Excesso da linha de sangue de Odin v Tannenmeise.

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
daktari
Membro Veterano
Mensagens: 608
Registado: segunda jan 07, 2002 12:38 am

quarta ago 17, 2011 1:43 am

Quero aqui deixar um alerta aos amantes da raça e aos criadores do cão de Pastor Alemão.
Pois Portugal poderá vir a sofrer futuramente de alguma falta de diversidade genética na cria e no sangue dos exemplares que compõem o plantel da raça do cão de Pastor Alemão em Portugal visto actualmente praticamente só se utilizarem para a cria animais oriundos da linha Odin von Tannenmeise. Basta-nos ver que praticamente todos os machos actualmente utilizados na cria e para cobrição das nossas cadelas são descendentes por linha paterna directa de Odin von Tannenmeise. Sendo que um grande numero destes por sinal até o são através de Ursus V Batu.
Na minha opinião temos que começar a ter isto em conta na hora de cruzar as nossas cadelas e irmos quem sabe lá fora a procura de novas alternativas de SANGUE para serem introduzidas no nosso plantel em Portugal.
<p>Vindo do passado, galopando no presente a caminho do futuro. Criando Pastor Alem&atilde;o - Fazendo Amigos. </p>
<p>Cumprimentos </p>
<p>Vitor Oliveira</p>
TeresaR
Membro
Mensagens: 85
Registado: segunda jul 04, 2011 8:53 pm

quinta ago 18, 2011 10:59 am

Esta informação é importantissima, mas não deveria também de informar o CPC?
festadahera
Mensagens: 10
Registado: sábado out 20, 2007 8:32 pm

quinta ago 18, 2011 11:35 am

Olá todos,

Existem em Portugal todas as outras linhas de sangue, Canto W - Fedor

Linha Mutz --Cello

Linha Uran - Rikkor
Portanto temos cá tudo é preciso ter a coragem de acasalar com os cães que existem.
Abraço
José ferreira
daktari
Membro Veterano
Mensagens: 608
Registado: segunda jan 07, 2002 12:38 am

quinta ago 18, 2011 11:11 pm

festadahera Escreveu:Olá todos,

Existem em Portugal todas as outras linhas de sangue, Canto W - Fedor

Linha Mutz --Cello

Linha Uran - Rikkor
Portanto temos cá tudo é preciso ter a coragem de acasalar com os cães que existem.
Abraço
José ferreira

Boas!
Sr José Ferreira se as tais linhas que o senhor aqui nos refere existem, pessoalmente devo-lhe confessar que desconheço a existência cá por Portugal desses exemplares da raça!
Pois na hora de se cruzar uma certa e determinada fêmea é sempre bom termos opção de escolha em diversos exemplares representantes das diferentes linhas de sangue. Pois todos nós criadores sabemos da necessidade que temos em proceder de tempos a tempos ao refrescar do sangue dos nossos próprios animais.
Até a presente data pessoalmente achava que na hora de ter que introduzir sangue novo no meu canil teria que recorrer a progenitores machos além fronteiras de Portugal. Todavia depreendo pela sua intervenção aqui depositada que eu estarei possivelmente enganado quanto a isso! No entanto e já que a sua pessoa fez-me o favor de me aclarar a minha lanterna, seguramente que também não se ira importar de me dar alguns nomes para os diversos reprodutores machos existentes em Portugal oriundos das diversas linhas de sangue em opção a do famoso Odin v Tannenmeise através dos seus descendentes directos por linha paterna.
É que devo-lhe confessar que após longas pesquisas por internet e não só, continuo sem deslumbrar a existência de todas as outras linhas de sangue que o senhor aqui nos fala! Até ao website do seu canil já recorri na vã expectativa de por lá encontrar um qualquer exemplar macho no activo do qual a gente cá por Portugal se pudesse socorrer e nada! Pois todos eles descendem da linha Odin! Por outro lado se tivermos em conta o facto de que quem procura um padreador macho para a sua cadela (e que seja um criador a séria) procura que esse mesmo macho ostente as devidas isenções de displasia da anca e do cotovelo, o BH, no minimo uma prova de trabalho RCI1 ou SchH1 e o apto de cria pelo menos para Portugal ( isto para não falarmos em Korüng alemão), logo tudo isto reduz-nos em muito as nossas alternativas e a nossa escolha! Sendo que mesmo sem todas estas exigências a coisa mesmo assim me pareça um tanto o quanto difícil para não falar em impossível no entanto fique a aguardar pelas suas sugestões alternativas da linha do Odin! Sinceramente se tiver aqui uma qualquer sugestão que seja vai estar a ajudar-me imenso pois futuramente vou seguramente necessitar dessas alternativas e se puder poupar uma ida ao estrangeiro tanto melhor, pois é sempre uns cobres que talvez se possam poupar quem sabe! Pois em época de crise economica todas as contençoes as despezas sao poucas :wink: :D :D :lol: :oops: :!: :arrow: :idea: :?: :?: :?: :?:
<p>Vindo do passado, galopando no presente a caminho do futuro. Criando Pastor Alem&atilde;o - Fazendo Amigos. </p>
<p>Cumprimentos </p>
<p>Vitor Oliveira</p>
daktari
Membro Veterano
Mensagens: 608
Registado: segunda jan 07, 2002 12:38 am

sexta ago 19, 2011 4:04 pm

Enquanto o Sr José Ferreira não nos deixa aqui as suas referidas alternativas a linha de sangue de Odin aqui ficam alguns dos seus descendentes directos por linha paterna existentes em Portugal:

Yeck Campo de Gibraltar RCI1 Kkl 1
HD-SV: HD a-normal
• 3 - 4,4........................................... VA1 Ulk von Arlett
• 5 - 5............................................. V Anett vom Noricum
• 4 - 5,5........................................... V Dolly von Arlett
• 4 - 4............................................. VA1 Jeck vom Noricum
• 4 - 5,5........................................... VA5 Yago vom Wildsteiger Land
• 5,5 - 5,5......................................... VA6 Odin von Tannenmeise
Yeck Campo de Gibraltar => Ursus von Batu => Odin von Tannenmeise

Tox vom Moorbeck SCHH2 Kkl 1
HD-SV: HD a-normal
• 5 - 5............................................. V3 Cello von der Römerau
• 5,5 - 4........................................... VA1 Zamb von der Wienerau
• 5,5 - 4........................................... VA1 Jeck vom Noricum
• 5,5 - 4........................................... VA5 Yago vom Wildsteiger Land
• 4 - 3............................................. V Verena von Batu
• 5 - 4............................................. V28 Maxi von Batu
• 4 - 3............................................. VA1 (I) Hobby vom Gletschertopf
• 5 - 4............................................. V Quitta von der Ehrenfeste
• 3 - 2............................................. VA1 Ursus von Batu
Tox vom Moorbeck => Ursus von Batu => Odin von Tannenmeise

Pantum vom Wiedeck SCHH 1 Kkl 1
HD-SV: HD a-fast normal
• 5 - 4............................................. VA1 Ursus von Batu
Pantum vom Wiedeck => Ursus von Batu => Odin von Tannenmeise


Veit vom Holtkämper Hof AD SCHH3 Kkl 1
HD-SV: HD a-normal
• 5,5 - 5........................................... VA1 Jeck vom Noricum
Veit vom Holtkämper Hof => Ursus von Batu => Odin von Tannenmeise


Xenio de Basteral SCHH1 Kkl 1
HD-SV: HD a-normal
Sem consanguinidades
Xenio de Basteral => Ursus von Batu => Odin von Tannenmeise

Erminal Dominik Kkl 1
HD-SV: HD a-normal
• 5 - 5............................................. VA1 Zamb von der Wienerau
• 5 - 5,5........................................... VA1 Jeck vom Noricum
• 4 - 4............................................. V Verena von Batu
• 5 - 5............................................. V28 Maxi von Batu
• 4 - 4............................................. VA1 (I) Hobby vom Gletschertopf
• 5 - 5............................................. V Quitta von der Ehrenfeste
• 3 - 3............................................. VA1 Ursus von Batu
Erminal Dominik =>Ursus von Batu => Odin von Tannenmeise

Atila do Pastor do Sul Kkl 1 Kkl 1
HD-SV: HD a-normal
• 5 - 5............................................. VA1 Visum von Arminius
Atila do Pastor do Sul =>Odin vom Hirschel => Odin von Tannenmeise


Ballack do Monticans IPO1
• 5 - 4............................................. VA8 Max della Loggia dei Mercanti
Ballack do Monticans =>Max della Loggia dei Mercanti => Odin von Tannenmeise

Billy da Festa da Hera IPO 1 Kkl 1
HD-SV: HD a-normal
• 5 - 4............................................. V2(BSZS 1997) Yassko von der Roten Matter
Billy da Festa da Hera => Max della Loggia dei Mercanti => Odin von Tannenmeise
<p>Vindo do passado, galopando no presente a caminho do futuro. Criando Pastor Alem&atilde;o - Fazendo Amigos. </p>
<p>Cumprimentos </p>
<p>Vitor Oliveira</p>
fliker
Membro Júnior
Mensagens: 28
Registado: terça out 13, 2009 8:16 pm

sexta ago 19, 2011 9:52 pm

Boas,
Na minha opinião nós em portugal temos é excesso de machos.
Penso que a base de uma boa criação deve estar em ter boas femeas coisa que nós em portugal pelo que eu vejo não temos.
Temos que nos mentalizar em ter boas femeas para evoluir neste mundo do cão pastor alemão. :D
Não adianta nada fazer cruzamentos com cães de top se as nossas femeas não forem boas.
Mas claro isto é a minha modesta opinião.
Cumprimentos
Agostinho Guerra
DiogoCampos
Membro Veterano
Mensagens: 527
Registado: sábado nov 23, 2002 9:01 pm
Contacto:

sábado ago 20, 2011 1:24 am

Boas,
Na minha opinião nós em portugal temos é excesso de machos.
Penso que a base de uma boa criação deve estar em ter boas femeas coisa que nós em portugal pelo que eu vejo não temos.
Temos que nos mentalizar em ter boas femeas para evoluir neste mundo do cão pastor alemão.
Não adianta nada fazer cruzamentos com cães de top se as nossas femeas não forem boas.

Mas claro isto é a minha modesta opinião.
Cumprimentos
Agostinho Guerra
Finalmente!
<p><strong><u>Diogo S&aacute; Campos</u></strong></p>
daktari
Membro Veterano
Mensagens: 608
Registado: segunda jan 07, 2002 12:38 am

sábado ago 20, 2011 2:54 am

fliker Escreveu:Boas,
Na minha opinião nós em portugal temos é excesso de machos.
Penso que a base de uma boa criação deve estar em ter boas femeas coisa que nós em portugal pelo que eu vejo não temos.
Temos que nos mentalizar em ter boas femeas para evoluir neste mundo do cão pastor alemão. :D
Não adianta nada fazer cruzamentos com cães de top se as nossas femeas não forem boas.
Mas claro isto é a minha modesta opinião.
Cumprimentos
Agostinho Guerra


Já agora pode explicar qual é o seu conceito de boa fêmea?

O meu é o seguinte: A cadela deve ser limpa ou seja sem grandes defeitos, essa cadela deve ostentar isenção de displasia da anca e do cotovelo dentro dos 3 graus admissíveis, ter BH e uma prova de trabalho RCI ou SchH, Apto de cria para Portugal ou Korüng. Essa fêmea deve ter bons instintos reprodutores e partos fáceis, deve ser boa mãe e deixar que sejam os machos a marcarem na cria e não ela.
<p>Vindo do passado, galopando no presente a caminho do futuro. Criando Pastor Alem&atilde;o - Fazendo Amigos. </p>
<p>Cumprimentos </p>
<p>Vitor Oliveira</p>
GallaeciaB
Membro
Mensagens: 152
Registado: segunda jul 11, 2011 12:07 pm

sábado ago 20, 2011 3:50 am

daktari Escreveu:
fliker Escreveu:Boas,
Na minha opinião nós em portugal temos é excesso de machos.Penso que a base de uma boa criação deve estar em ter boas femeas coisa que nós em portugal pelo que eu vejo não temos.
Temos que nos mentalizar em ter boas femeas para evoluir neste mundo do cão pastor alemão. :D
Não adianta nada fazer cruzamentos com cães de top se as nossas femeas não forem boas.
Mas claro isto é a minha modesta opinião.
Cumprimentos
Agostinho Guerra


Já agora pode explicar qual é o seu conceito de boa fêmea?

O meu é o seguinte: A cadela deve ser limpa ou seja sem grandes defeitos, essa cadela deve ostentar isenção de displasia da anca e do cotovelo dentro dos 3 graus admissíveis, ter BH e uma prova de trabalho RCI ou SchH, Apto de cria para Portugal ou Korüng. Essa fêmea deve ter bons instintos reprodutores e partos fáceis, deve ser boa mãe e deixar que sejam os machos a marcarem na cria e não ela.

o daktari foi linear na definição... mas correcto, na minha opinião.

alem do mais, a questão que deu inicio ao topico não se prende com a quantidade de machos existentes, mas sim com o pool genético não diversificado destes machos.
com a ascendencia comum à esmagadora maioria... e obvias consequencias da falta de diversidade genética a médio prazo.

é uma questão pertinente e que merece atenção.


no entanto, estou concordante com a necessidade de se investir na criação e desenvolvimento de femeas de topo.

a ideia de reduzir a femea somente a boa parideira, progenitora eficaz, é algo redutora, creio.
festadahera
Mensagens: 10
Registado: sábado out 20, 2007 8:32 pm

sábado ago 20, 2011 12:01 pm

Olá todos,

Respondendo ao Sr. Vitor dos machos que que conheço não sei se eles possuem a prova de trabalho e korung, neste aspecto terá razão!

Cumprimentos,

José Ferreira
shutterfly
Membro Júnior
Mensagens: 19
Registado: quinta mar 03, 2011 2:07 am

sábado set 03, 2011 8:09 pm

Concordo inteiramente com o que aqui foi dito.
Dá-se demasiada importância aos machos e pouca importância às fêmeas. Ainda sou novo neste mundo, mas ao que me parece é que sendo ambos os pais responsáveis por 50% das características dos cachorros, se está a dar demasiada importância ao macho, quase como que se a fêmea pudesse ser "uma qualquer" desde que o macho seja bom.
Netherwing
Membro Veterano
Mensagens: 1695
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

terça set 06, 2011 12:08 am

shutterfly Escreveu:Concordo inteiramente com o que aqui foi dito.
Dá-se demasiada importância aos machos e pouca importância às fêmeas. Ainda sou novo neste mundo, mas ao que me parece é que sendo ambos os pais responsáveis por 50% das características dos cachorros, se está a dar demasiada importância ao macho, quase como que se a fêmea pudesse ser "uma qualquer" desde que o macho seja bom.
Nem mais... é uma visão redutora das coisas.
Femeas de topo são uma mais valia incontornavel! :)
An&nbsp;ye harm none, do what ye will
Vallpaco
Membro
Mensagens: 153
Registado: segunda jul 02, 2007 8:30 pm

quarta set 07, 2011 8:12 am

Boas, a todos os Foristas.

Tambem partilho a ideia que a FEMEA é a base de uma boa criação.

Mais, os melhores criadores da Alemanha e não so, possuem essas base, mas um facto que para mim é mais importante:

Conhecerem as femeas, ou seja saberem os que as mães destas ja deram, as filhas ou seja serem conhecedores das qualidades reprodutivas, não so das que estam a utilizar como reprodutores, mas as suas progenitores, avos....


Senão reparem nestes criadores, a quanto tempo ja possuem femeas com o seu afixo:

http://www.zenteiche.com/#Home
http://www.fichtenschlag.com/
http://www.osterberger-land.de/
http://www.vomsuentelstein.com/
http://www.arlett.de/
http://www.vonmelanchthon.de/
http://www.team-marlboro.dk/
http://www.vom-messina.de/
http://www.aurum-zwinger.de/
http://www.holtkaemper-hof.de/
http://www.elevagevaldanzin.com/

E neste link, pode-se ver os melhores de 2011

http://www.schaeferhunde.de/site/filead ... ruppen.pdf

É apenas a minha opiniâo/ideia.




Marco
Vall du Paço
daktari
Membro Veterano
Mensagens: 608
Registado: segunda jan 07, 2002 12:38 am

domingo set 11, 2011 3:49 pm

shutterfly Escreveu:Concordo inteiramente com o que aqui foi dito.
Dá-se demasiada importância aos machos e pouca importância às fêmeas. Ainda sou novo neste mundo, mas ao que me parece é que sendo ambos os pais responsáveis por 50% das características dos cachorros, se está a dar demasiada importância ao macho, quase como que se a fêmea pudesse ser "uma qualquer" desde que o macho seja bom.
Netherwing Escreveu:
shutterfly Escreveu:Concordo inteiramente com o que aqui foi dito.
Dá-se demasiada importância aos machos e pouca importância às fêmeas. Ainda sou novo neste mundo, mas ao que me parece é que sendo ambos os pais responsáveis por 50% das características dos cachorros, se está a dar demasiada importância ao macho, quase como que se a fêmea pudesse ser "uma qualquer" desde que o macho seja bom.
Nem mais... é uma visão redutora das coisas.
Femeas de topo são uma mais valia incontornavel! :)

Como é óbvio teoricamente macho (pai) e femea (mae) sao em parte e de certa forma responsáveis por 50% das características genéticas que formam e compoem um cachorro destes descendentes em primeira geraçao. No entanto também é certo e sabido dos mais entendidos e ajuizados da questao que aqui segue, que o fénotipo de um cachorro para além de ser influencia pelos genes herdados e contidos na sua carga genética este mesmo fénotipo também sofre influencia daqueles seus genes que dos restantes genes que o compoem sejam maioritariamente dominantes para as características em causa que geralmente se procuram apurar ou fixar em algumas linhas de sangue. Pois quanto maior e forte for a dominancia de alguns e de certos genes comparativamente a outros ditos de mais fracos ou recessivos relativamente aos primeiros, maior será entao o desempenho dos referidos dominantes no seu influenciar preponderante do fénotipo dos exemplares que acabam por ostentar a posse desses mesmos genes nas suas bagagem genéticas. Assim sendo e se tivermos em conta que as diversas linhas de sangue da raça se estudam através dos machos e nao pelas femeas, quanto mais nao seja pelo facto de que uma femea ao longa da sua vida e numa carreira reprodutiva activa geralmente só e unicamente terá oportunidade de dar a luz a um numero muito limitado de cachorros contrariamente ao que acontece com os machos em procriaçao que tem a possibilidade de deixarem o seu legado genético a um imensurável numero de cachorros filhos. Logo os machos tenham aqui na questao da procriaçao um papel mais preponderante a ter-se em conta do que aquele que se procura evidenciar ou acreditar das femeas vocacionadas para a procriaçao. Muitos sao os grandes criadores de sucesso da raça que acreditam que das femeas basta-lhes que estas deixem que sejam os machos a terem a preponderancia no influenciar do fénotipo dos cachorros com maior incidencia para estas serem entao tidas ou consideradas como cadelas de excepçao e óptimas reprodutoras. Tanto assim que nas respeitantes nacionais de cria de cada pais membro da WUSV assim como na própria Siegerschau Alema o que se avalia dos grupos de reproduçao sao as características dos machos reprodutores através dos seus filhos e nao o das femeas, sendo que os melhores grupos e os mais bem classificados sao sempre aqueles que mostram maior homogeneidade entre eles e parecença como o fénotipo do pai, isto sem esquecermos que os grupos de reproduçao de cada macho procriador a concurso devem de ser formados oriundos a partir de diferentes cadelas por conseguinte as femeas tenham todas elas aqui que assumirem um papel menos preponderante do que o dos machos. Logo eu ter mencionado que o meu conceito de boa femea era e cito:
"A cadela deve ser limpa ou seja sem grandes defeitos, essa cadela deve ostentar isenção de displasia da anca e do cotovelo dentro dos 3 graus admissíveis, ter BH e uma prova de trabalho RCI ou SchH, Apto de cria para Portugal ou Korüng. Essa femea deve ter bons instintos reprodutores e partos fáceis, deve ser boa mãe e deixar que sejam os machos a marcarem na cria e não ela"
Independentemente disto ser uma visao redutora ou nao o certo é que as femeas de topo para a cria sao mesmo as que pouco ou nada iram influenciar esta com os seus próprios genes mas sim aquelas que iram deixar ou fazer com que sejam os machos que se lhe apresentaram a faze-lo!
<p>Vindo do passado, galopando no presente a caminho do futuro. Criando Pastor Alem&atilde;o - Fazendo Amigos. </p>
<p>Cumprimentos </p>
<p>Vitor Oliveira</p>
DrSun
Membro Júnior
Mensagens: 48
Registado: quarta jan 13, 2010 7:49 pm

quarta set 14, 2011 10:21 am

Felizmente existem criadores com uma opinião diferente da sua Sr. Vitor Oliveira!
Na minha opinião as fêmeas são até mais importantes do que os machos!
É por causa de pessoas que se preocupam mais com os machos, que por norma é o que vende, são o "cartão de visita", é que há muita "porcaria" por aí!
Felizmente os grandes nomes das chamadas "Linhas de Trabalho" sabem da importância das fêmeas e graças a eles ainda existem bons Pastores alemães, são poucos mas bons!
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”