Compra Pastor Alemão

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
nunosousa84
Mensagens: 10
Registado: sexta abr 06, 2012 4:43 pm

sexta abr 06, 2012 6:15 pm

Viva,

Pretendo comprar um Pastor Alemão. Mas gostaria de colocar algumas questões e do vosso auxilio.
É a primeira vez que adquiro um cão da raça, mas já me apercebi que existem pelo menos duas distinções/linhas: a de beleza e de trabalho. Tanto quanto entendi varia sobretudo o perfil físico/porte, mas também a capacidade/apetência de trabalho e penso que o temperamento. A minha ideia é ter um cão companheiro de jornadas, com apetências de guarda/defesa, sociável com a família e conhecidos. Questão: Devo levar em conta a diferenciação das linhas na escolha ou é tudo uma questão de educação?
Outra questão tem a ver com algumas características físicas. Tenho lido bastante acerca da tendência (creio que em ambas as linhas Americanas e Alemãs de beleza), para demonstrarem por vezes um dorso de perfil exageradamente arqueado e traseira rebaixada fragilizando o apoio/movimentação/resposta das patas e as articulações (assim como a coluna). Devo levar em conta este pormenor na escolha do cachorro, faz sentido estas afirmações em termos do panorama da criação em Portugal?
Quais os parâmetros básicos que devo procurar na escolha (tirando as perguntas/dúvidas ao próprio criador)?
Uma ultima questão: tenho visto algumas disparidades quanto aos preços por cachorro, normalmente tem a ver com a dimensão do criador, o facto de estar inscrito ou no PACP, entre outros pormenores,... Pergunto: faz sentido optar por um destes criadores e pagar um preço algo elevado ou existem opções de criadores também honestos, dedicados e com ninhadas de "qualidade" mas com preços mais razoáveis? Aqui no norte vê-se ambas as opções.

Desde já agradeço toda a ajuda
Abraços
Nuno
zeca2
Membro Veterano
Mensagens: 553
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

sexta abr 06, 2012 6:56 pm

As respostas às questões que coloca são sempre controversas, no entanto deixo-lhe a minha opinião, que vale o que vale:

Linhas de beleza ou linhas de trabalho:nas segundas em mais hipoteses de conseguir um bom cão de guarda; boa companhia encontra em qualquer delas.

Criadores do clube de raça:por cumprirem normas de criação, estes asseguram-lhe pelo menos:

- que os pais da ninhada não são portadores de displasia média ou grave;
- que os pais da ninhada têm pelo menos o BH (prova de cão de companhia)
- que os pais da ninhada têm pelo menos um MB em rovas de morfologia.

Todos estes requisitos podem, também, ser assegurados por criadores não pertencentes ao clube, desde que os comprovem documentalmente.

Garantias quando a doenças genéticas pode pedi-las (aconselho por escrito) quer a ns, quer a outros.

Preços - não dependem de ser ou não ser do clube, mas dos custos e qualidade da ninhada, pelo que variam bastante, digamos de 400 a 1.000 euros).

Espero ter ajudado.

JC
nunosousa84
Mensagens: 10
Registado: sexta abr 06, 2012 4:43 pm

sexta abr 06, 2012 8:23 pm

Obrigado JC. Na realidade eu não pretendo ser muito exigente em parâmetros de avaliação, apenas criar um cão saudável e sobretudo apostar na educação. Parece-me no entanto que a raça pastor alemão tem sofrido uma grande pressão quanto à selecção de características genéticas favoráveis a determinadas objectivos/propósitos, é por isso que coloco as questões que coloquei.
Eu por exemplo tenho um Husky, que parto do principio totalmente diferente do pastor alemão em temperamento/atitude, etc... no entanto apostei na sua educação/saúde e até hoje tenho um cão quase a fazer 14 anos que é verdadeiramente um membro da família. A sua educação não foi fácil, sem dúvida, mas consegui com disciplina. Confesso que o meu interesse pelo pastor alemão surgiu não só pela necessidade de um cão que tivesse uma maior apetência para guarda (fisicamente, etc...) mas sobretudo porque tive oportunidade de ver um a trabalhar na guarda/comando de um rebanho o que achei verdadeiramente impressionante. Inteligente, sociável, alerta, prestável, energético, pronto.
Com tanta escolha hoje em dia fica sempre difícil seleccionar um criador que reúna ambas a qualidade e o preço, digo eu, talvez sem grande conhecimento. EM relação ao preço na realidade consigo por menos que 400 €, diria mesmo que se arranja por 150 €. Abraço.
zeca2
Membro Veterano
Mensagens: 553
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

sábado abr 07, 2012 10:09 am

EM relação ao preço na realidade consigo por menos que 400 €, diria mesmo que se arranja por 150 €
Caro Nuno, se pesquisar no olx (coisa que já deve ter feito, presumo eu...) vai concerteza encontrar cachorros com LOP (se não tiverem LOP são rafeiros) por esse preço. Eu quanto a isso não me pronuncio, cada um vende ao preço que achar correcto. Cabe ao comprador verificar a qualidade/preço, sendo que normalmente a maior qualidade corresponde um maior preço. Mas esta é a conclusão lógica,não quer dizer que não haja desvios a esta regra.

Boa sorte com o seu novo amigo.

JC
daktari
Membro Veterano
Mensagens: 608
Registado: segunda jan 07, 2002 12:38 am

sábado abr 07, 2012 12:50 pm

nunosousa84 Escreveu:Obrigado JC. Na realidade eu não pretendo ser muito exigente em parâmetros de avaliação, apenas criar um cão saudável e sobretudo apostar na educação. Parece-me no entanto que a raça pastor alemão tem sofrido uma grande pressão quanto à selecção de características genéticas favoráveis a determinadas objectivos/propósitos, é por isso que coloco as questões que coloquei.
Eu por exemplo tenho um Husky, que parto do principio totalmente diferente do pastor alemão em temperamento/atitude, etc... no entanto apostei na sua educação/saúde e até hoje tenho um cão quase a fazer 14 anos que é verdadeiramente um membro da família. A sua educação não foi fácil, sem dúvida, mas consegui com disciplina. Confesso que o meu interesse pelo pastor alemão surgiu não só pela necessidade de um cão que tivesse uma maior apetência para guarda (fisicamente, etc...) mas sobretudo porque tive oportunidade de ver um a trabalhar na guarda/comando de um rebanho o que achei verdadeiramente impressionante. Inteligente, sociável, alerta, prestável, energético, pronto.
Com tanta escolha hoje em dia fica sempre difícil seleccionar um criador que reúna ambas a qualidade e o preço, digo eu, talvez sem grande conhecimento. EM relação ao preço na realidade consigo por menos que 400 €, diria mesmo que se arranja por 150 €. Abraço.
Se procurar bem e com um bocado de sorte vai ver que vai encontrar quem lhe dê o cachorro e que lhe paga para você o levar, ficando esse suposto intitulado criador mesmo assim a dever-lhe um grande favor!
<p>Vindo do passado, galopando no presente a caminho do futuro. Criando Pastor Alem&atilde;o - Fazendo Amigos. </p>
<p>Cumprimentos </p>
<p>Vitor Oliveira</p>
nunosousa84
Mensagens: 10
Registado: sexta abr 06, 2012 4:43 pm

sábado abr 07, 2012 1:23 pm

Ok. Agradeço os comentários.
Ao pesquisar sobre a raça achei interessante as "sub linhagens" (se o termo está correcto) que existem:
Linha de Trabalho
- West German Shepard
- DDR (East German Shepard)
- Czech
- Belga
- Holandês

Aqui em Portugal (especialmente no norte) é possível encontrar criadores destas linhas? Eu realmente já ouvi falar no Pastor Alemão Lobeiro não sei se diz respeito à linhagem de Leste (DDR e/ou Checa)? Teria bastante interesse em visitar criadores destas linhas.
Abraços
nunosousa84
Mensagens: 10
Registado: sexta abr 06, 2012 4:43 pm

terça abr 10, 2012 5:20 pm

Viva. Se alguém me puder indicar bons criadores de Pastor Alemão, linha de trabalho, na zona norte agradecia. Pode ser por PM. Não precisa ser um criador em especifico pode ser uma pequena lista daqueles que são confiáveis, honestos e profissionais na vossa opinião e experiência. Alguns criadores particulares tem me alertado para ter cuidado com trocas/falsificações de LOP, ausência do certificado de displasia, etc..., tem havido muitos problemas deste género, é comum?

Da minha pesquisa encontrei as seguintes referências:
- Paolo Picariello
- Von Haus Gaia (Serafim Sousa)

Abraços
zeca2
Membro Veterano
Mensagens: 553
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

quarta abr 11, 2012 2:24 pm

EM relação ao preço na realidade consigo por menos que 400 €, diria mesmo que se arranja por 150 €
Caro Nuno, se está convencido que arranja um cachorro por 150 euros num criador "bom, honesto, confiável e profissional", é porque não faz a mais pequena ideia do que é a criação de PAs... Aconselho-o a recolher informação adequada antes de se abalançar na compra de um cachorro.

JC
nunosousa84
Mensagens: 10
Registado: sexta abr 06, 2012 4:43 pm

quarta abr 11, 2012 5:15 pm

Já pus de parte essa questão dos 150 €, melhor analisado e com contactos feitos percebo que por menos de 400 € está fora de questão, alias diria mesmo 500 €. Da-me a entender que ofertas realmente há muitas mas bater nas certas torna-se mais melindroso. Agradecia que me pudessem pelo menos ajudar organizar uma pequena lista de criadores na vossa opinião verdadeiramente confiáveis. Sem duvida que se não fosse pelo facto de andar à procura de uma linha de trabalho já tinha feito a minha opção pelo "Casa do Bento", não só pelo facto de ser perto de mim como me ter parecido correcto e profissional. Abraços.
Ziva2011
Membro
Mensagens: 130
Registado: quarta set 28, 2011 12:59 pm

quinta abr 12, 2012 3:54 pm

Boa tarde,

quero felicitá-lo pela escolha desta magnífica raça...


Apenas um conselho....procure bem, não tenha pressa, peça a documetação dos pais, visite todos os que puder e....

boa escolha...!

Secalhar não perdia nada em visitar os criadores de linha de beleza, via como era esse mundo....poderão aconselhar alguns de linha de trabalho...e a "casa do bento" é um bom criador, poderá indicar-lhe bons criadores e aconselhá-lo!

Um bom criador não quer o "cliente" só para si, portanto um bom criador irá ajudá-lo!
luigi34
Membro Júnior
Mensagens: 16
Registado: quinta mar 29, 2012 2:56 pm

quinta abr 12, 2012 7:00 pm

Ziva2011 Escreveu: Secalhar não perdia nada em visitar os criadores de linha de beleza, via como era esse mundo....poderão aconselhar alguns de linha de trabalho...e a "casa do bento" é um bom criador, poderá indicar-lhe bons criadores e aconselhá-lo!

Um bom criador não quer o "cliente" só para si, portanto um bom criador irá ajudá-lo!
Nem mais, tirou-me as palavras da boca.
Aconselho exactamente isso, visitar os principais criadores aí da zona do Porto e eles aconselhar-lhe-ão, certamente, criadores de linha de trabalho. A Casa do Bento é uma excelente casa de Pastores Alemães e o seu proprietário uma óptima pessoa, extremamente acessível.

Contacte igualmente o PACP e o CPC e peça-lhes informação de criadores de linha de trabalho.

Boa sorte.
Pastor alemão - o melhor cão do Mundo!
nunosousa84
Mensagens: 10
Registado: sexta abr 06, 2012 4:43 pm

segunda abr 23, 2012 6:48 pm

Viva. Já adquiri o novo companheiro. Queria agradecer a todos pelos comentários e opiniões. Entretanto algumas coisas que notei e me estão a preocupar um pouco: o cachorro tem a tendência a comer as próprias fezes, por vezes é difícil evitar pois não estou por perto para limpar. Por outro lado ele parece-me um pouco magro, ossos salientes na zona das ancas. Tem 2 meses e pesa cerca de 4 Kg. Tem feito um misto de fezes mais consistentes com uma diarreia pastosa. Ele não tem comido tudo o que lhe deito, se comer metade do que ponho na tigela já é pedir muito. Estou a dar ração Happy Dog Supreme. Tenho-o à 2 dias. Se reconhecerem algum destas situações agradecia uma ajuda.

Já agora em alternativa a esta ração alguém conhece outras boas opções?
Alguém sabe se em Portugal se encontram estas rações:
- Castor & Pollux Organix
- Natural Balance
- Pet Guard
- Orijen
- Acana

ou outras alternativas de ração naturais/Biológicas?

Abraços
daktari
Membro Veterano
Mensagens: 608
Registado: segunda jan 07, 2002 12:38 am

segunda abr 23, 2012 7:42 pm

nunosousa84 Escreveu:Viva. Já adquiri o novo companheiro. Queria agradecer a todos pelos comentários e opiniões. Entretanto algumas coisas que notei e me estão a preocupar um pouco: o cachorro tem a tendência a comer as próprias fezes, por vezes é difícil evitar pois não estou por perto para limpar. Por outro lado ele parece-me um pouco magro, ossos salientes na zona das ancas. Tem 2 meses e pesa cerca de 4 Kg. Tem feito um misto de fezes mais consistentes com uma diarreia pastosa. Ele não tem comido tudo o que lhe deito, se comer metade do que ponho na tigela já é pedir muito. Estou a dar ração Happy Dog Supreme. Tenho-o à 2 dias. Se reconhecerem algum destas situações agradecia uma ajuda.

Já agora em alternativa a esta ração alguém conhece outras boas opções?
Alguém sabe se em Portugal se encontram estas rações:
- Castor & Pollux Organix
- Natural Balance
- Pet Guard
- Orijen
- Acana

ou outras alternativas de ração naturais/Biológicas?

Abraços

O barato sai caro! Pois um cachorro com 2 meses deveria pesar:
Ao nascer: 425g
No fim da 1ª semana: 820g
No fim da 2ª semana: 1,5 kg
No fim da 3ª semana: 2,1 kg
No fim da 4ª semana: 2,6 kg
No fim da 5ª semana: 3,6 kg
No fim da 6ª semana: 4,4 kg
No fim da 7ª semana: 5,4 kg
No fim da 8ª semana: 6,6 kg
A seguinte tabela que aqui vou colocar é segundo uma tabela da SCBA (clube de raça do Pastor Alemão em França). A mesma indica os pesos médios que o Pastor Alemão deve de acusar desde o nascimento até ao ano de idade.
Com a mesma poderá se aperceber que é dos 2 aos 5 meses que o crescimento é mais acentuado. O cachorro deverá portanto ser alvo de cuidados mais atentos, um atraso nesta fase não será seguramente recuperável mais tarde:
Idade: - Fêmea (kg)/ Macho (kg)
Nasc.: - 0,450 / 0,500
1º mês - 3,150 / 3,700
2º mês - 7,500 / 8,900
3º mês - 12,200 / 14,500
4º mês - 16,400 / 19,300
5º mês - 19,900 / 23,300
6º mês - 22,500 / 26,500
7º mês - 24,600 / 29,200
8º mês - 26,200 / 31,400
9º mês - 27,400 / 33,100
10º mês- 28,200 / 34,300
11º mês - 28,700 / 35,100
12º mês - 29,000 / 35,700

Por outro lado cachorros saudáveis não fazem fezes consistentes com alternâncias de diarreias pastosa. Na melhor das hipóteses o cachorro por si adquirido para alem do atraso de peso e crescimento deve de estar infestado de parasitismo interno e a carecer de uma boa desinfestação. Pelo que aqui conta a mim mais me parece que comprou um cachorro sofrido raquítico ou por outra palavras a sua pessoa foi embarrilada. Mais quando se dá mais importância ao preço de custo do que ao valor real da cria em causa é o que acontece! Pois os 3 B, bom bonito e barato não há quem ! A qualidade tem os seus custos !
<p>Vindo do passado, galopando no presente a caminho do futuro. Criando Pastor Alem&atilde;o - Fazendo Amigos. </p>
<p>Cumprimentos </p>
<p>Vitor Oliveira</p>
fontedasbicas
Membro Veterano
Mensagens: 1323
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

segunda abr 23, 2012 8:05 pm

Boas...

O vício do seu cachorro chama-se copofragia(não é doença, é vício)... Lembre-se que sempre que um cachorro come, a seguir...

Quanto aquilo a que chama "diarreia pastosa"... Evite que ele coma as próprias fezes... Dê-lhe a quantidade certa de comida, pois não é por dar mais que ele vai engordar de um dia para o outro... Desparasite internamente e lembre-se que o desparasitante não tem efeitos residuais...Se não resolver, consulte um Vet...

Quanto a pesos...

Imagem

Uploaded with ImageShack.us


Meta aí umas fotos do cachorro...
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
nunosousa84
Mensagens: 10
Registado: sexta abr 06, 2012 4:43 pm

segunda abr 23, 2012 8:06 pm

Viva. Na realidade paguei o preço que julgo ser a média (600 €). O cachorro foi desparasitado no criador e eu dei-lhe a 2.ª dose de DOSALID. Sofrido raquítico não aparenta pela actividade física e energia que demonstra nas brincadeiras, pelo menos não recua. Problemas de locomoção também não aparenta. De facto um outro irmão aparentava mais peso no entanto tinha um temperamento mais esquivo/explorador (no entanto brincalhão), por isso optei por este que me pareceu mais determinado. Em contacto com a veterinária ela aconselhou-me a aguardar pelo menos uma semana para observar a evolução da adaptação/peso/actividade, mas que por principio não haveria grande alarme. O que ela me falou foi que por vezes nas ninhadas pode de facto haver alguma disparidade de peso nos cachorros.
Por isso a minha questão de ponderar alternar a ração para recuperar/equilibrar o peso do cachorro e criar melhores hábitos alimentares. Neste momento estou-lhe a dar Happy Dog. Abraços.
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”