está aqui: home > cães > west highland white terrier

Envie a um amigo
Recomende o vivapets
de:


para:


mensagem:

[ enviar ]
Página adionada aos Favoritos 

West Highland White Terrier

Uma forte personalidade

West Highland White Terrier
origem:Grã-bretanha
classificação:Terrier
altura:28 para 28 cm
peso:7 para 10 kg
exercício: Médiotreino: Razoávelclima: Temperadointerior/exterior: Dentro de casatosquia: Necessita de cuidados com o pêloalimentação: Médiotamanho: Pequeno
Adicionar aos meus items favoritosÉ um perito nesta raça?envie esta página a um amigoadicione um comentárioadicione um link
Adicione esta raça aos seus tópicos favoritos
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
É um perito nesta raça?
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
envie esta raça a um amigo!
Preencha o formulário abaixo

o seu nome:
o seu email:
nome do seu amigo:
email do seu amigo:
comentários:
 

História [ editar ]

O West Highland White Terrier tem uma história curiosa. No início da fundação da raça, por volta do século XV, o West Highland White Terrier era apenas composto por cachorros brancos que nasciam nas ninhadas de outras raças, sobretudo Scottish Terriers e Cairn Terriers. Já em 1620s, James I, Rei da Inglaterra, pretendia “pequenos cães brancos” de Argyleshire, na Escócia. Esta é provavelmente a região de origem do West Highland White Terrier.

Reza a história que no século XIX, o Coronel Edward Malcolm, que vivia na sua residência apelidada de Poltalloch na região de Argyleshire, acidentalmente disparou um tiro mortal contra o seu terrier favorito, que era de coloração escura. A partir desse momento, Malcolm decidiu utilizar apenas cães brancos, que eram facilmente identificados nas caçadas. Por se ter dedicado à raça, o West Highland White Terrier passou a ser conhecido como Poltalloch Terrier.

Na mesma altura, o Duke de Argyll protegeu e criou terriers brancos. Em sua honra, estes cães passaram a ser conhecidos pelo nome da sua residência, Roseneath, dando origem ao Roseneath Terrier. Acredita-se que por viverem na mesma altura e na mesma região, tanto o Coronel Malcolm como o Duke de Argyll terão colaborado para aperfeiçoar a raça.

Foi no entanto o Coronel Malcolm o primeiro a introduzir um West Highland White Terrier numa exposição em 1907. No ano seguinte, a raça foi reconhecida pelo AKC como Roseneath Terrier. Nome que foi mudado um ano mais tarde para West Highland White Terrier.

Considerado contudo até tarde como uma variedade de cor branca do Scottish Terrier, o West Highland White Terrier foi cruzado com várias raças até à publicação do estalão no início do século XX. Para além de forte influência de Scottish Terriers e Cairn Terriers, acredita-se que cães brancos das raças Bedligton Terrier e Dandie Dinmont Terrier, entre outras, também tenham sido introduzidas.

O Westie foi criado para caçar, tal como todos os outros terriers. A sua especialidade são animais que se refugiam em tocas, tais como os coelhos, as lontras, os texugos, etc. Era também muito utilizado como exterminador de ratos.

Hoje em dia o West Highland White Terrier é mantido sobretudo como cão de companhia. Sendo bastante popular nas exposições caninas.
a editar: História [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.

Temperamento [ editar ]

O West Highland White Terrier é um cão de personalidade forte, muito activo e brincalhão, perfeitamente adaptado à vida em família.

Alertas e corajosos, dão bons cães de alarme, ladrando a estranhos. São por vezes teimosos e por isso não são fáceis de treinar.

Dão-se bem com crianças mais velhas que entendam os limites de um cão. Não são cães de confiança com gatos e outros animais, a não ser que sejam socializados com eles desde pequenos. Com cães dão-se geralmente bem.

Bastante afeiçoados à família, gostam de ser o centro das atenções e exigem bastante companhia. Vivos e alegres, os Westies têm ainda um traço de independência que se manifesta no tempo que passa a brincar com os seus brinquedos.

Têm uma elevada tendência para cavar, pois são cães que nas caçadas estavam incumbidos de ir buscar as presas às tocas. Se mantém este cão num jardim, certifique-se de que ele não escava uma toca até ao outro lado das vedações.

O West Highland White Terrier é um bom cão de apartamento, sendo bastante activo dentro de casa, não necessita de um jardim ou pátio para viver. Adapta-se bem à vida no campo onde se mostra útil no controlo de ratos.

Apesar do pequeno tamanho, os Westies precisam de bastante exercício. Os passeios diários não podem ser negligenciados. Uma brincadeira enérgica e uma boa corrida tratam de gastar o resto das energias.
a editar: Temperamento [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.

Aparência Geral [ editar ]

O West Highland White Terrier é um cão de pequeno porte, medindo aproximadamente 28 cm.

O crânio é ligeiramente abaulado terminando num nariz preto relativamente largo. O stop é bem pronunciado entre os olhos escuros e afastados entre si. As orelhas são pequenas e erectas, cobertas por uma pelagem mais macia.

De constituição forte e robusta, o West Highland White Terrier apresenta um corpo compacto, enfeitado com uma franja de pêlo na face ventral. Os membros são curtos e cobertos por franjas. Os pés posteriores são mais pequenos que os anteriores. A cauda tem entre 12,5 a 15 cm e não deve ser cortada em circunstância alguma. É trazida o mais recta possível e é coberta por um pêlo áspero.

A pelagem é constituída por dois tipos de pêlo, uma camada exterior com cerca de 5 cm de comprimento e sem caracóis, e um subpêlo macio e muito denso. A cor da pelagem é sempre branco puro.
a editar: Aparência Geral [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.

Saúde e Higiene [ editar ]

Tendo o manto branco, o West Highland White Terrier tem alguma incidência de surdez na sua população. Outras doenças comuns são problemas de pele, displasia da anca, doenças que afectam o sistema renal e calcificação do maxilar.

O West Highland White Terrier é um cão que larga pouco pêlo. A pelagem clara por vezes exige mais cuidados, mas o banho não deve ser dado com muita frequência, uma vez que danifica a camada de óleo de protecção da pele dos animais. Muitas vezes é este hábito que está na origem dos problemas de pele e alergias manifestados pelos animais desta raça.

O pêlo deve ser escovado regularmente, uma a duas vezes por semana. Para manter o corte característico necessita de aparar o pêlo de quatro em quatro meses, aproximadamente, e tosquiar duas vezes por ano.
a editar: Saúde e Higiene [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.

Curiosidades [ editar ]

Idéfix, o cão de estimação de Obélix é nem mais nem menos que um Westie (West Highland White Terrier)! O  nome Idéfix provém do francês ideé fixe (ideia fixa). O que acentua mais uma vez o facto de esta raça ter uma personalidade forte.

a editar: Curiosidades [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
Adicionar novo bloco [ adicionar ]
adding: [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
[ É um perito nesta raça? Editar esta descrição(moderado) ]
Comentários (16)adicionar comentário
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
04.07
Catilene disse:
Rotax, tive o mesmo problema com o meu West, do nada ele começou uma coceira louca e criou crosta em toda barriga, a pele ficou toda escura e nunca mais voltou ao normal, bom, meu veterinario coletou aquela amostra de material e diagnosticou sarna sarcóptica por estress, ele havia saído de um canil e vindo para minha casa com duas crianças pequenas. Foi a maior barra e a pesagem dela ficou muito feia, ela parecia uma vira latinha mal cuidada, que na verdade não era o caso, mas hoje, depois de 4 meses tudo esta sob controle. Abraços e molharas para seu cãozinho.
03.10
arcodalua disse:
Aconselho a raça, a quem tem sentido de humor, paciência e garanta a retribuição do carinho e da lealdade que vai receber. Eu tenho um Westy, chamado Silver Dolar, que mora em casa. É um macho muito limpo, não larga pelo, não roí nem destrói nada a não ser os seus próprios bonecos. É uma excelente companhia, na minha ausência fica com o meu gato siamês, o Pionés. São muito amigos a ponto de dormirem na mesma cesta e ficarem na mesma jaula quando vão à veterinária.
21.01
Jozezinha disse:
ja tive cães de outras raças que infelizmente partiram como sou uma pessoa que gosta muinto de animais meus filhos depois de muinto pesquizarem decidiram oferecer um westie ,(a yuka)foi amor a primeira vista fiquei apaixonada por aquela coisinha linda.Mais tarde veio outro menbro para acrescentar á familia (o sushy)outra gracinha que tanbem nos conquistou,são adoraveis brincalhões ,meigos,inteligentes,com uma forte personalidade as vezes um bocadinho teimosos,mas por vezes até´lhe achamos graça .são a alegria da nossa familia por tudo o que nos proporcionam, acho que fizemos a escolha certa
14.12
gasparinho disse:
Olá estamos a pensar em adquirir um west highland e queríamos perguntar a quem tem cães desta raça se conseguem ficar facilmente sozinhos, sem arranjar sarilhos em casa e se perde muito pêlo?!. Obrigado
23.10
agente4538 disse:
eu tenho um west terrier ele entrou na arca de noe hoje o nome e iggy ele ja tem um album completinho todo mundo ta indo na pagina dele pois ele e muito fofo vejam voces tabme a pagina
17.04
Xelele disse:
A minha experiência com uma Westie está a ser fantástica. Aprende depressa e resolve bem os problemas. É muito obstinada (mais que teimosa) e adora a familia. Excelente com crianças, visitas e na casa de outras pessoas. É um cão exigente no que diz respeito à atenção dispendida, mas em contrapartida fica muito bem sozinho em casa todo o dia. Gosta imenso de ladrar - não há dúvida que é um cão que gosta de se ouvir a si mesmo.
24.11
PipocasSofia disse:
Sempre quis ter um westie, é um cão fabuloso!
23.10
rotax disse:
Ola a todos. Nós temos um lindo Westie (o snowy) ou como também lhe chamamos o "branquelas". Ele é da minha mãe que após ter perdido o seu rafeiro alentejano que estava connosco há 18 anos, resolveu com a nossa ajuda escolher um westie. Ele veio para nossa casa com 2 meses e era uma coisa linda, olhar doce, curioso.... Ele tinha uma pele muito rosada a fugir para o vermelho mas nunca achamos mal nisso, mas com o tempo fomos apercebendo que algo de muito errado se passava com ele, mas a veterinária achava que era tudo normal, por ter um pelo tão branco. Do rosado na pele, depressa passou para vermelho e do vermelho passou para crostas que rapidamente se tornaram em feridas que nunca saram. Mudamos de veterinário e ele com apenas 6 meses começou a ser tratado com cortisona - que é muito forte para um cao tão pequeno, mas sem resultado... Depressa optou-se por fazer analises para ver qual a razão desta alergia e chegados os primeiros resultados, sabemos que é alergico ao interior - ou seja a algo dentro de casa, de seguida novas analises para saber ao certo alérgico a que! Ainda estamos apardalados com os resultados, mas o certo é que temos de conviver com isto - ele faz grande alergia á pele humana! Acreditam? vou repetir - não lhe podemos tocar, porque todas as festas que lhe fazemos, cuidados que lhe damos lhe fazem mal... E mais? Tapetes, mantas, fibras, a coleira e trela fazem-lhe mal... Agora aguardamos pelas vacinas feitas de proposito para ele que levam cerca de 45 a 60 dias a estarem prontas. Até lá ... e ainda estamos a aprender a viver com esta situação, usamos luvas esterilizadas para tratar e mima-lo.. Não chegava ele sofrer horrores com as comichões e mal estar que isto lhe provoca e ainda ter de ver os que o amam a mexerem-lhe com luvas. Ele percebe, porque é um cão extremamente inteligente e sensivel. Agoram expliquem -me, como existem pessoas que maltratam os seus animais, (eu chamo-lhes de amigos), só porque não os querem aturar(eu chamo brincar, conviver, partilhar e aprender com eles). Nós não vamos desistir porque o amamos muito e porque ele não desistiria de nós. Se alguém conhece algum caso identico comente e partilhe ideias, sabemos pouco sobre isto até as veterinárias estão boquiabertas com esta "alergia".
30.07
AnaCVJesus disse:
Há muito tempo que a minha filha queria um cãozinho como o do Harrods poque o achava lindo! Até que finalmente acedi e há três anos que temos o Gaspar! É um cão adorável: meigo, muito inteligente, brincalhão, valente, com uma vontade de ferro para levar avante tudo o que ele quer! Aqueles olhos "parece que falam"!! Adora a sua família e a família adora-o a ele.
20.04
luisalopes disse:
O Fox é o nosso bebé, lindo, carinhoso, super inteligente, cheio de vida e personalidade. Mesmo sendo teimoso e desobediente adoro-o, quero que ele seja muito feliz tal como é.
rede vivapets:  Português Português English English Español Español Deutsch Deutsch