Que fazer à minha iguana?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Josca
Membro Júnior
Mensagens: 17
Registado: sexta abr 25, 2003 11:25 pm

quinta mai 01, 2003 9:38 am

Tenho uma iguana verde, Matilde, com cerca de 5 anos.
Ofereceram-na ao meu filho ainda muito pequenina, mas como é óbvio eu é que passei a tratar dela.
Informei-me àcerca dos cuidados a ter, da alimentação, higiene, etc e julgo ter cumprido o melhor possível aminha tarefa.
Ela (?) hoje está grande , bonita e é bastante calma e , posso dizer, meiga.
Até aqui tudo parece normal, no entanto eu não consigo pegar-lhe, embora goste muito dela e adorasse fazer-lhe mimos, tenho sempre medo que ela se assuste e dê uma chicotada com a cauda. Acho que o problema ´é mesmo meu!
Sempre que trato dela converso e fico a vê-la pois receio que ela sinta muita solidão. O drama maior é nas férias porque toda a gente tem medo dela e é sempre um problema arranjar quem lhe dê de comer .
Não sei o que devo fazer, já pensei dá-la , mas tenho muito medo que não a tratem bem, além disso só agora é que encontrei aqui um espaço para colocar este tipo de questões.
Foi mesmo por ter estado a ler conversas deste forum que me apercebi que as iguanas precisam tanto do contacto com os donos como qq outro animal.
Será que a Matilde tem uma vida muito triste?

Já agora aproveito para dizer que no chão do aquário da Matilde costumo colocar areia de aviário, porque não consigo encontrar aquelas aparas próprias , no entanto parece que ela se sente bem e é fácil de limpar.
Aguardo a vossa ajuda e /ou conselhos.
Um abraço.
skwitz
Membro
Mensagens: 140
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 1 Grand Danois, 2 yorkshire, 1 papagaio, 1 arara, iguana, periquitos, mandarins, canarios, caturras

quinta mai 01, 2003 6:14 pm

Olá e bem vinda ao fórum.

Bem, para começar gostaria de salientar neste fórum esse erro que se comete tantas vezes que é dar-se uma iguana pequena, querida, adorável como presente... só depois se tem a noção dos cuidados que são necessários e no que essa criaturazinha pequena e querida se pode transformar. Aposto que foi isso que sentiu não é verdade?

Comigo também aconteceu o mesmo. A primeira iguana que tive deram-ma quando tinha 12 anos... é claro que morreu passado pouco tempo. Depois dessa tive duas, essas já com muita informação em cima e todos os cuidados prestados cresceram e viveram saudáveis, viviam à solta pela casa, até que um dia por excesso de confiança da minha família, a porta ficou aberta e elas... nunca mais apareceram :( :(
Aí pensei que nunca mais queria iguanas, até que na altura da última passagem de ano não resisti a uma que estava literalmente abandonada numa loja de animais e levei-a para casa...
Aí há cerca de 2/3 semanas comprei mais outra :D :D

Quanto ao substrato que deve meter no fundo do aquário, penso que não deverá meter nada que ela possa meter na boca. Eu numa das minhas utilizo relva artificial. Na outra uso jornal (páginas a preto e branco), que torna prática a realização da higiene diária do terrário.
Diz-me que a sua iguana está num aquário... não será o aquário pequeno demais para ela?? É que as iguanas são repteis arboricolas,ou seja, é preferível ter terrários altos em vez de muito compridos porque a maior parte do tempo das iguanas é passado a escalar em vez de caminhar.

Quanto à iguana dar "chicotadas", penso que é sinónimo de não ter sido domesticada a tempo, porque com 5 anos ela já deveria ser calma o suficiente para se deixar agarrar, fazer festas, etc.

Posso ainda saber se tem o aquário equipado com luz UVB, de aquecimento...?
E o que dá de comer à sua iguana?
Que tamanho tem a sua iguana?

Caso pense em dar a sua iguana, não dê a quem nunca teve uma iguana uma vez que uma iguana com essa idade nas mãos de um novato terá certamente um final infeliz :(

Se não conseguir encontrar ninguém, eu próprio me ofereço para ficar com ela...

Caso tenha alguma dúvida mande-me um mail: [email protected] ou escreva aqui no fórum
skwitz
Membro
Mensagens: 140
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 1 Grand Danois, 2 yorkshire, 1 papagaio, 1 arara, iguana, periquitos, mandarins, canarios, caturras

quinta mai 01, 2003 6:17 pm

ups... é só porque disse "bem vinda ao fórum" na mensagem anterior e não sei se é senhor ou senhora :lol: :lol:

As minhas desculpas!
tatto
Mensagens: 4
Registado: quinta dez 05, 2002 2:18 am
Localização: 1cão,2gatos,2serpentes e 3tartarugas

quinta mai 01, 2003 8:17 pm

olá josca, conheço a pessoa certa para te ajudar em relação a matilde.
não deixes de contactar para: [email protected].
tang
Membro Veterano
Mensagens: 414
Registado: sexta mar 28, 2003 1:37 pm
Localização: westie,york,papagaio,tartarugas,peixes de agua salgada,muitos passaros,kois

quinta mai 01, 2003 8:28 pm

Isto é só uma sugestão mas se não sabe o que fazer com a iguana, no jadim zoológico eles aceitam animais que as pessoas não conseguem manter em casa. Além disso ela iria ser feliz junto dos da mesma especie.
Os meus cumprimentos
tatto
Mensagens: 4
Registado: quinta dez 05, 2002 2:18 am
Localização: 1cão,2gatos,2serpentes e 3tartarugas

quinta mai 01, 2003 8:43 pm

exactamente para o bem dela , visto ser uma animal criado em casa e habituado a uma atenção diferente daquela que lhe vão dar no zoo, é que eu recomendei uma pessoa especializada, um herpetologo apaixonado por iguanas onde ela terá uma vida excelente , com todas as condições e mais algumas e principalmente o carinho e atenção que no zoo sinceramente, qualquer pessoa minimamente humana não deixa animais no zoo de lisboa, pelo menos naquele reptiliario, sem as minimas condições de higiene, onde há animais regurgitados que não são limpos, terrarios que não tÊm iluminação, e muito menos condições de higiene, por amor de deus vão ver aquilo e digam-me se deixavam lá algum animal.
contacta quem eu aconselhei e se vires as condições, se conheceres a pessoa e vires o amor que ele tem pelos animais, não vais pensar duas vezes, mas o zoo não.
Josca
Membro Júnior
Mensagens: 17
Registado: sexta abr 25, 2003 11:25 pm

quinta mai 01, 2003 10:31 pm

Desde já agradeço todo o apoio que me deram e já iniciei contactos para resolver o melhor possível a situação da Matilde.
Um abraço a todos.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”