está aqui: home > cães > braco alemão

Envie a um amigo
Recomende o vivapets
de:


para:


mensagem:

[ enviar ]
Página adionada aos Favoritos 

Braco Alemão

 (outros nomes: Deutscher Kurzhaariger Vorstehhund)

Braco Alemão
origem:Alemanha
data de origem:Século XIX
classificação:Cães de Parar Continentais
altura:53 para 64 cm
peso:20 para 31 kg
exercício: Exigentetreino: Razoávelinterior/exterior: Fora de casaalimentação: Exigentetamanho: Médio
Adicionar aos meus items favoritosÉ um perito nesta raça?envie esta página a um amigoadicione um comentárioadicione um link
Adicione esta raça aos seus tópicos favoritos
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
É um perito nesta raça?
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
envie esta raça a um amigo!
Preencha o formulário abaixo

o seu nome:
o seu email:
nome do seu amigo:
email do seu amigo:
comentários:
 

História [ editar ]

De origem alemã, o Braco Alemão de pêlo curto é conhecido na sua terra natal por Deutscher Kuurzhaariger Vorstehhund ou, simplesmente por Deutscher Kurzhaar. Pertence à família dos Bracos Alemães, da qual faz parte a variedade de pêlo de arame (Deutscher Drahthaarige Vorstehhund). Crê-se que a sua ascendência seja protagonizada pelo Perdigueiro dos Burgos, Bird Dog alemão, Foxhound Inglês e Pointer Inglês, bem como por outros cães de faro alemães.

Este é um cão relativamente recente, cujo aparecimento remonta aos finais do séc. XIX. Todavia, o seu desenvolvimento deu-se durante os anos antecedentes, durante os quais se apostou na criação de um novo cão de tiro que apontasse, seguisse os rastos, e recuperasse as presas abatidas, quer em terra, quer nos rios, ou em terrenos pantanosos.

Em 1897, foi publicado o Zuchtbuch Deutsch Kurzhaar (livro genealógico da raça), apesar de existirem Deutscher Kurzhaar com distintas características. Esta diversidade levou a que muitos criadores se empenhassem na obtenção de parâmetros estéticos considerados ideais. Esta não foi definitivamente a orientação que o Príncipe Albrecht zu Solms-Brauenfels (da Casa Real de Hanover) adoptou nesta fase de apuramento da raça. Convencido que os atributos físicos e psicológicos se revelariam a longo prazo bem mais benéficos que as qualidades estéticas, este Príncipe patrocinou o desenvolvimento dos cães que conhecemos hoje.

Em 1925, é exportada uma cria para o Dr. Charles Thornton, na América do Norte, que continuou, nos precedentes cinco anos, a receber mais exemplares desta raça. Em 1930, o Kennel Club americano reconhece esta estirpe e, oito anos depois é formado o German Shorthaired Pointer Club of America. O standard americano da raça foi adoptado em 1946.

Na verdade existem três standards: o alemão (que é o mesmo adoptado pela Federation Cynologique Internationale ; o americano (adoptado pelo Kennel Club americano) e o inglês (utilizado na Austrália, Singapura, Malásia, Nova Zelândia e Hong Kong).

Actualmente, esta raça é criada para diferentes propósitos (cão de exposição, de companhia, etc.), o que por vezes é alvo de alguma crítica por parte daqueles que pretendem preservar o inicial intuito para o qual foi criada. Talvez por isso, foi criada a North American Deutsch Kurzhaar, em 1993, afiliada da sua congénere na Alemanha, que pretende preservar os tão apreciados instintos de caça que existem nesta linhagem.
a editar: História [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.

Temperamento [ editar ]

Os Bracos Alemães de Pêlo Curto são excelentes cães de família e de tiro. Em casa, são alegres, altamente energéticos e apreciam a companhia dos seus donos. Como não lidam bem com a solidão, estes animais são uma companhia sempre presente, que necessitam de atenção e adoram participar nas mais diferentes actividades ou jogos que lhes são propostos.

Na sua relação com as crianças são amigos e brincalhões, mas é sempre aconselhável que sejam supervisionados. São cães relativamente sociáveis se forem habituados a conviver com estranhos. Tal aspecto pode ser melhorado se, durante o seu crescimento, os habituarem a estar perante pessoas e animais fora do círculo familiar.

Dada a sua tendência para ladrar, este cão revela-se ainda um óptimo cão de guarda.

Como cão de tiro, é um parceiro inteligente, versátil e dotado com grande resistência física. Adapta-se a quase todos os cenários: quer em terra, quer nos rios ou terrenos pantanosos - onde desempenha com eficácia as funções de cobro, apontar e perseguir a caça.  
a editar: Temperamento [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.

Descrição [ editar ]

Este elegante cão de tiro, mede entre os 58-64cm (machos) e 53-59cm (fêmeas) na cernelha. O seu peso pode oscilar, nos machos entre os 25-31,7Kg e, nas fêmeas, entre os 20,2-27,2 Kg.

A sua pelagem é curta, áspera e lisa, de coloração uniforme (cor fígado) ou manchada (fígado com manchas  e/ou riscas brancas; ou preto com manchas brancas e/ou riscas brancas).

A cabeça é larga e bem delineada e o chanfro é ligeiramente definido. Os olhos são de tamanho médio, normalmente castanhos escuros, e as orelhas são largas, de inserção alta, trazidas pendentes junto às faces. Este cão é dotado com uma belíssima postura, uma vez que possui uma construção harmoniosa e robusta. O pescoço é  muito musculoso, de comprimento proporcional ao corpo, e o peito é bastante mais profundo que largo. O dorso é musculado tal como o lombo, que é curto e largo.
a editar: Descrição [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.

Observações [ editar ]

O Braco Alemão tem uma esperança média de vida que oscila entre os 12 a 15 anos. É normalmente considerado um cão saudável, mas convém indicar quais os problemas mais comuns aos quais se deve estar especialmente atento: epilepsia, obesidade, doenças da pele, displasia da anca e doenças genéticas da visão.

A pelagem deve ser escovada semanalmente, altura em que se devem verificar as orelhas para a prevenir infecções.

Estes cães são exigentes em espaço e actividade. O ideal é que disponha de uma área cercada na qual possam estar livremente. Vivam ou não fora de casa, a prática de exercício físico é extremamente importante, não só para a sua condição física, como também para o seu bem estar psicológico.
a editar: Observações [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
Adicionar novo bloco [ adicionar ]
adding: [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
[ É um perito nesta raça? Editar esta descrição(moderado) ]
Comentários (7)adicionar comentário
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
09.10
TerrasdeFala disse:
Olá! Sou um apaixonado pela raça. Subscrevo todos os comentários que já foram postados e acrescento, quem tem um Braco Alemão tem tudo.
26.12
ediluck disse:
Tenho um braco alemão que se chama Jaime. Já há muito tempo que eu queria um cão. O meu pai ofereceu-me este e superou as espectativas. Desde então tem sido o meu melhor amigo. Estes cães são muito activos, meigos, inteligentes e fieis ao dono. Para além destas qualidades têm um aspecto físico atlético e muito elegante. É uma excelente raça.
03.09
3654 disse:
tenho um cao braco chamado pincel desde que veio que e a minha melhor companhia. veio muito pequenino agora e enorme mas continua a ser o mesmo amigo de sempre. acho que e uma das melhores raça de cao para conviver com as crianças adultos ou ate mesmo idosos. e uma raça optima
04.07
bernardaao disse:
tenho uma cadela braco e não podia ser melhor companhia, tá sempre disposta a brincar com toda a gente pois dá-se bem com estranhos e adora caçar, mas ao contrário do que dizem no temperamento ela não ladra muito :b
12.04
keek disse:
tenho um cao destes, compreio com 2 anos mas ja a caçar. o que vos posso dizer e tudo de bom. sao donos de uma força incrivel, muito inteligentes, e sabem o que queremos so mesmo por um olhar. e sem duvida um excelente cao de companhia, mas nao gostam da solidao, para eles o dono e um deus, e se falta o dono falta tudo. estou contente com esta raça e acho sem duvida um cao bonito, faz belas paragens no sou mundo que é a caça... a caça deixa-o louco. é foi para caçar que ele foi feito. como costumo dizer dixem trabalhar quem sabe trabalhar e este cao ja sabe caçar mesmo com poucos segundos de vida depois e so melhorar ...
27.12
linda2001 disse:
quando era mais nova tinha 12 anos tive um cachorro de raça braco alemão, ele era preto, mas tinha menos de seis meses quando desapareceu, mas ate la conseguiu aprender varias regras que lhe fomos ensinando, era um cão que apreciava a minha ompanhia assim como a companhia dos meus pais e irmaos, e também dos outros caes que tinha em casa, era muito brincalhão e por vezes nao tinha noção do cuidado que deveria ter a brincar connosco, mas apreciava muito as nossas brincadeiras e os passeios que dava-mos com ele...
07.03
reikinho disse:
Sao realmente tudo isso. meigos, obedientes, otimos caçadores, brincalhoes e com um porte mt bonito e elegante. Enquanto vivi no alentejo tive mts anos k tive k oferecer qd vim para Lx. Foi um desgosto p/tds até pk ele foi p/um familiar k vivia em frente e ele rebentava td e voltava pra n/kintal! Era o Snoopy, um doido castanho e branco, c/ uma força incrivel e uma doçura do mesmo tamanho.P/caça não havia igual - era o campeão!
rede vivapets:  Português Português English English Español Español Deutsch Deutsch