selvagem) e protegido pelo tratado de C.I.T.E.S. que regula as expecies em vias de extinçao. Mas, até nem ponho a questao em termos de ter ou nao papeis, mas sim de estares a retirar especies do seu habitat natural. Argumentar que o seu destino seria um adorno ou instrumento (se tu nao a comprasses), deculpa mas nao é argumento ( se eu nao te assaltasse eras assaltado por outro). Por fim antes de se ter um animal seja ele qual for (cao ate aranha), informaste de requisitos condiçoes e tu o que vem descrito neste portal.
A tartaruga que compraste é muito provavelmente uma "testudo graeca".
è uma tartaruga que ainda se vende nalgumas lojas de repteis em lisboa-(procura leva-la à uma loja especializada no c. comercial colina do sol na brandoa -maddog- eles por vezes tem dessa especie e recomendarte ao tratamento adequado.

para Kathleen:
estas a aconselhar proteina animal a uma especie mais que provavelmente herbivora- estas a mata-la lentamente, ela nao rejeitara mas acredita que lhes estas a mata-la.

Informem se primeiro q tudo da especie, julgo é neste momento o mais importante visto que depois na net encountras muita boa informaçao sobre ela.
Boa Sorte.
Por favor comprem so animais criados em cativeiro.
Deixo aqui um mail de quem as tem e te podera ajudar [email protected]
gambit
Membro Júnior
Mensagens: 36
Registado: terça dez 11, 2001 11:41 pm
Localização: Peixes, Tartarugas e Tritões

segunda abr 28, 2003 6:37 pm

Já ouvi criticas suficientes e já me apercebi do erro que cometi.
Como posso ter garantia que em Portugal só se venda animais criados em cativeiro? Ou que animais são proibidos de serem vendidos?
Se são protegidas porque é que se encontram à venda em Portugal?
Já agora, tenho 2 tritões que comprei numa loja em Lisboa, este animal pode ser vendido?
O que interessa agora é dar às tartarugas uma vida muito melhor do que elas tinham no mercado de Marraqueche.

Cumprimentos

NR
KROZ
Membro Veterano
Mensagens: 3015
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

segunda abr 28, 2003 8:21 pm

Os tritões são permitidos. Não tenho conhecimento se estão no livro vermelho, mas como são vendidos em lojas...

Em relação às tartarugas, ainda bem para elas que você as comprou, mas falando em tartaugas no geral, a compra continuada de individuos, faz com que a sua captura continue também. Se todos os exemplares que você viu à venda tivessem morrido por ninguém as comprar, sera trágico, mas provávelmente o vendedor não apanharia mais nenhuma por não ser rentável.
zooexotico
Membro Veterano
Mensagens: 392
Registado: segunda mar 11, 2002 12:42 pm
Localização: Tudo o que se possa imaginar...
Contacto:

segunda abr 28, 2003 9:40 pm

Pois, primeiro compra-se e depois logo se vê o que é que come...
( sem falar no tráfico ilegal de animais, no facto de se trazer animais de um pais para o outro sem serem vistos por um veterinário, no facto de se comprar animais capturados no estado selvagem, etc...)

Somos um país que só me entristece! Adiante...

Aqui vão no entanto algumas dicas pelo bem estar dos animais:

- Cuidado com a húmidade pois essas tartarugas costumam apanhar facilmente doenças respiratórias que são frequentemente fatais. O terrário deverá ser espaçoso e deverá ter um ambiente àrido e seco. São muito difíceis de ambientar em climas diferentes ao delas.

- Como alimentação pode dar fruta (peras, maçãs, kiwis e tomates) e tentar algumas verduras. Por vezes é dificil que estas tartarugas se habituem a comer fruta ou verduras que normalmente não encontram no seu habitat natural.

- Necessitam de suplementos vitaminicos e calcio e aconselho-o a comprar de uma boa marca e especificos para Tartarugas Terrestres e não para uma tartaruga quaiquer. Eu aconselho a marca T-Rex. Também existe no mercado alimentos secos especificos para Tartarugas terrestres mas deve ser dificil de "convence-la" a comer um granulado. Era muito bom que ela comesse pois são muito completos... mas dúvido.

Aconselho-o também a ir URGENTEMENTE a um veterinário. Na clinica VET OEIRAS têm um vet de répteis que conhece essas tartarugas e pode-lhe dar todo o tipo de conselhos...

E nunca é demais dizer COMPREM ANIMAIS CRIADOS EM CATIVEIRO, são muito mais fáceis de manter e não estão a contribuir para a morte em massa desses animais nos seus habitats...

Tenham vergonha!

:oops:
Kathleen
Membro Veterano
Mensagens: 5273
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

segunda abr 28, 2003 9:55 pm

Olá,

Eu amnhã envio as coisas por mail.
Peço desculpa se dei uma informação errada em relação à alimentação, mas li isso num livro.
Quanto ao facto de se comprarem espécies protegidas, eu sou contra. E há um tempo atrás também falei em comprar uma aqui no forum e foi quando soube que eram protegidas pois também não sabia.
Mas tenho de confessar que se fosse a um país desses também comprava uma. Mas tinha de criar um terrário com condições e espaço para ela se movimentar. Elas nos mercados são mesmo mal tratadas :( e já que não as podemos devolver ao habitat natural podemos tentar dar-lhes uma vida melhor.
E acreditem eu sou contra tudo o que vá contra os animais, pode ser um bocadinho de egoismo meu, mas gosto muito de tartarugas.

Beijokas
Kathleen
zooexotico
Membro Veterano
Mensagens: 392
Registado: segunda mar 11, 2002 12:42 pm
Localização: Tudo o que se possa imaginar...
Contacto:

segunda abr 28, 2003 10:04 pm

Gambit... pesquize no ARCA DE NOE por TARTARUGA que encontra um artigo sobre tartarugas terrestres... pode ser que ajude!

Kathleen... é como alguém disse, se ninguém comprasse ao vendedor do mercado talvez ele as deitasse fora ou mesmo que essas morressem, ele não ia apanhar mais... Quer uma aposta como 90% das compradas também morrem por ignorância dos donos e por estas não se conseguirem adaptar ao cativeiro??? Será que gosta MESMO de tartarugas?
Kathleen
Membro Veterano
Mensagens: 5273
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça abr 29, 2003 11:19 am

Olá,

Eu acho que deixem bem claro que a ideia de eu comprar uma tartaruga terrestre era egoismo meu. E também penso que por exemplo neste momento não a comprava porque não tenho possibilidades de lhe dar as condições necessárias.
Se a comprasse ia com ela a um veterinário de repteis para ele me poder auxiliar. De facto existe o risco de ela não se adaptar ao cativeiro. E tem toda a razão quando diz que se ninguém as comprasse talvez os vendedores não apanhassem mais.
Eu sou contra comprar animais ilegais, contra o uso de peles e tudo o mais.
Não se zangue comigo e acredite adoro tartarugas e sempre tratei muito bem das minhas.

beijokas
Kathleen
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”