Cuidados pós-parto

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
travalo
Mensagens: 2
Registado: sábado mai 05, 2012 10:26 pm

sábado mai 05, 2012 11:03 pm

Viva,
ontem a cadelinha de um amigo meu, da raça pastor alemao, teve a sua ninhada. Foi o primeiro parto dela. A cadelinha deve ter cerca de um ano, ja atingiu portanto a puberdade. Em relaçao ao macho ela é mais pequenita, um pouco. Ele tem um casal, um macho c pouco mais de ano e meio e a cadela, com a volta de um ano.

A cadelinha entrou em trabalho de parto, as 5h da manha, acabou acho que por volta das 9h.
Teve tres filhotes apenas. O que na perpectiva do dono ate tera sido bom, mas eu estava a espera de mais, mas nao se veio a confirmar. Ela ja esta bem, esta a recuperar.

Foi o panico, nao estava informado, acerca dos procedimentos correctos durante o parto, nem eu nem o dono, provavelmente com mais um pouco de informaçao, mas nao muita, em todo o caso, nada nos prepara para uma coisa daquelas. Porque nunca deixamos de temer, pela vida dos filhotes, como da mae e do bem estar de todos. Alem que acredito deve ser uma experiencia, severa e desgastante, tanto no aspecto fisico como emocional.

O parto aconteceu da seguinte forma.
A cadela, notamos um comportamente estranho e percebemos que se poderia estar a aprontar, eu so nao saberia que era dali a poucas horas. Nao mostrou grande apetite ao jantar, mas comeu a raçao toda, mais lentamente do que o normal. Deitada no lugar dela, nao se levantava muito, como era usual para nos importunar.

Apesar de terem um quintal enorme, a noite dormem dentro de casa.
Acordei por volta das 5h da manha, pouco depois de me ter deitado, com muito esforço. Acordei com o barulho, pouco usual, mas ainda nao tinha percebido, nem sequer me tinha ocorrido que ela estivesse no parto. Levantei me e foi ao pe deles, logo que abri a porta a Jane levanta se, ao que reparei que havia um terceiro elemento. Ela parecia estar inquieta. Estavam os dois em panico, a cadela, o macho e depois eu, todos os tres em panico :)

Comecei por tentar acalma los, a cria fazia um barulho consideravel, devo ter chegado pouco depois do primeiro nascimento.
A cadela, enjeitava o macho, nunca deixei que ele se aproxima se muito. Abri a porta para por o cao na rua, mas ela levantou se como normalmente faria na tentativa de ir para a rua, fechei a porta e ficaram os dois dentro. Depois ela reagiu com um pouco mais violencia para ele, e meti mesmo o cao na rua e ela permaneceu no lugar dela.

Teve uma segunda cria, que vi estava a sair de rabo, vi num site, que se eles nascessem de rabo, poderiam asfixiar e teriam que ser retirados com ajuda. Eu vi que ela estava a tentar puxa lo com a boca, entao peguei num pano meti a volta da cria e puxei lentamente num angulo de 45º, como vi num site.

Ainda passou algum tempo ate ter nascido a 3º cria.

Achei estranho ter tido tao poucas crias, ouvi relatos de femeas que teriam 8 bebes.

Foi uma noite desgastante. Dei por mim com o choro preso algumas x, so o choro deles é uma coisa| foi um previlegio assistir a um acontecimento destes, apesar do medo do desconhecimento.

Espero que as crias fiquem bem e sobrevivam.

A partir de segunda feira, sou eu que vou estar com eles. A partir da tarde. Que cuidados devo ter com a cadela e as crias?
Ja vi que o local tem estar limpo, obviamente.
devo passar uma soluçao de iodo 2% no umbigo para evitar contaminaçao por bacterias e ajudar na cicatrizaçao.

Posso ir com a cadela a rua (quintal) normalmente, sem muitos esforços? Em relaçao ao convivio com o macho, devo estar atento a algum comportamento? devo manter o macho afastado das crias num primeiro momento?
Última edição por travalo em sábado mai 05, 2012 11:37 pm, editado 2 vezes no total.
Steffie
Membro Veterano
Mensagens: 269
Registado: quarta jun 15, 2011 8:36 pm

domingo mai 06, 2012 5:15 pm

se o travalo foi ao veterinário com eles porque não o disse e porque não perguntou a ele que cuidados a ter? aqui ha alguns veterinários mas 98% talvez seje só por experiencia própria e cada caso é um caso entende.. e eu não apoio o que fez .. criandeiro sem experiencia... você sabe para o que acaba de contribuir?? esses supostos pastores alemães puderão vir com doenças ou defeitos que os criaores da raça tentam eliminar para garantir a perfeição e exelencia da raça.. mas pronto ja ganhou umpremio o de totó para não chamar outra coisa boa sorte com os rafeiros

bom fim de semana
<strong>"O animal selvagem e cruel n&atilde;o &eacute; aquele que est&aacute; atr&aacute;s das grades, mas sim o que est&aacute; &agrave; frente delas." (Axel Munthe)</strong>
MDFF
Membro Veterano
Mensagens: 208
Registado: sexta ago 12, 2011 9:39 pm
Localização: Lola, Fiona, Mia (Gatas Europeu Comum); Safira (Boxer)

domingo mai 06, 2012 5:20 pm

Quando é quer será que eu abro um tópico aqui e não vejo pessoas a insultarem-se umas às outras?

Enfim...

Na minha opinião a gravidez da cadela deveria ter sido seguida por um vet, ter feito pelo menos uma ecografia para ver se estava tudo bem.
Acho estranho só ter tido 3.
Já levaram a cadela ao vet para ver se não ficou com nenhum feto morto?
<p><strong>"A compaix&atilde;o pelos animais est&aacute; intimamente ligada a bondade de car&aacute;ter, e pode ser seguramente afirmado que quem &eacute; cruel com os animais n&atilde;o pode ser um bom homem." </strong></p>
<p><strong>(Arthur Schopenhauer)</strong></p>
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

domingo mai 06, 2012 6:16 pm

<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

domingo mai 06, 2012 6:22 pm

Também não concordo com criadeirices não planeadas, nem acompanhadas.

Mas, neste momento em que os animais já nasceram, temos é que pensar na cadela e respectivos cachorrinhos.
Tudo de bom para eles.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

domingo mai 06, 2012 7:30 pm

Algo me diz que a pobre cadela não achou um privilégio assim muito grande e só espero que os filhotes consigam, apesar dos donos, sobreviver.
MiMoo
Membro Veterano
Mensagens: 1184
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

domingo mai 06, 2012 7:50 pm

Uau... suponho que cruzaram a cadela no 1º cio e o macho também não é muito experiente... não admira ter sido só 3 crias. uau...
Não leve a mal, até pode correr tudo bem para a cadela e para as crias... mas podia ter corrido muito mal. Acho que houve falha de informação nas preparações...
domingo
Mensagens: 3
Registado: domingo mai 06, 2012 7:46 pm

domingo mai 06, 2012 8:19 pm

removi a minha conta para nao agitar mais este mar revolto, nao sem antes solicitar a administraçao, que apague os topicos por mim iniciados. verifiquei que tal ainda nao aconteceu e peço encarecidamente que o façam.

enquanto isto pensava..que injustiça! a qual ja me fui habituando ao longo da vida
Pensava tb se mereciam ouvir este meu ultimo comentario, pelo sim pelo nao, vou informa los.

devem ter percebido que eu disse que o cao n era meu.
Entao assim de uma forma resumida e muito simplista, eu salvei a cadela! ok
o real dono nao queria ter crias, nao ha aqui caprichos de donos, no entanto ja estava gravida e ocorriam duas hipoteses, castrar a cadela o que eu pessoalmente, considero uma maldade ou ter os cachorros eu sou aleio a decisao. estas informaçoes acima foram dadas pelo vet

ninguem quer ganhar dinheiro com criaçao, e tanto eu como o dono nao necessitamos.

Agora podem dizer, "salvou a cadela! se ela se safar"
pois eu concordo com voces. Hoje quando cheguei a casa depois de os ter ido ver, o medo de a perder, (porque apesar de nao serem meus eu amo os animais, amo de verdade, tenho um gato que é a minha vida )..o medo de que algum mal lhe acontece se em diante, fez com que eu chega se a casa me deita se na cama, durante a tarde e chora se.
Agora nao acho justo, nao acho que tenham o direito de julgar sem conhecimento previo.

eu sei que foram cometidos erros, que houve vacilos graves, mas nao fui eu que os criei, nao sou o dono. so estava no local errado a hora errada, ou se calhar estava no sitio certo a hora certa, porque se nao fosse eu ela estaria so, sempre, durante o parto

como explicar isto..depois das insinuaçoes e comentarios previos, pela crueldade do que o humano é capaz, humilhar ou pelo menos tentar humilhar outro semelhante das formas mais diversas, se diante de mim estivessem algo muito mau lhes iria acontecer.
para nao ser parte fraca
domingo
Mensagens: 3
Registado: domingo mai 06, 2012 7:46 pm

domingo mai 06, 2012 8:21 pm

obrigado miomio, sinto me na obrigaçao de agradecer o seu comentario.
é o que todos esperamos, que a cadela fique bem, porque podemos ser muita coisa, que os animais nao tem culpa dos nosso erros e desvios
domingo
Mensagens: 3
Registado: domingo mai 06, 2012 7:46 pm

domingo mai 06, 2012 8:24 pm

Agora em um comentario à parte Peço a admistraçao a remoçao completa deste topico e os que derivam do mesmo, a seguir este link incluso, http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=97185

A todos os demais as minhas sinceras desculpas
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

domingo mai 06, 2012 8:55 pm

Se me permite - já cá ando há muito tempo - não seja tão sensível.
É verdade que, ao longo do tempo, têm aparecido aqui muitos oportunistas á procura de conselhos veternários sem pagar, de dicas para curar doenças, autores de piadas de mau gosto, etc.
Criou-se uma mentalidade de desconfiança.

Mas acredite que, apesar de tudo,há genuino interesse em ajudar os animais.
Ás vezes os donos apanham (que diabo - muitos merecem...) mas todos queremos o melhor para os cães.

Desejo o melhor para a recém formada família e para si também.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
MiMoo
Membro Veterano
Mensagens: 1184
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

domingo mai 06, 2012 9:51 pm

Travalo = Domingo?
Houve aqui uma transição que não entendi.

Mas é assim, quanto ao nº de crias eu acredito mesmo que seja macho inexperiente + fêmea muito jovem... e não que tenha fetos mortos ainda no útero. Para todo o caso, o corrimento pós parto é inicialmente sanguinolento e depois mucoso (o corrimento pode durar até 6 semanas pós parto); nunca deve ter cheiro fétido (se tiver é sinónimo de infecção). A cadela deve estar bem disposta, deve alimentar-se e beber água. Vejam também o estado dos cachorros... eles devem estar activos na hora de mamar e apenas choramingam um pouco. Ver também se a cadela lambe e limpa os cachorros.
Eu ia pedir para ir dando notícias, mas parece que vai ser impossível.
zitapets

segunda mai 07, 2012 9:32 am

O tópico foi editado. Por favor releiam o que está escrito em: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=47647

"2 -
Dos utilizadores que possuem mais experiência e conhecimentos (quer de utilização do fórum quer sobre determinada temática), espera-se que recebam e aconselhem os membros menos experientes. Caso uma pergunta de um membro lhes pareça disparatada ou repetitiva é sempre mais útil uma resposta pedagógica ou simplesmente absterem-se de responder.

Apontar erros ou criticar alguma observação será normal e muitas vezes necessário, o que não é normal é a agressividade patente e imediata com que isso é feito por alguns utilizadores. Isso não é o espirito do fórum e quem assim procede aqui não tem lugar.

Lembrem-se que por detrás de qualquer destas questões está muitas vezes um animal que poderá beneficiar de uma resposta mais construtiva."
indigo003
Membro Veterano
Mensagens: 1836
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm
Localização: dogues alemães, whippets, cobras, ratz, gatos

segunda mai 07, 2012 10:36 am

numa situação normal, consciente e cuidada , a cadela não precisaria de ser salva. numa situação normal e consciente, a gravidez teria sido acompanhada por um veterinário, teriam sido feitas duas ou três ecografias onde saberiam que a cadela apenas teria três cachorros!

enfim... querem armar em criadores sem ler as instruções todas, e depois dá nisto!! :roll:

vou escrever um livro. " dog breeding, for dummies"!
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
Steffie
Membro Veterano
Mensagens: 269
Registado: quarta jun 15, 2011 8:36 pm

segunda mai 07, 2012 7:04 pm

indigo003 Escreveu:numa situação normal, consciente e cuidada , a cadela não precisaria de ser salva. numa situação normal e consciente, a gravidez teria sido acompanhada por um veterinário, teriam sido feitas duas ou três ecografias onde saberiam que a cadela apenas teria três cachorros!

enfim... querem armar em criadores sem ler as instruções todas, e depois dá nisto!! :roll:

vou escrever um livro. " dog breeding, for dummies"!
;)
<strong>"O animal selvagem e cruel n&atilde;o &eacute; aquele que est&aacute; atr&aacute;s das grades, mas sim o que est&aacute; &agrave; frente delas." (Axel Munthe)</strong>
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”