PA ataca gado?

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
ssdaads
Mensagens: 9
Registado: quinta ago 25, 2011 11:09 pm

sábado set 24, 2011 1:43 pm

Tenho um PA de 10 meses, e queixaram-se que este mordeu um cordeiro da zona. É natural? Eu pensava que os PA tinham o instinto de proteger o gado.

Também queria saber o que posso fazer para que ele não fuja de casa, visto que agora um outro cão o vem buscar chegando a estar 1/2 dias fora. Sendo que preferia não o prender com correntes.
daktari
Membro Veterano
Mensagens: 608
Registado: segunda jan 07, 2002 12:38 am

sábado set 24, 2011 3:18 pm

ssdaads Escreveu:Tenho um PA de 10 meses, e queixaram-se que este mordeu um cordeiro da zona. É natural? Eu pensava que os PA tinham o instinto de proteger o gado.

Também queria saber o que posso fazer para que ele não fuja de casa, visto que agora um outro cão o vem buscar chegando a estar 1/2 dias fora. Sendo que preferia não o prender com correntes.
Como é óbvio independentemente da maioria dos PAs terem bons instintos
para a pastorícia isso nao impede que estes tenham que serem treinados para o efeito!
Por outro lado os caes nao sao para andarem a deambularem por todo e qualquer sitio sem ninguém que os controle.
Por ter tido acesso a outras participaçoes suas aqui da arca pode aperceber-me que o seu cao ao que entendi das mesmas e até desta aqui agora colocada, parece –me que o mesmo permanece a solta sem muros ou vedaçoes que lhe delimitem o seu próprio espaço ou território, o que já de si nao me pareça ser uma situaçao muito aconselhável.
Pessoalmente acho que nao é boa politica possuirmos animais que ficam a solta entregues a eles próprios em espaços que nao lhe delimitam por vedaçoes capazmente fechadas a via publica daqueles que deveriam ser os dele ou dos seus donos. Os donos desprevenidos e descuidos em relaçao aos animais que possuem acabam tende problemas com os mesmos.
<p>Vindo do passado, galopando no presente a caminho do futuro. Criando Pastor Alem&atilde;o - Fazendo Amigos. </p>
<p>Cumprimentos </p>
<p>Vitor Oliveira</p>
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado set 24, 2011 6:16 pm

E ter um cão acorrentado no exterior também não tem jeito nenhum, mais vale não ter animais!

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

ssdaads
Mensagens: 9
Registado: quinta ago 25, 2011 11:09 pm

sábado set 24, 2011 9:16 pm

Não estão a entender.
O cão não está num sítio aberto. É assim: é um terreno com uma dimensão considerável, inserido numa aldeia, o que é relevante, pois nas aldeias normalmente há muitos cães à solta. Quando o cão se perdeu, coisa que não voltou a acontecer, o terreno ainda não estava totalmente vedado, no entanto já estavam pessoas contratadas para o serviço que já tinham começado, bastante antes. Mas estes apenas trabalham nisto aos sábados, e a maior parte dos sábados não vêm trabalhar. Por esta razão, alguma vedação foi colocada por nós, de maneira provisória. Por ser provisória, os cães acabam por arranjar algumas maneiras de entrar/sair, embora elas sejam cada vez menos.
Ou seja, caso o cão fosse para ficar preso nunca seria num sítio aberto, visto que a propriedade está fechada. Agora ele só costuma sair quando um outro cão aparece aí. O que eu precisava, é que ele resistisse a ir com o outro cão. Nem sempre as acusações têm sentido, embora talvez parte da culpa seja nossa. Já agora, ele é um cão meigo que não faz mal às pessoas. E continuo intrigado acerca do gado, alguém conhece histórias de PA que atacaram gado?
Vizouk
Mensagens: 3
Registado: segunda set 19, 2011 9:31 pm

domingo set 25, 2011 11:37 am

ssdaads Escreveu:Não estão a entender.
O cão não está num sítio aberto. É assim: é um terreno com uma dimensão considerável, inserido numa aldeia, o que é relevante, pois nas aldeias normalmente há muitos cães à solta. Quando o cão se perdeu, coisa que não voltou a acontecer, o terreno ainda não estava totalmente vedado, no entanto já estavam pessoas contratadas para o serviço que já tinham começado, bastante antes. Mas estes apenas trabalham nisto aos sábados, e a maior parte dos sábados não vêm trabalhar. Por esta razão, alguma vedação foi colocada por nós, de maneira provisória. Por ser provisória, os cães acabam por arranjar algumas maneiras de entrar/sair, embora elas sejam cada vez menos.
Ou seja, caso o cão fosse para ficar preso nunca seria num sítio aberto, visto que a propriedade está fechada. Agora ele só costuma sair quando um outro cão aparece aí. O que eu precisava, é que ele resistisse a ir com o outro cão. Nem sempre as acusações têm sentido, embora talvez parte da culpa seja nossa. Já agora, ele é um cão meigo que não faz mal às pessoas. E continuo intrigado acerca do gado, alguém conhece histórias de PA que atacaram gado?
Um pastor alemão que não tenha tido relacionamento com "gado" poderá atacar principalmente ovelhas/cabras, acho difícil que tenha atacado gado bovino por exemplo.
PCSV
Membro Veterano
Mensagens: 395
Registado: domingo jul 05, 2009 9:38 pm

domingo set 25, 2011 12:45 pm

alguém conhece histórias de PA que atacaram gado?

Amigo calma... o facto e que e normal tenho a minha PA e ela e um terror... por vezes nem tendem de principal objetivo de magoar mesmo, mas sim brincadeira que na forma deles e mais agressiva... não tem nada por se preocupar tanto!
ssdaads
Mensagens: 9
Registado: quinta ago 25, 2011 11:09 pm

domingo set 25, 2011 1:45 pm

Ok, também quando referi gado, neste caso foi um cordeiro. O que me disseram foi que até pode ter sido na brincadeira, embora nada tenha acontecido ao cordeiro.
Já agora, têm sugestões para evitar que ele saia com outros cães? Se há algum treino que se possa dar ou assim.

Obrigado pelo esclarecimento
daktari
Membro Veterano
Mensagens: 608
Registado: segunda jan 07, 2002 12:38 am

domingo set 25, 2011 8:45 pm

ssdaads Escreveu:Ok, também quando referi gado, neste caso foi um cordeiro. O que me disseram foi que até pode ter sido na brincadeira, embora nada tenha acontecido ao cordeiro.
Já agora, têm sugestões para evitar que ele saia com outros cães? Se há algum treino que se possa dar ou assim.

Obrigado pelo esclarecimento


Se o deixar de castigo (fechado em casa) sem a mesada vai ver que ele deixa de sair com os amigos. :oops: :o :lol: :lol: :lol: :roll: :idea: :arrow: 8)!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :wink:
<p>Vindo do passado, galopando no presente a caminho do futuro. Criando Pastor Alem&atilde;o - Fazendo Amigos. </p>
<p>Cumprimentos </p>
<p>Vitor Oliveira</p>
Arturcruz
Mensagens: 2
Registado: quarta nov 12, 2008 11:50 am

segunda set 26, 2011 4:34 pm

Boa tarde a todos e os meus melhores cumprimentos nesta minha " primeiríssima " como dizem os " macanudos".
Já estou inscrito há vários anos embora nunca me tenha estreado na conversa , mas sigo regularmente o que se passa pois sempre gostei muito dos P.As. desde criança e já não o sou hà muito tempo. Para mim não são uma raça de cães, são sim A Raça de Cães. Mas enfim, feitas as apresentações , queria apenas dizer-vos que tenho um casal de P As, pretos, que são a luz dos meu olhos (depois da minha filha claro), num terreno aonde faço alguma cultura e tenho alguns patos e galinhas.
Se com a Sasha, cadela com cerca de 3 anos nunca houve qualquer espécie de problemas com os animais, muito antes pelo contrário, pois quando se encontra com o cio fica fechada com as galinhas e os patos, tendo estes uma abertura na porta para sairem e entrarem, quando querem, já com o Alf, cavalheiro com 1 ano,por duas vezes resolveu divertir-se com as galinhas e os patos. Assim : Uma vez por descuido meu, a porta que dá acesso ao galinheiro e ao terreno circundante ficou aberta e não fosse um alerta de um vizinho para o meu colega de " agricultura) não teria sobrado muito. Eram patos e galinhas a tirarem o Brevet de Piloto sem nenhum conhecimento de aéronautica. Resultado 2 patos e 2 galinhas mortas , e várias feridas.
Depois de nos termos posto mais á coca com o bichinho, pensámos que já lhe tinham passado aqueles apetites.
Mas não. Na noite de 19 para 20 deste mês, o cavalheiro que costuma andar á solta no terreno, decidiu pular a cerca do galinheiro e matou 4 galinhas e 4 patos.. Fora outros que deixou em mau estado e que estão de quarentena. Assim, não me posso fiar nele já falei para uma escola perto de mim, mas claro que precisam de ganhar a vida e o curso básico fica pelos 250 €. Não digo que a escola não os mereça mas ..... o tempo é pouco :D
Ganhei coragem para vos falar hoje, apenas para explicar o que se passou com o meu ALF, não querendo dizer, que sujeitos a adequado treino, não possam conviver com outros animais, mas acho que os PAs consideram os outros bichos abaixo deles na " escala Social " e aí deverá haver intervenção de técnicos.
Ou então como infelizmente tive de fazer ao meu, fica preso á corrente...
Aceitem os meus melhores cumprimentos.
PS. vou tentar colocar algumas fotos.
zeca2
Membro Veterano
Mensagens: 553
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

segunda set 26, 2011 5:32 pm

O comportamento do seu cão não tem a ver com "escalas sociais" mas sim com instinto de presa e de caça. Sem conhecer o caso concreto, arrisco-me a dizer que a sociabilização que lhe deu não previu esse tipo de comportamento, pelo que o cão segue apenas os seus instintos, que não foram devidamente condicionados.

Recondicionar este tipo de comportamento exige tempo, paciência e alguém que saiba o que está a fazer, para não se correr o risco de agravar o problema ou arranjar outros piores... daí que a assessoria de alguém credenciado seja realmente a melhor solução.

Por último: um PA (aliás, nenhum cão) deve estar preso com corrente, e ainda mais se antes não foi sujeito a esse tipo de vida. Só irá agravar o problema e arranjar-lhe outros.

Cumprimentos

JC
Arturcruz
Mensagens: 2
Registado: quarta nov 12, 2008 11:50 am

terça set 27, 2011 1:10 pm

Obrigado.
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”