Ajuda: O meu cão não me deixa dormir

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Manu81
Mensagens: 3
Registado: sábado set 11, 2010 3:45 pm

sábado set 11, 2010 4:54 pm

Boa tarde.
Já utilizo este site há algum tempo. Foi muito útil na escolha do meu cão e nos cuidados de saúde e educação a ter com ele. O Jimmy veio viver comigo quando tinha 2 meses e meio e agora já tem 1 ano e 4 meses. Foi das melhores coisas que fiz na vida, ele é lindo, meigo e apesar do trabalho e dedicação que um cão exige, a compensação é muito maior.

Agora fiz o registo no site, porque estou a ficar desesperada e preciso de ajuda. Desde pequeno, o Jimmy nunca dormiu bem. De início, como qualquer cachorro, chorou muito. Segui os conselhos que diziam que deveria deixá-lo chorar e a situação melhorou. No entanto, nunca dormiu em condições. Houve períodos melhores mas neste último ano e 4 meses foram muitas mais as noites em que não dormi do que as que dormi em condições. Neste momento o Jimmy acorda cerca de 2 vezes de madrugada e eu cometo o erro de ir ter com ele e voltar a mandá-lo para a cama, porque tenho de acordar cedo e o que quero é dormir algumas horas. Dormir cerca de 7 horas com 2 interrupções durante a noite está a deixar-me psicologicamente muito cansada. Para além disso, e apesar dos meus vizinhos nunca se terem queixado, tenho receio de arranjar problemas com eles. A minha «sorte» é eles terem um cão que também os acorda a meio da noite.

Depois de ele ter vindo viver comigo descobri que ele era surdo, daí a necessidade de manter o contacto visual comigo. Mesmo de dia, quando estou na sala e ele adormece, de minutos a minutos ele abre os olhos para ver se estou lá e depois volta a dormir. Já coloquei a hipótese de deixá-lo dormir no quarto, mas sei que se o fizer será para sempre. Por isso ainda não tomei essa atitude. Já pensei em falar com o veterinário para verificar se existe algo que possa dar ao Jimmy mas também tenho receio de dar porcarias ao meu cão. Por mais cansado que ele esteja, por mais que ele corra, a noite é sempre igual, a certa hora ele acorda e vem chorar à porta do quarto. O que devo fazer?
Também já pensei se isso não será uma questão de obediência. O Jimmy não é um cão desobediente, nem agressivo apesar de ser um pouco teimoso, mas não sei se com a ajuda de um profissional em relação à educação do Jimmy, essa questão não ficaria resolvida.
moslie
Membro Veterano
Mensagens: 2263
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

sábado set 11, 2010 5:02 pm

Pessoalmente não concordo com o acesso dos cães ao quarto dos donos por uma questão de ajudar a fazer compreender a hierarquia do chefe.
Os cães percebem muito bem o respeito pelo território do chefe e se o deixar entrar ele vai entender como uma subida em relação aos dono.

Fale com um treinador, para ver a melhor solução, mas quanto a mim, não será o retroceder nos limites que já lhe ensinou. Posso lhe dizer que tenho familiares com cães grandes de raças dominantes, que respeitam de tal modo os quartos que mesmo com a porta aberta não a transpõe.
Para eles há ali uma linha invisivel que é o espaço do dono. São animais muito obedientes e fáceis de lidar, penso que porque sempre souberam o lugar deles no grupo da casa.
enolamai
Membro Veterano
Mensagens: 714
Registado: domingo jun 13, 2010 9:30 am

sábado set 11, 2010 5:43 pm

moslie Escreveu:Pessoalmente não concordo com o acesso dos cães ao quarto dos donos por uma questão de ajudar a fazer compreender a hierarquia do chefe.
Os cães percebem muito bem o respeito pelo território do chefe e se o deixar entrar ele vai entender como uma subida em relação aos dono.
Fale com um treinador, para ver a melhor solução, mas quanto a mim, não será o retroceder nos limites que já lhe ensinou. Posso lhe dizer que tenho familiares com cães grandes de raças dominantes, que respeitam de tal modo os quartos que mesmo com a porta aberta não a transpõe.
Para eles há ali uma linha invisivel que é o espaço do dono. São animais muito obedientes e fáceis de lidar, penso que porque sempre souberam o lugar deles no grupo da casa.
lamento discordar.

o instinto protector do cão é o que o move a querer dormir junto do dono.

não uma subida hierarquica qualquer...
se o animal sossegar na sua propria cama dentro do quarto do dono, o que terá isso de errado? o ninho não ocupa grande espaço e descansam ,cão e dono/a, com qualidade.

é uma boa solução desde que ele de facto fique a dormir e não a tentar chamar a dona constantemente...
além do mais, nada melhor para quem detesta o barulho do despertador, do que um belo beijo canino pela manhã!!! :D
boa sorte.
moslie
Membro Veterano
Mensagens: 2263
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

sábado set 11, 2010 5:56 pm

Não sei se já lidou com matilhas domésticas ou se viu matilhas de assilvestrados, mas não é qualquer cão que dorme ao pé do/da líder.
Mesmo num grupo de 3 cães se nota isso. O espaço perto do chefe é um provilégio.
Como sempre lidámos com animais de grande porte que tinham de ser perfeitamente socializados e obedientes, nunca deixámos passar certos limites e embora dormissem em casa, não passavam aos quartos.
NCordeiro
Mensagens: 2
Registado: quinta jul 01, 2010 8:02 pm

sábado set 11, 2010 6:01 pm

Eu tenho um cachorro com 4 meses, e ele dorme metade da noite debaixo da minha cama e o resto da noite no quarto da minha mãe.
De manhã quando acorda não chateia ninguém, fica à espera que nós acordemos.

Já tentamos dormir de portas fechadas mas ele não dorme.

Cumprimentos
anjjazul
Membro Veterano
Mensagens: 6127
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sábado set 11, 2010 6:27 pm

se o cão é surdo, não sei se o treino vai resultar, embora a linguagem gestual seja muito usada. nada como falar com um treinador. se não, dormir no quarto. pois, para sempre. mesmo a dormir no quarto, pode mostrar quem manda. não há-de ser por aí
anjjazul
xenita
Membro Veterano
Mensagens: 847
Registado: quinta jul 24, 2008 12:07 pm

sábado set 11, 2010 7:15 pm

Imagem

Uploaded with ImageShack.us
Esta cadelinha que adoptei quando era pequenina pausou a dormir no meu quarto. No chão junto a minha cama chorava muito. A NaYana sempre em cima da cama.
Foi crescendo e eu notei que era mais feliz na rua do que em casa ela adora caçar.
Aos poucos fui afastando o ninho dela do meu quarto fui colocando no corredor depois ao meio do corredor depois na cozinha mais ao fundo da cozinha e as tantas ela foi dormir para a rua por opção dela e da outra que adoram andar a caçar.
Mais tarde se não quiser que o cãozinho durma no quarto pode fazer assim aos poucos ir afastando e ficar num lugar definitivo já ele é maiorzinho.
Bondage2010
Membro Veterano
Mensagens: 5838
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Localização: *********

sábado set 11, 2010 9:34 pm

Eu tenho uma cadela surda de nascença...a melhor coisa que fiz foi arranjar-lhe uma outra de tamanho mais pequeno, que lhe serve como guia e "aparelho auditivo" depois deve educar muito bem o guia, que em principio o surdo lerá e aprenderá com este ;)
O surdo vai aprender a ler todos os seus movimentos e gestos, pelo menos cá em casa a mais obediente é a surda desde que esteja a olhar para mim quando lhe quero dar uma ordem...mas se eu estou por perto tenta sempre dormir com o focinho em cima de mim, ou alguma parte do corpo colada a mim para poder acordar quando eu me movimento...se eu não estou dorme sempre com o focinho na direcção da guia.
xenita
Membro Veterano
Mensagens: 847
Registado: quinta jul 24, 2008 12:07 pm

domingo set 12, 2010 6:34 pm

Bondage2010
Deve de ser um encanto a cadelinha surda.
Pois aprendeu uma táctica não está a dona, esta outra para me orientar.
Espertos os animais.
enolamai
Membro Veterano
Mensagens: 714
Registado: domingo jun 13, 2010 9:30 am

domingo set 12, 2010 7:01 pm

xenita Escreveu:Bondage2010
Deve de ser um encanto a cadelinha surda.
Pois aprendeu uma táctica não está a dona, esta outra para me orientar.
Espertos os animais.
é mesmo. :D já a vi em fotos com o dono babado 8)


eu falo por mim, não dispenso ( nem ela :lol: ) a companhia.

dorme em qualquer cantinho, mas sempre junto a mim.
a cama está off limits para ela, não sobe, nem tenta, nunca interditei.... mas ela tem perfeita noção do lugar que ocupa.

não é propriamente pequena a minha míuda, mas é uma lady :lol:
não chateia, acho que só quer contacto visual comigo... certificar-se que está tudo em ordem. descansamos as duas como dois anjos. sem stress.

que dure por muitos e bons anos é o meu desejo!!!
Bondage2010
Membro Veterano
Mensagens: 5838
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Localização: *********

domingo set 12, 2010 7:28 pm

enolamai Escreveu:
xenita Escreveu:Bondage2010
Deve de ser um encanto a cadelinha surda.
Pois aprendeu uma táctica não está a dona, esta outra para me orientar.
Espertos os animais.
é mesmo. :D já a vi em fotos com o dono babado 8)


eu falo por mim, não dispenso ( nem ela :lol: ) a companhia.

dorme em qualquer cantinho, mas sempre junto a mim.
a cama está off limits para ela, não sobe, nem tenta, nunca interditei.... mas ela tem perfeita noção do lugar que ocupa.

não é propriamente pequena a minha míuda, mas é uma lady :lol:
não chateia, acho que só quer contacto visual comigo... certificar-se que está tudo em ordem. descansamos as duas como dois anjos. sem stress.

que dure por muitos e bons anos é o meu desejo!!!
Pois amiga, a minha já está com 10 anitos, é uma gaja do ano 2000, é a mais bem comportada da matilha, mas já está a começar a recusar-se a sair para a rua com os outros, falta-lhe a paciencia para os aturar, as saidas são só para o que tem mesmo de fazer, agora já só quer sofá e relax...a unica coisa que ainda a faz levantar o cu e querer sair muito depressa é quando agarro na mochila da praia e na trela e aí tem toda a energia para saltar para o carro, mas depois da praia para voltar para casa já lhe pesa o cu de novo e quase que tenho de empurrar para dentro do carro, que ela faz-se de parva e falha a porta;)...mas isso sempre foi, para casa o esforço é sempre maior ;)
Tambem espero que me faça companhia por uns bons, mais anos...mas já começo a olhar para ela como uma lady e a mentalizar-me que não a vou ter muitos mais anos...tudo tem um fim e o dela já não deve estar muito longe...só espero que tenha qualidade de vida até ao dia de passar a ponte do arco iris ;)
anjjazul
Membro Veterano
Mensagens: 6127
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo set 12, 2010 8:01 pm

com 10 anos e já está assim? :o :cry: a carlotinha tb. deve andar por aí. qando é para sair, continua a maluca de sempre. vai buscar os sapatos, os brinquedos. fica maluca. ainda dá umas passeatas embora fique cansadinha. tb. está tanto calor. na praia ainda dá umas corridinhas. não tanto como dantes. o pior são os outros. rosnas-lhes. tb. já foi mordida. não sei se é disso, da idade ou do mimo. tem de ficar sozinha. nem quero pensar que se vai embora. a minha rafeirinha, baixinha, barbuda :)
anjjazul
Manu81
Mensagens: 3
Registado: sábado set 11, 2010 3:45 pm

segunda set 13, 2010 8:24 pm

Muito obrigada pelas vossas opiniões. Já tinha falado com o treinador de cães na Quinta D' Alcateia sobre a possibilidade de treinar um cão surdo e ele diz que é possível. Já treinou um cão surdo e diz que é idêntico ao treino de qualquer outro cão, apenas é necessário captar a atenção do cão para que ele aprenda os gestos. Pode estar aí a solução. Este fim de semana vou à escola e se as coisas não melhorarem vou ter mesmo de deixá-lo dormir no quarto, pois já não aguento muito mais.

Cumprimentos
susanaluna
Membro Júnior
Mensagens: 28
Registado: segunda fev 01, 2010 7:52 pm

segunda set 13, 2010 10:09 pm

quando a luna veio cá para casa foi logo posta a dormir no meu quarto,na caminha dela no chao ao meu lado, e volta e meia subia e ficava a dormir comigo na cama e nunca me importei, pk sinceramente até me sabia bem :oops: . Mas á medida k foi crescendo, a minha menina tornou-se mais independente e passou a dormir sempre na caminha dela. Hoje em dia , por mais louco k parece, a luna já nao quer dormir durante a noite no meu quarto, prefere dormir no próprio quarto dela :D , (ao lado do meu claro), e no sofá, e vai alternando durante a noite conforme a vontade dela. E só vai para a minha cama de manha quando eu saio para trabalhar.
Penso k o facto de dormir com a porta do quarto fechada tambem nao é muito bom pk assim o seu amiguinho pode sentir-se sozinho e com medo k voçê tenha saido sem ele se aperceber e pode ser por isso k ele acorda muitas vezes.
Eu nao sou entendida no assunto, mas pela minha propria experiencia digo k tente dormir com as portas abertas para k ele possa perceber k nao esta sozinho em casa.
boa sorte.
luna  - bouledogue francês
chino
Membro
Mensagens: 179
Registado: quinta set 02, 2010 1:17 pm

terça set 14, 2010 1:26 pm

Aqui em casa temos a politica da porta aberta para a nossa bebé de 3 meses...não a deixamos subir para a cama, mas normalmente até dorme no quarto...como tem estado calor ela tem preferido dormir no chão do que na cama dela e se tiver mm muito calor até vai para a cozinha pq o chão é mais fresco...não vejo mal nenhum em ter a cadelinha no quarto....a cama é off-limits, mas de resto pode manter-se de olho em nós enquanto dorme....

Não tenho conhecimentos profundos sobre comportamento de matilhas, mas mesmo havendo o tal respeito pelo espaço de dormir do alfa, duvido que a matilha se perca de vista durante a noite....
O espaço "dos alfas" cá de casa, é a cama....o espaço dela é fora da cama...nem na primeira noite ganiu...dormiu no chão do quarto e é super calma à noite! Volta e meia faz umas investidas à cama (e faz cada vez menos) mas mando-a parar e ela não volta a tentar tão cedo...
Responder

Voltar para “Cães”