está aqui: home > exóticos > ouriço

Envie a um amigo
Recomende o vivapets
de:


para:


mensagem:

[ enviar ]
Página adionada aos Favoritos 

Ouriço

Cuidado!

Ouriço
origem:África
esperança de vida:7 a 10 anos
nome científico:Atelerix albiventris
família:Erinaceidae
tamanho:0 para 20 cm
hábitos sociais: solitário
Adicionar aos meus items favoritosÉ um perito nesta raça?envie esta página a um amigoadicione um comentárioadicione um link
Adicione esta raça aos seus tópicos favoritos
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
É um perito nesta raça?
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
envie esta raça a um amigo!
Preencha o formulário abaixo

o seu nome:
o seu email:
nome do seu amigo:
email do seu amigo:
comentários:
 

História [ editar ]

Este pequeno ouriço de origem africana começa agora a conquistar o seu lugar no mundo dos animais de estimação. O seu corpo coberto de espinhos e o focinho com um permanente olhar cativante fazem do Ouriço africano o novo animal de estimação na classe dos pequenos exóticos. Na verdade nos EUA é já o último grito, tendo atingindo o auge da sua popularidade com o lançamento do video-jogo da SEGA "Sonic the Hedgehog". Actualmente existem já clubes de criadores e proprietários de Ouriços que organizam encontros e exposições.

Acostumado a um modo de vida solitário e tranquilo, o Ouriço passa a maior parte do dia recolhido, só iniciando o seu exercício físico à noite. A ponte com o mundo exterior é feita principalmente pelo apuradíssimo olfacto, uma vez que não vê muito bem. De modo a evitar confundir o seu dono este não deve usar perfumes nem produtos que mudem o seu cheiro (luvas por exemplo).
a editar: História [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.

Temperamento [ editar ]

De um modo geral este pequeno ouriço é dócil e sociável podendo depois variar entre mais ou menos activos e brincalhões. Esta variedade de temperamento depende do meio e do contacto humano que o animal teve desde a nascença.

É necessário ter muita paciência com eles, e não esperar que sejam obedientes ou dóceis logo nos primeiros contactos.

a editar: Temperamento [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.

Alojamento [ editar ]

Os ouriços são animais solitários e seria totalmente desaconselhável colocar dois ouriços machos ou macho e fêmea na mesma casa . O espaço de um ouriço deverá medir no mínimo 60 cm de comprimento, 20 a 30 cm de altura e 40 cm de profundidade, podendo ter um segundo piso, que deverá ter cuidado para não que não caia. É preciso algum cuidado na selecção da gaiola/terrário, uma vez que alguns equipamentos com grades podem ferir as patas e focinho dos ouriços. A casa deve ser lavada todas as semanas e o ouriço deve ser alimentado e ter água renovada todos os dias.

Na gaiola/terrário deverá colocar tubos para brincarem - cuidado com a sua dimensão, para que não haja risco de os ouriços ficarem presos no interior dos tubos. É muito importante que tenham uma roda de, pelos menos 32 cm de diâmetro para poderem fazer exercício durante a noite. As rodas mais pequenas são desaconselhadas por poderem lesionar a coluna.

A base da gaiola/terrário poderá ser coberta com esteira absorvente e a latrina deverá ter papel reciclado prensado, uma vez que as aparas de madeira e a serradura prensada podem causar alergias e problemas respiratórios ao animal. Deverá utilizar um espaço latrina, ou em alternativa pode colocar “chão” diferente nesse local, para que o ouriço consiga distinguir onde fazer as necessidades. A areia para gatos não deve ser utilizada numa gaiola para ouriços.

A temperatura nunca deve ser inferior a 22º C., pois podem entrar em hibernação, o que no caso dos Ouriços Pigmeus Africanos, origina um "coma" que termina com a morte do animal.

Outros acessórios que deve ter a casinha são:

  • comedouros e bebedouros pesados - o bebedouro pode ser para pássaros, uma vez que os de pipeta lhes podem lesionar a coluna.
  • toca ou ninho - para dormir aconchegado.
a editar: Alojamento [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.

Alimentação [ editar ]

Vários autores e criadores dizem que os ouriços em contacto com a Natureza consomem uma variedade de insectos e pequenos vertebrados. Mas esse será o caso dos ouriços-cacheiros, ditos "autóctones", que são espécie protegida e é proibido mantê-los em cativeiro. Assim sendo, e porque esta espécie é relativamente nova enquanto animal de estimação e de criação em cativeiro, alguns alimentos são ainda controversos. Por um lado, alguns criadores defendem a inclusão na sua dieta de frutas, legumes, pedaço de queijo, carne o ovos cozidos e grilos, o que os ouriços apreciam como se de um petisco se tratasse. Outros criadores, como  os ingleses e os alemães, dizem que alguns desses alimentos fazem mal ao ouriço, sobretudo ao seu sistema digestivo.

O consenso apenas surge com a alimentação para gatinhos como opção, uma dieta rica e equilibrada em proteína e gordura. Para um ouriço adulto, ração de gato “light” ou sénior com pouca proteína e pouca gordura, ou ração própria para ouriço (que dizem alguns especialistas não é totalmente equilibrada).

Como os ouriços são animais insectívoros, deve adicionar-se à sua alimentação alguns destes animais: tenébrios, zoophoba e alguns grilos. O ideal é 5 a 10 por semana e 1 grilo por dia.
a editar: Alimentação [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.

Higiene [ editar ]

Em tudo, é fundamental uma boa limpeza: basta limpar 1 vez por semana a gaiola/terrário, substituir o material com que se forra o chão (esteira lavável), substituir a base da liteira ou do espaço destinado às suas necessidades (papel reciclado prensado), do qual se deve ir retirando os excrementos que os ouriços vão fazendo, e mudar o feno do local destinado a dormir. Em vez de feno, pode usar-se também uma esteira e um pedaço de cobertor de microfibra, com que o animal se possa cobrir e que se pode lavar com frequência.

Em relação ao banho, não há consenso entre os criadores: alguns recomendam, outros desaconselham-no. De qualquer forma, podem lavar-se só as patas e a barriga em água morna, sempre que o animal comece a ter as patas sujas ou antes de cortar as unhas. O necessário é cortar e aparar as unhas (mas apenas as traseiras ), o que implica bom senso e um certo cuidado, porque há uma veia no meio das unhas traseiras que é necessário ter em conta. Se não se sentir capaz de o fazer, leve-o ao veterinário!
a editar: Higiene [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.

Saúde [ editar ]

Desparasitação
O ouriço deve ser adquirido desparasitado e com livrete passado pelo veterinário. Só assim poderá ter a certeza de que não está a adquirir uma espécie protegida! Caso não o tenha feito e não tenha sido desparasitado quando o adquiriu, será necessário levá-lo a um veterinário especializado em animais exóticos.

Vacinas
Não existe ainda qualquer tipo de vacinação aconselhada, embora nos Estados Unidos da América estejam a ponderar a utilização de vacinas para protecção a determinadas doenças.

Parasitas e outras doenças
Ouriços são suscetíveis a numerosos parasitas internos e externos, problemas de pele e problemas respiratórios e gastrointestinais, dependendo da alimentação viva que lhe der e dos materiais usados na sua gaiola/terrário, bem como da limpeza dos mesmos. Deve, por isso, observar o seu ouriço regularmente e levá-lo ao veterinário sempre que alguma coisa não pareça estar bem.

Obesidade
Uma dieta imprópria ou super alimentação pode resultar num ouriço obeso. Estes animais são propensos a problemas associados com a obesidade, por isso aconselha-se cuidado com a comida que lhe é administrada.
a editar: Saúde [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.

Como se expressa o ouriço [ editar ]

Alguns comportamentos comuns e os seus significados:
  • Espinhos do corpo todo levantados – Medo ou insatisfação;
  • Espinhos apenas na cabeça levantados – Incerteza;
  • Espinhos espalmados – Sente-se seguro, confiante, confortável e bem disposto;
  • Fechado numa bola – Atitude muito assustada, que poderá surgir nos primeiros contactos entre o ouriço e o dono;
  • Correr em círculos ou em oitos – Atitude comum em animais confinados a áreas muito pequenas. Ninguém sabe ao certo porquê que os ouriços correm em círculos e em oitos, pois mesmo no meio selvagem também já foi observada tal atitude. Existem outras teorias que relacionam isso com um exercício, um divertimento ou apenas um ritual territorial.
  • Salivar e colocar a saliva no cimo da cabeça ou no corpo - De repente, o seu ouriço começa a produzir saliva e a colocá-la no alto da sua cabecita ou espelhada no corpo. Ainda não foi descoberta uma explicação para tal, mas existem contudo algumas possíveis teorias ser um repelente para os seus inimigos, uma atitude camuflativa. De qualquer modo ao observar o seu ouriço a fazer isso, saiba apenas que apesar de inexplicável é uma acção normal para eles.

Sons
  • Rosnar e saltar – Assustado ou descontente;
  • Leve Sopro ou ronronar – É sinal de tudo está bem, seguido de espinhos espalmados;
  • Soprar – Desconforto, insatisfação;
  • Piar – É um cantarolar tipo pássaro, que os machos usam na altura de reprodução para encantar as fêmeas;
  • Gritar – Dor física, medo e às vezes zanga.
a editar: Como se expressa o ouriço [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.

Observações [ editar ]

Algo que o seu dono tem que aprender rapidamente é a manuseá-lo, uma vez que esta é a etapa mais importante para socializá-lo. No início será natural que ele se feche formando uma bola de espinhos. Este é o seu modo passivo de defesa. Normalmente tocá-lo não traz grande risco, no entanto recomenda-se sempre alguma cautela. As crianças só devem pegar no Ouriço com a supervisão de um adulto.
a editar: Observações [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
Adicionar novo bloco [ adicionar ]
adding: [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
[ É um perito nesta raça? Editar esta descrição(moderado) ]
Comentários (6)adicionar comentário
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
03.01
fabilho disse:
telho um ouriço lindo e muito meigo mas as vezes gosta de revilar mas e muito meigo a sua rasa e o pigmeu asiatico adora pasear no meu carto e se esconder debaixo dos moveis
23.02
jooomaia disse:
todas as 16 especies de ouriços sao lindas animais noturnos que se alimentam de incectos caracois lesmas e vegetais. os seus espinhos sao lindos. gostei imenso de saber mais sobre na ''arca de noe_ 'vivapets' ''.
11.05
nephilim disse:
Katz, o seu comentário poderia ser válido para qualquer espécie e desde sempre... ou seja ... você a pensar desse modo não tem qualquer direito a ter um animal de companhia nem a comer qualquer animal criado pelo Homem. Mais, esta especie de ouriço não consegue sobreviver em liberdade em Portugal pois não hiberna e acaba por morrer se o tenta. Por isso mais vale saber do que simplesmente dizer o que nos vem à moleirinha.
12.04
Katz disse:
Não sou da opinião de que o ouriço deva ser domesticado! O ouriço é um animal selvagem, e solitário. Para que ele possa se reproduzir (manter a espécie) ele precisa de estar em liberdade!
23.11
gisela204 disse:
Lindos, lindos!! Os picos n são obstáculos para uma grande amizade.
01.03
prenda disse:
adorei os teus picos!!!!!!!!!!
rede vivapets:  Português Português English English Español Español Deutsch Deutsch