Catabolismo - o meu cão está a ficar velhote!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
srYuki
Membro Veterano
Mensagens: 1421
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Localização: Amy (Cavalier KC 5,5anos)
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sexta fev 10, 2012 10:07 pm

Também tenho um dálmata de 10 anos e meio e há dias observei que, nos quartos traseiros, após a definição do músculo da coxa não havia um prolongamento harmonioso da massa corporal até ao lombo. Ou seja, após a definição do músculo da coxa, a massa corporal recolhe para junto do osso. Fica com um aspecto meio quadrado naqueles ossos do quadrante traseiro.

Comentei com o veterinário que me disse que entrou em processo de "Catabolismo". Ou seja, à semelhança de nos velhotes humanos, ocorre uma perda significativa de massa corporal, nos últimos anos.

Para mim parece estranho, porque ele não apresenta qualquer sinal de perda de vitalidade e corre para todo o lado, da mesma maneira. Mas acredito que dentro de alguns uns meses ele comece a apresentar dores ao sentar, levantar.

A título informativo, a única recomendação que temos é para lhe darmos ração senior, porque tem menos proteína, para poupar os rins.

Alguém quer comentar este processo do "catabolismo"?
sxmota
Membro Veterano
Mensagens: 1090
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

sábado fev 11, 2012 12:48 am

catabolismo é um dos processos do metabolismo. No catabolismo, o corpo "consome-se": primeiro vão as reservas de açúcares, depois as de gordura, finalmente a proteína, com o desaparecimento da massa muscular. Ou seja, a energia não é obtida através de alimento, mas através do próprio corpo, que começa a definhar. A energia gasta não é reposta, o processo de renovação celular torna-se muito mais lento e reduzido. O processo inverso é o anabolismo, bem notório nos animais jovens, que parecem "rotos" a comer e são activos e musculados, em crescimento tudo é aproveitado e necessitam de elevadas doses de energia, com crescimento celular acelerado. É por isso que as neoplasias cotumam ser muito mais graves e agressivas nos animais jovens e de progressão lenta nos idosos, ao passo que a debilidade muscular e óssea, a par da "desaceleração" do metabolismo, com diiculdades digestivas, mau funcionamento dos órgãos, ocorre essencialmente na velhice. Encontra uma boa explicação na wikipedia. :)
Babaorum
Membro Veterano
Mensagens: 800
Registado: domingo out 31, 2010 6:09 pm

sábado fev 11, 2012 7:47 am

srYuki Escreveu: A título informativo, a única recomendação que temos é para lhe darmos ração senior, porque tem menos proteína, para poupar os rins.
Se o animal está a perder massa muscular e você lhe vai diminuir a proteína, o que é que acha que vai acontecer?
<p>I see dumb people.&nbsp;They don't see each other. They only see what they want to see. They don't know they're dumb. I see them all the time. They're everywhere. &nbsp;</p>
srYuki
Membro Veterano
Mensagens: 1421
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Localização: Amy (Cavalier KC 5,5anos)
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sábado fev 11, 2012 12:40 pm

Obrigado sxmota.
Resposta muito interessante.
Obrigada.

Babaorum
[Editado pela moderação]
Ora se foi o veterinário que disse!! E o sr. mesmo pode verificar a redução de proteína nas rações "senior" ou + de 7 anos.

Arrisco a dizer (corrijam-me por favor, porque estou a deduzir) que será porque independentemente da proteína consumida, esta não é sintetizada pelo organismo. Ora, quanto mais pior, porque vai ser filtrada nos rins que entram em sobrecarga. Segundo o veterinário, a maior parte dos cães mais velhos acabam por morrer, mas por falência renal.

O cão que tive antes deste não passou por este processo de "velhice". Enquanto tem vitalidade não há problema. Não sei é quanto tempo se vai aguentar assim..
kittten
Membro Veterano
Mensagens: 2388
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

sábado fev 11, 2012 1:29 pm

SrYuki, A babaorum, sabe exactamente de que está a falar!!!!
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Praziquantel
Membro Veterano
Mensagens: 892
Registado: quarta set 28, 2011 11:19 pm

sábado fev 11, 2012 2:03 pm

Muito francamente sugeria uma segund aopinião em outro veterinario
srYuki Escreveu:Também tenho um dálmata de 10 anos e meio e há dias observei que, nos quartos traseiros, após a definição do músculo da coxa não havia um prolongamento harmonioso da massa corporal até ao lombo. Ou seja, após a definição do músculo da coxa, a massa corporal recolhe para junto do osso. Fica com um aspecto meio quadrado naqueles ossos do quadrante traseiro.

Comentei com o veterinário que me disse que entrou em processo de "Catabolismo". Ou seja, à semelhança de nos velhotes humanos, ocorre uma perda significativa de massa corporal, nos últimos anos.

Para mim parece estranho, porque ele não apresenta qualquer sinal de perda de vitalidade e corre para todo o lado, da mesma maneira. Mas acredito que dentro de alguns uns meses ele comece a apresentar dores ao sentar, levantar.

A título informativo, a única recomendação que temos é para lhe darmos ração senior, porque tem menos proteína, para poupar os rins.

Alguém quer comentar este processo do "catabolismo"?
NicaJunior
Membro Veterano
Mensagens: 826
Registado: terça jul 13, 2010 1:43 pm

sábado fev 11, 2012 2:47 pm

[Editado pela moderação]

Deixo-lhe uma sugestão: procure uma segunda opinião. Mal não fará...
Primeiro, levaram os comunistas
e eu nada disse, porque não era comunista

Depois, levaram os sindicalistas
e eu nada disse, porque não era sindicalista

Depois, levaram os judeus
e eu nada disse, porque não era judeu

Depois, levaram-me a mim
e já não havia ninguém que me pudesse defender

Martin Niemöller
sxmota
Membro Veterano
Mensagens: 1090
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

sábado fev 11, 2012 4:01 pm

bem diz o meu vet: "quanto menos informação, melhor". Francamente, falar em catabolismo parece-me algo desadequado, sobretudo quando se fala com leigos e não se explicam muito bem os conceitos. Por acaso esta conversa sobre os processos do metabolismo ocorreu com o meu vet, há tempos atrás, a propósito de uma das minhas gatas, com 11 anos, que teve de fazer uma destartarização. A gata andava cheia de dores, com a gengiva muitíssimo inflamada, e estava a "ganhar medo" à ração, porque se magoava a comer. Estava também a começar a emagrecer - na impossibilidade de comer o suficiente, o corpo estava a recorrer às suas reservas. Com a destartarização e o combate à infecção, as dores desapareceram, recomeçou a alimentar-se bem, iniciando primeiro uma dieta hipercalórica, para uma recuperação rápida, e fazendo a transição gradual para a sua ração, passando pelo consumo de ração específica para o trato gastrointestinal. O metabolismo reequilibrou-se. Ora, um animal idoso tem de estar "em forma": gordo demais tem problemas, magro demais também. Se o seu cão apenas perdeu alguma massa muscular mas não está magro, não faz sentido falar em "catabolismo", basta falar em envelhecimento. Claro que as necessidades de um idoso são diferentes, daí a ração adequada, bem como a adequação do exercício físico. O corpo muda, veja aqueles atletas séniores, mesmo com dietas e exercício adequado, perdem massa muscular. É normal. Se o cão se comporta "como um jovem", se não o nota "velho", se está com a actividade e o apetite de sempre, se não está magrinho, não faz sentido reduzir-lhe o aporte energético nem falar em catabolismo.
lsgl
Membro Veterano
Mensagens: 1085
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

sábado fev 11, 2012 9:31 pm

Sou da opinião de que um dono informado é um dono prevenido.
É preciso é donos receptivos e com sentido critico, não se pode aceitar tudo o que é dito só porque sim sem questionar se faz ou não sentido; e profissionais que consigam passar a mensagem em linguagem simples, caso não consigam aí sim, é preferível não dizerem nada para não lançar confusão na cabeça dos donos.

Em relação ao tópico em si, se fosse a si pedia uma segunda opinião (de preferência noutra clinica).
Pinguicula
Membro
Mensagens: 124
Registado: segunda fev 06, 2012 9:29 am

segunda fev 13, 2012 3:29 pm

srYuki Escreveu:E o sr. mesmo pode verificar a redução de proteína nas rações "senior" ou + de 7 anos
Incorrecto e passo a expressão. Uma boa ração sénior apresenta um nível mais elevado de proteína e menor de gordura. Uma má ração é o salve-se quem tiver pernas.
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Mensagens: 11414
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

segunda fev 13, 2012 5:49 pm

kittten Escreveu:SrYuki, A babaorum, sabe exactamente de que está a falar!!!!

x2!
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
zitapets

terça fev 14, 2012 3:16 pm

O tópico foi editado. Por favor consultar as regras de utilização do tópico.
Responder

Voltar para “Cães”