Rolas Domésticas - Como distinguir macho e fêmea?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Nyarah
Mensagens: 4
Registado: terça set 16, 2008 9:53 am

terça set 16, 2008 10:07 am

Olá a todos!

Venho vos colocar uma questão, visto que não consigo encontrar a resposta em nenhum lugar... Como se distingue um macho de uma fêmea em Rolas Domésticas (ou mansas)?

A situação é a seguinte:
Tenho duas rolas mansas que me foram oferecidas quando eu tinha 5 anos, são as duas fêmeas, pois metem as duas ovos e não fazem criação. Já passaram 17 anos e as minhas rolinhas ainda estão vivas e de boa saúde, a cantar todos os dias de manhã para acordarem toda a família!

Ontem, no muro da minha casa, estava uma rola! Aproximei-me devagar e ela deixou-se apanhar facilmente. Coloquei-a junto das outras duas, comeu que se fartou, parecia estar cheia de fome. As outras duas não lhe fizeram mal, por isso deixei-as estar juntas. Parece novinha, pois está a deixar cair muita penugem e larga também uma caspa quando limpa as penas.

Agora o meu dilema é o seguinte:
Será macho? É que eu não queria que elas fizessem criação, pois sou incapaz de magoar seja qual for o animal! E libertá-las também não me parece a solução mais indicada, pois receio sempre que passem fome ou que as matem...

Preciso de saber se é macho ou fêmea! Alguém me pode dizer como se distingue? É que quando olho para elas parecem-me todas iguais...

Obrigada!
deadman
Membro Veterano
Mensagens: 1488
Registado: domingo mar 02, 2008 4:06 pm
Localização: pouca coisa, cento e poucos.

terça set 16, 2008 12:56 pm

os maxos dão pulos atras da femea e a cantar ao mesmo tempo
quando cantam inxam imenso a garganta e fazem um movimento de cabeça para cima e para baixo
<p>1.0.0&nbsp; carcharodon carcharias</p>
<p>0.2.0 crocodylus porosus</p>
<p>0.0.1 physalia physalis</p>
<p>2.3.0 apis mellifera</p>
fox2
Membro
Mensagens: 56
Registado: quinta jun 07, 2007 12:47 pm

terça set 16, 2008 11:12 pm

É que eu não queria que elas fizessem criação, pois sou incapaz de magoar seja qual for o animal!
Magoar! Como? Se fizerem criaçáo?
fang
Membro Veterano
Mensagens: 5519
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quarta set 17, 2008 4:26 am

Nyarah Escreveu:Olá a todos!

Ontem, no muro da minha casa, estava uma rola! Aproximei-me devagar e ela deixou-se apanhar facilmente. Coloquei-a junto das outras duas, comeu que se fartou, parecia estar cheia de fome. As outras duas não lhe fizeram mal, por isso deixei-as estar juntas. Parece novinha, pois está a deixar cair muita penugem e larga também uma caspa quando limpa as penas.
Creio que a rola que apanhou não é uma rola-doméstica, mas sim uma rola-turca juvenil, cuja espécie nidifica livremente no nosso território. As espécies são muito identicas na plumagem, mas as vocalizações são bem distintas.

Caso resolva ficar com o animal (se realmente se tratar de uma rola-turca, a sua detenção é ilegal !! ), e se realmente se tratar de um macho de rola-turca, da prole que poderá ocorrer, sairão hibridos que podem ser ou não férteis...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Nyarah
Mensagens: 4
Registado: terça set 16, 2008 9:53 am

quarta set 17, 2008 11:15 am

fang Escreveu:Creio que a rola que apanhou não é uma rola-doméstica, mas sim uma rola-turca juvenil, cuja espécie nidifica livremente no nosso território. As espécies são muito identicas na plumagem, mas as vocalizações são bem distintas.
É uma rola-doméstica, pois o meu pai é caçador e sabe bem distinguir as espécies. No entanto não sabe distinguir se é macho ou fêmea, é isso que pretendo que me ajudem.
fox2 Escreveu:Magoar! Como? Se fizerem criaçáo?
Penso que não me percebeu bem. Se fizerem criação, não poderei ficar com os rebentos, pois não tenho espaço, logo terei que os libertar (matá-los está totalmente fora de questão) e receio que passem fome ou que sejam mortos, ou seja, magoá-los não é a minha intenção.
fang
Membro Veterano
Mensagens: 5519
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quarta set 17, 2008 11:42 am

Nyarah Escreveu:
fang Escreveu:Creio que a rola que apanhou não é uma rola-doméstica, mas sim uma rola-turca juvenil, cuja espécie nidifica livremente no nosso território. As espécies são muito identicas na plumagem, mas as vocalizações são bem distintas.
É uma rola-doméstica, pois o meu pai é caçador e sabe bem distinguir as espécies. No entanto não sabe distinguir se é macho ou fêmea, é isso que pretendo que me ajudem.
Acredito, mas não é permitida a caça às rolas-turcas. E muita gente confunde as 2 espécies.

Rola-doméstica
Imagem

Rola-turca
Imagem

Quanto à distinção do sexo, só mais tarde e pelo comportamento do animal.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Nyarah
Mensagens: 4
Registado: terça set 16, 2008 9:53 am

quarta set 17, 2008 11:53 am

fang Escreveu:
Nyarah Escreveu:
fang Escreveu:Creio que a rola que apanhou não é uma rola-doméstica, mas sim uma rola-turca juvenil, cuja espécie nidifica livremente no nosso território. As espécies são muito identicas na plumagem, mas as vocalizações são bem distintas.
É uma rola-doméstica, pois o meu pai é caçador e sabe bem distinguir as espécies. No entanto não sabe distinguir se é macho ou fêmea, é isso que pretendo que me ajudem.
Acredito, mas não é permitida a caça às rolas-turcas. E muita gente confunde as 2 espécies.

Rola-doméstica
Imagem

Rola-turca
Imagem

Quanto à distinção do sexo, só mais tarde e pelo comportamento do animal.
Obrigada pelas fotos e pelo esclarecimento.
deadman
Membro Veterano
Mensagens: 1488
Registado: domingo mar 02, 2008 4:06 pm
Localização: pouca coisa, cento e poucos.

quarta set 17, 2008 1:00 pm

as turcas quando pousam tem o habito de gritar hhhoooooooooooo
<p>1.0.0&nbsp; carcharodon carcharias</p>
<p>0.2.0 crocodylus porosus</p>
<p>0.0.1 physalia physalis</p>
<p>2.3.0 apis mellifera</p>
U206
Membro Veterano
Mensagens: 236
Registado: segunda fev 04, 2008 4:32 pm

quarta set 17, 2008 3:27 pm

deadman Escreveu:os maxos dão pulos atras da femea e a cantar ao mesmo tempo
quando cantam inxam imenso a garganta e fazem um movimento de cabeça para cima e para baixo
Boa Tarde! :wink:

Desculpe a ignorância... mas esse tipo de comportamento não é característico dos pombos? :wink:
<p><strong>Cumprimentos do F&aacute;bio! ;)</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
deadman
Membro Veterano
Mensagens: 1488
Registado: domingo mar 02, 2008 4:06 pm
Localização: pouca coisa, cento e poucos.

quarta set 17, 2008 6:21 pm

as rolas sao da mesma familia que os pombos logo tem semelhanças
os pombos nao saltam tanto como as rolas
e já agora as rolas turcas sao bem maiores que as de cativeiro, quase do tamanho de um pombo femea
<p>1.0.0&nbsp; carcharodon carcharias</p>
<p>0.2.0 crocodylus porosus</p>
<p>0.0.1 physalia physalis</p>
<p>2.3.0 apis mellifera</p>
Nyarah
Mensagens: 4
Registado: terça set 16, 2008 9:53 am

quarta set 17, 2008 6:49 pm

deadman Escreveu:as rolas sao da mesma familia que os pombos logo tem semelhanças
os pombos nao saltam tanto como as rolas
e já agora as rolas turcas sao bem maiores que as de cativeiro, quase do tamanho de um pombo femea
As minhas rolinhas são muito mais pequenas que pombos!

Até agora elas têm se dado bem! A nova rolinha adaptou-se perfeitamente ao ambiente da gaiola. E não tem medo de nós! Parece que já estava habituada a viver em cativeiro.
guipoli
Mensagens: 1
Registado: sábado nov 21, 2009 11:50 pm

sábado nov 21, 2009 11:58 pm

independente se for rolas mansas ou rolas turcas para saber qual o macho da femea faz-se o seguinte:pega-se na rola e segura-se entre as maos fazendo uns movimentos para cima e para baixo,se ela levantar o rabo,é macho,se ela baixar o rabo é femea,outra caracteristica é que o macho canta e a femea parece que chia.Espero que tenha esclarecido algumas duvidas
Pekeka
Membro Veterano
Mensagens: 610
Registado: sexta out 12, 2007 11:28 am

domingo nov 22, 2009 12:03 pm

Boas
guipoli Escreveu:independente se for rolas mansas ou rolas turcas para saber qual o macho da femea faz-se o seguinte:pega-se na rola e segura-se entre as maos fazendo uns movimentos para cima e para baixo,se ela levantar o rabo,é macho,se ela baixar o rabo é femea
Explique lá melhor essa forma de sexagem! Não percebi bem :?

Cumprimentos,
Ricardo
Última edição por Pekeka em domingo nov 22, 2009 12:13 pm, editado 1 vez no total.
Pekeka
Membro Veterano
Mensagens: 610
Registado: sexta out 12, 2007 11:28 am

domingo nov 22, 2009 12:11 pm

Boas
deadman Escreveu:as rolas sao da mesma familia que os pombos logo tem semelhanças
os pombos nao saltam tanto como as rolas
e já agora as rolas turcas sao bem maiores que as de cativeiro, quase do tamanho de um pombo femea
Concordo!! :wink:

Cumprimentos,
Ricardo
Responder

Voltar para “Aves”