está aqui: home > cães > chow chow

Envie a um amigo
Recomende o vivapets
de:


para:


mensagem:

[ enviar ]
Página adionada aos Favoritos 

Chow Chow

Como um boneco de peluche!

Chow Chow
origem:China
data de origem:Antiguidade
esperança de vida:9 a 15 anos
classificação:Cães de Trabalho
altura:46 para 56 cm
peso:20 para 32 kg
exercício: Médiotreino: Razoávelclima: Friotosquia: Necessita de cuidados com o pêloalimentação: Médiotamanho: Médio
Adicionar aos meus items favoritosÉ um perito nesta raça?envie esta página a um amigoadicione um comentárioadicione um link
Adicione esta raça aos seus tópicos favoritos
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
É um perito nesta raça?
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
envie esta raça a um amigo!
Preencha o formulário abaixo

o seu nome:
o seu email:
nome do seu amigo:
email do seu amigo:
comentários:
 

História [ editar ]

O Chow Chow pertence a uma linhagem ancestral que se pensa ser herdeira de mais de 2000 anos de história. A narrativa do seu passado é por isso muitas vezes assaltado pelas dúvidas e pela falta de dados concretos. Sabe-se, no entanto, que a olaria e escultura da Dinastia de Han (206 a.C a 22 d.C) é representativa destes originais cães de língua preta.

Outra teoria, porém, remete as suas origens para um passado ainda mais distante, apontando a sua origem para o Círculo Árctico, de onde posteriormente emigrou para a Mongólia e Sibéria. Nestas regiões desenvolveu a sua pelagem resistente ao frio e foram cobiçados pela sua carne e pelo seu pêlo, utilizado no vestuário. Alguns autores pensam que algumas raças mundialmente famosas como o Samoyedo Norwegian Elkhound, the Keeshound, descendem deste cão.

Ao longo dos séculos, a sua popularidade foi crescendo timidamente, já que durante muito tempo o prestígio do Pequinês, Lhasas e Shih-Tzu (os chamados “Cães Reais da China") lhe vedaram o acesso ao estrelato. Foram, no entanto, utilizados pelos imperadores na caça, onde desempenhavam a função de retrieving e caçavam lobos. Foram ainda utilizados como cães de guarda e puxadores de carroças.

Em 1760, é importado, por um jardim zoológico, o primeiro Chow Chow para a Grã-Bretanha. O “Wild Dog of China”, conforme era chamado pelo zoo, tornou-se bastante popular quando a Rainha Vitória se interessou pela estirpe.

O primeiro clube da raça viria a formar-se neste país, em 1890, tendo-se exportado o primeiro exemplar para os EUA pouco depois. Aí revelou-se um participante activo das exposições do género, o que lhe valeu, em 1903, o reconhecimento do Kennel Club americano. Em 1912, foi registado pelo Kennel Club do Canadá.

No séc. XX, a sua popularidade atingiu uma dimensão considerável, em parte devido à sua aparência original, normalmente associada à imagem do leão ou do urso. Foi adquirido por personalidades famosas tais como Sigmond Freud e pelo Presidente Calvin Cloolidge.

Actualmente, esta estirpe goza de um cómodo prestígio e é um participante regular nas mais importantes exposições e competições do mundo da Canicultura.
a editar: História [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.

Temperamento [ editar ]

O Chow Chow possui uma personalidade que alguns autores comparam com a do gato, outros porém, alertam que a raça nem sempre é bem compreendida, o que originou mitos infundados. Sabe-se que é um cão independente, reservado nas suas emoções, silencioso e calmo.

É um bom cão de guarda que protege o seu dono e território com empenho. Na sua relação com estranhos demonstra ser cauteloso e, se não for socializado enquanto pequeno, esta característica pode-se agravar. Na verdade não é um animal que necessite da atenção de toda a gente, tornando-se por isso um pouco indiferente à sua presença.

É aconselhável, que sejam habituados desde pequenos a conviver com todo o tipo de pessoas e animais. São animais mais sensíveis do que o seu aspecto de urso deixa aparentar e, caso sejam submetidos a treino ou educação, este deve ser meigo, mas firme. No seio familiar, ele elege um dos membros para seu dono, demonstrando ser realmente afectuoso e leal.
a editar: Temperamento [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.

Descrição [ editar ]

O Chow Chow é um cão de porte médio, cuja altura nas espáduas varia nos machos entre os 48 e os 56 cm e nas fêmeas entre os 46 e os 51 cm. O seu peso oscila entre os 20 e os 32 Kg.

A sua pelagem é de tamanho longo e apresenta-se muito abundante e densa, formando um colar acentuado em torno do pescoço e cabeça. As cores permitidas são o vermelho, preto, azul, gamo e creme. Na face posterior das coxas e na cauda a cor é, normalmente, mais clara.

A cabeça é larga e achatada e o chanfro pouco saliente. O focinho é largo mas de comprimento moderado e o nariz apresenta-se largo em toda a sua extensão. A língua é preta, característica que partilha com alguns ursos pequenos. Os olhos amendoados são escuros e bem delineados e as orelhas cobertas de pêlo são pequenas, arredondadas nas pontas, trazidas erectas. O pescoço é comprido e bem arqueado, mergulhando num peito volumoso e largo.

O seu corpo é compacto e a sua presença imponente e segura. O dorso é curto e nivelado e as costelas são ligeiramente arqueadas. Os membros são musculados e dotados com uma forte estrutura óssea. Os pés de gato são arredondados e a cauda de inserção alta é mantida enrolada sobre o dorso.
a editar: Descrição [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.

Saúde e Higiene [ editar ]

A esperança média de vida desta raça oscila entre os 9 e os 15 anos de idade e não apresenta especial propensão a doenças geneticamente transmissíveis. Existem, no entanto, alguns registos de displasia da anca.

Deve ser escovado desde pequeno duas a três vezes por semana, por forma a que se habitue a este ritual. É indicado que se utilize uma escova de arame. Este não é o animal mais indicado para quem sofre de alergias, uma vez que a sua pelagem cai com alguma intensidade.

Os Chow Chow devem praticar exercício físico diariamente (aproximadamente 40 minutos por dia) mas fora das horas mais quentes do dia. Na verdade, estes cães dão-se melhor em climas frios, pelo que o ideal é que no Verão possam desfrutar de algumas sombras, caso vivam no exterior. A exposição solar pode ainda ser prejudicial para a sua pele que é relativamente sensível.

Curiosidade: Uma antiga fábula explica-nos que, quando Deus estava a pintar o céu de azul, algumas gotas de tinta caíram do seu cenário, gotas essas que o Chow Chow lambeu, o que tingiu a sua língua para sempre.
a editar: Saúde e Higiene [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
Adicionar novo bloco [ adicionar ]
adding: [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
[ É um perito nesta raça? Editar esta descrição(moderado) ]
Comentários (17)adicionar comentário
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
31.07
miadog disse:
bom dia.eu tambem pesquizei antes de adquirir a mia;a minha chow;e tudo o que me disseram foram coisas mas.que sao caes muito perigosos,que atacam sem contar,mas contra tudo e contra todos eu comprei uma.ela ainda e pequena mas e o sol da minha vida super meiga,muito limpa,obdiente,claro que de vez em quando tenta a sua sorte mas eu repito o comando e ela obedece!os meus filhos sao apaixonados por ela e ela por eles.sei que vai ser um desafio educa-la,mas estamos despostos a lutar por ela....mesmo!!!nao vivemos sem esta fofura!!!
15.01
EricaJorge disse:
Tenho uma CHOW CHOW e ela é super obediente, carinhosa e um pouco teimosa ás vezes, mas só ás vezes. Amo essa raça!!!
16.12
gracecarol disse:
gente, comprei uma chow chow e a lingua dela so ta com a ponta azulada e e o pêlo mt curto ainda e ja tem 2 meses.....acho q não vai ficar azul neh?
06.09
Patricia84 disse:
Olá também tenho uma chow chow, é sem dúvida um cão formidável e que até me custa pensar que ela já está a ficar velhinha.. no entanto quero deixar aqui o meu testemunho acerca desta raça pois o aspecto dos chow chows atraem muita gente e visto que é um cao que exige muitos cuidados quer com o seu pêlo quer com o estado que deixam todos os dias a nossa casa, acabam muitas vezes por serem abandonados ou dados a pessoas que depois os prendem na rua e os deixam em estado lastimável como infelizmente já assisti. Se não se importa de ter um cão que precise de ser escovado quase dia sim dia não e nem se importa de ter que aspirar a sua casa tambem pelo menos de 2 em 2 dias.. então aconselho-lhe um chow chow! Não há cão com tamanho coração, personalidade nem teimosia!! lol mas não pense que vai ter uma vida fácil, não se deixe levar pelo aspecto tosco são cães super inteligentes e interesseiros só se lhe oferecer algo em troca é que voçê conseguirá levar a sua a melhor.. e prepare-se para quando voçê estiver a comer um docinho no seu sofá, ter assim um peluchinho com a cabeça em cima dos seus joelhos e com ar de só e abandonado a olhar para si, que na realidade não está a fazer nada mais que pressão psicológica para conseguir um pouco do seu doce :)
21.03
keniaelana disse:
Lana é muito amiga e carinhosa, fica do lado da minha cama esperando eu me levantar.Adora me lamber bastante é muito protetora, quando sente algo estranho começa a latir sem parar.Ela corre bastante e também e bem teimosa, tenho que ter muita paciência.mas amo demais, uma raça melhor nao existe.A cada dia que passa a conheço mais e aprendo mais sobre a raça tão exuberante e linda.
30.03
gislaine555 disse:
Zeus é muito temperamental,quando pensamos que ele vai ser simpático,nos faz passar a maior vergonha,assustando quem pretende fazer carinho nele. Muito teimoso e um amigo adorável, não troco essa raça por nenhum outro cão de guarda.
30.12
oregohn disse:
gente o Oregohn foge totalmente as regras ele ama carinho e atençao e demonstra muito bem seus sentimentos... tanto bons qnt ruins!
08.01
LRRP disse:
eu tenho um amigo desta raça espetacular. tenho-o a pouco tempo mas estou adorar conheçe-lo ele ainda é pequeno mas confesso que estou supreendida pela lealdade que ele demostra,ele é super meigo,asseado,amigo,teimoso mas obediente. neste momento esta a aprender a conviver com varias pessoas,crianças e com outros animais e esta a resultar.adoro o meu bear.
14.11
pescador4 disse:
é uma das raças que eu gosto e tenho um macho
24.07
5cooby disse:
Que fofos qe estes cães são !
rede vivapets:  Português Português English English Español Español Deutsch Deutsch