Linebreeding\inbreeding\crossbreading

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
erdnaxela1
Membro Júnior
Mensagens: 21
Registado: segunda nov 28, 2011 10:33 am
Localização: Akira, Border Collie
Tsuki, PA

quinta dez 01, 2011 10:02 pm

Este assunto é extremamente complexo e controverso pelo que já me pude aperceber...
Linebreeding: reprodução entre indivíduos, avô\neta, avó\neto, tio\sobrinha, sobrinho\tia, primo\prima, etc.
Inbreeding: reprodução entre individuos, pai\filha, mãe\filho, irmão\irmã, meio irmão\meio irmã.
Crossbreading: reprodução entre indivíduos sem qualquer relacionamento genético anterior.

Qualquer um dos 3 tens vantagens e contras, se bem que a meu ver nesta altura o crossbreeding seja o "menos arriscado" dos 3, e me parece também que seja o mais utilizado nos cruzamentos dos PA.

Na procura de um PA de trabalho encontrei um cruzamento em que existe 1 elemento comum aos 2 reprodutores, 1 cão é avô do macho e da fêmea a reproduzir, o que pelo que já consegui perceber não terá grande importância(ou pelo menos um risco muito reduzido), não sendo inbreeding, pergunto se será considerado linebreeding ou crossbreading? Ou algum cruzamento indefenido...

Se alguém me puder explicar o significado dos resultados que aparecem no pedigree de cada cachorro agradeço... é que não percebo aqueles 5-5, 5-5,5, 4-4, etc... retirei os nomes dos cachorros para não gerar polémicas com este ou aquele criador, dado que os mesmos se referem ao cruzamento (mating check) dos PA referidos no parágrafo anterior.

Linebreeding - 5 generations
5 - 5...
5 - 5...
5 - 5,5.
4 - 4...
4 - 4...
5 - 5...
3 - 3...

Alguém me sabe dizer porque apenas se referem a "linebreeding" no pedigree database, quando o que mais se vê é crossbreeding?

Alguém me pode indicar um link onde se "traduza" as siglas Checas? não percebo nada daquilo...
:oops:

Desculpem lá tanta dúvida!

Alexandre
zeca2
Membro Veterano
Mensagens: 553
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

sexta dez 02, 2011 5:06 pm

Consanguinidade do cão X sobre o cão Y: (3 - 3,4)

Do lado direito do traço indica-nos a metade paterna do pedigree - significa que o cão Y aparece como avô do pai de X

Do lado esquerdo do traço indica-nos a metade materna - (3,4) significa que o cão Y é avô e bisavô da mãe de X.

Nos clubes da WUSV não são permitidas consanguinidades mais próximas do que 2-3 ou 3-2.

O linebreeding e o inbreeding seguem os mesmos princípios variando apenas no grau de consanguinidade dos reprodutores, que é mais fechado no inbreeding.

O out-crossing significa que não há consanguinidade pelo menos até à 5ª geração.

Os 3 métodos são ferramentas à disposição do criador, permitindo fixar características desejáveis com tanta mais facilidade quanto maior fôr a consanguinidade existente. O problema das consanguinidades é que fixam não só virtudes como também defeitos, pelo que devem ser utilizadas com muito cuidado.
erdnaxela1
Membro Júnior
Mensagens: 21
Registado: segunda nov 28, 2011 10:33 am
Localização: Akira, Border Collie
Tsuki, PA

segunda dez 05, 2011 6:47 pm

Assim torna-se mais fácil perceber, obrigado Sr. José Carlos.
O problema das consanguinidades é que fixam não só virtudes como também defeitos, pelo que devem ser utilizadas com muito cuidado.
Que é precisamente o caso do inbreeding, sendo por isso tão polémico.
Alexandre
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”