está aqui: home > répteis > gecko leopardo

Envie a um amigo
Recomende o vivapets
de:


para:


mensagem:

[ enviar ]
Adionar a página aos Favoritos 

Gecko Leopardo

Olhar vivo e sempre atento (outros nomes: Lagartixa Leopardo)

Gecko Leopardo
origem:Índia e Paquistão
esperança de vida:15 anos
nome científico:Eublepharis macularius
família:Eublepharidae
tamanho:20 para 25 cm
temperatura:29 para 32 °C
conservação da espécie: segura
Adicionar aos meus items favoritosÉ um perito nesta raça?envie esta página a um amigoadicione um comentárioadicione um link
Adicione esta raça aos seus tópicos favoritos
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
É um perito nesta raça?
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
envie esta raça a um amigo!
Preencha o formulário abaixo

o seu nome:
o seu email:
nome do seu amigo:
email do seu amigo:
comentários:
 

História [ editar ]

Os Geckos Leopardo são originários da zona geográfica que se estende desde o Irão ao norte da índia passando pelo Paquistão e Afganistão. Estes animais de nome científico Eublepharis macularius, é um dos mais populares da sua família. Para tal contribui a sua bonita coloração composta por tons de dourado, preto e branco e o seu distinto temperamento. É que na sua maioria, os Geckos são conhecidos por serem agressivos e dificilmente estabelecerem uma boa relação com o Homem. No entanto, os Geckos Leopardo têm um comportamento bastante amigável podendo ser facilmente manuseados na sua fase adulta. Os mais jovens têm um comportamento um pouco mais defensivo produzindo alguns sons estranhos. Mas isso nada é do que uma reacção inata ao perigo. Uma mordidela de Gecko Leopardo nem sequer é considerada perigosa.

Estes Geckos têm hábitos predominantemente nocturnos estando então muito activos durante a noite procurando as suas presas. Observá-los nesta actividade é uma tarefa bastante gratificante. O seu olhar alargado, vivo e alerta redobra de interesse quando ele avista a sua presa. Aliás, é desta vivacidade de olhar que lhe vem o nome eublephar que em latim significa pálpebra.

A pele, que regularmente mudam, estranhamente faz parte da sua dieta. Nunca retira a pele ao seu Gecko pois pode cortá-la. Se achar que pode ser necessária a sua intervenção consulte um veterinário especializado neste tipo de animais.
a editar: História [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.

Temperamento [ editar ]

Como já foi referido, o Gecko Leopardo é bastante querido pelo seu carácter amigável com o homem. No entanto, nos primeiros dias de cativeiro deverá trabalhar para facilitar a adaptação do Gecko a si. Quando for alimentá-lo por exemplo, aproxime a sua mão lentamente mas mantenha-a lá dentro durante algum tempo. Ao cabo de uma semana, o seu Gecko já se sentirá à vontade para receber uma curtas festinhas. Execute este procedimento sempre com muita calma até que o seu animal se sinta à vontade nas suas mãos. A necessidade de manter uma constante aproximação ao animal é imperiosa para que ambos se sintam à vontade no manuseamento.
a editar: Temperamento [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.

Terrário [ editar ]

Um habitat do tipo terrário é o mais indicado para manter os Geckos em cativeiro. Se optar por ter mais do que um animal deve providenciar dois espaços separados, uma vez que os machos tendem a lutar por questões territoriais. A composição do terrário deve fornecer um ambiente o mais confortável e parecido com o natural possível.

Os geckos leopardo são animais nativos do clima desértico do norte da Índia e Paquistão, mas não do deserto do Sahara! Se está à espera de ver um terrário com muita areia e um gecko leopardo, esqueça, pois de onde estes animais vêm não há areia, mas sim rochas, rochedos, pedras e calhaus. Como tal, deve arranjar um terrário com um mínimo de 70cm de comprimento por 45cm de largura por 45cm de altura para ter dois ou três exemplares. Deve ser bem arejado, construído em vidro ou madeira própria.

O fundo não deve ser coberto de areia, pois esta pode ser ingerida e provocar inpactaçao intestinal, podendo levar o animal à morte, preferencialmente deve ser utilizado qualquer material que não possa ser ingerido. Uma vez que o Gecko Leopardo não possui ventosas nas patas como a maioria das espécies Gecko, deve instalar no terrário alguns elementos decorativos como ramos que permitam ao animal trepar. Assegure que os ramos que coloca têm capacidade para suportar o peso do animal. Terá de acrescentar também alguns esconderijos como rochas e pequenas plantas.

O recipiente da água deve ser raso de modo a permitir que o Gecko possa ser trepar e beber ser correr o risco de se afogar. Como bebedouro basta usar uma tampa de boião ou outra coisa que sirva para o efeito, depende dos gostos e imaginação de cada um. Deve haver água fresca no terrário todos os dias.

A temperatura ambiente diurna dever estar entre os 27ºc e os 32ºc e a nocturna entre os 16ºc e os 21ºc. Estas temperaturas podem ser conseguidas facilmente através de uma lâmpada específica para répteis a colocar no topo e de um aquecedor próprio para dois terços do fundo do terrário. De modo a controlar facilmente os níveis de temperatura e o bom funcionamento dos meios de aquecimento, recomendamos o uso de um termostato.

Recomenda-se o uso de um tupperware com uma abertura, de modo a parecer uma gruta, com musgo dentro, ou qualquer material que mantenha a humidade, para o gecko poder mudar a sua pele, pois um ambiente húmido ajuda.

Deve possuir no terrário rochas e troncos, para que o gecko descanse nas rochas ou trepe os troncos, três tocas escuras, que podem ser simples tupperwares virados ao contrário, uma delas húmida (pode usar um guardanapo molhado, é simples e eficaz), pois na altura da muda de pele estes animais requerem um ambiente mais húmido. Um sinal que o gecko está a mudar a pele é este ficar com a pele muito esbranquiçada. A muda demora entre um e dois dias. Não facilite no que toca às tocas humidas, pois trocas de pele mal efectuadas podem levar mesmo até à morte do seu gecko.

O substrato deve ser composto enquanto o gecko for jovem por papel de cozinha ou então toalhetes daqueles usados em restaurantes. Mesmo em adultos, este é o melhor substrato a usar. Não use areia ou outros substratos finos e soltos, pois os geckos, assim como a maioria dos répteis, utilizam a língua para "cheirar" tudo o que lhes aparece à frente, e a ingestão da areia que vai agarrada à língua do gecko pode levar a compactação intestinal que na maioria dos casos é fatal.
a editar: Terrário [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.

Alimentação [ editar ]

A alimentação dos geckos deve ser rica e variada, no entanto deve assentar numa base de alimentos. Pode basear a alimentação em larvas de tenébrio e grilos, mas devem ser dadas também baratas argentinas, larvas de buffalo, gafanhotos e a geckos adultos também podem ser dados pinkis (ratos bebés). Estes devem ser previamente polvilhados com vitaminas e suplemento de cálcio. As minhocas ficam frequentemente vivas no interior do animal pelo que é aconselhável cortá-las previamente.

Deve ser dado alimento de dois em dois dias, preferencialmente à noite, e de 3 em 3 doses deve ser adicionado o complemento vitaminico. Se cria o seu próprio alimento vivo, tenha atenção à alimentação que dá aos seus insectos. Procure dar dietas equilibradas, para que também os geckos beneficiem indirectamente da boa alimentação dos insectos.

a editar: Alimentação [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.

Saúde [ editar ]

Mantido sempre em boas condições de saúde e alimentação, o Gecko Leopardo pode atingir os 18 cm em cativeiro, mas na natureza chega a ultrapassar os 25 cm (cauda incluída) e viver até 20 anos.

Um dos maiores problemas de saúde dos Geckos é MBD (Metabolic bone disease) que se traduz num sistemático enfraquecimento dos ossos causado maioritariamente por um deficiente suplemento de cálcio.

Uma outra questão importante é a infecção das vias respiratórias. Isto pode acontecer se o Gecko não estiver num ambiente suficientemente quente. Nestes casos recorra imediatamente a um veterinário, dada a sensibilidade destes animais, uma doença mal tratada pode conduzir à morte.

Mantenha-se sempre atento à potencial presença de parasitas, pois estes são os principais causadores de propagação de doenças e de infecções.
a editar: Saúde [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
Adicionar novo bloco [ adicionar ]
adding: [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
[ É um perito nesta raça? Editar esta descrição(moderado) ]
Comentários (1)adicionar comentário
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
24.03
deacms disse:
ele é lindo parece q foi feito a mao....
rede vivapets:  Português Português English English Español Español Deutsch Deutsch