Iniciante

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
pandcat
Mensagens: 6
Registado: sexta abr 10, 2015 11:17 pm

sexta abr 10, 2015 11:36 pm

Boa noite a todos, gostava de pedir uma ajuda/opinião.

Tenho um aquário de agua quente mais ao menos de 40/50l(não tenho bem a certeza) e gostava de colocar lá uns companheiros, mas tenho algumas duvidas sobre como montar o aquário e que espécimes colocar lá, estava a pensar em ter peixes de 3 espécimes diferentes pequenas mas que não andassem em conflito.
pois bem que filtro, termostato me aconselham? tal como a decoração e luz que deva colocar, como a manutenção do mesmo a nivel de limpeza e manter os níveis adequados da agua. ficava agradecida se alguém me pudesse ajudar nessa questão.


para já estava a pensar em colocar 3 tipos de peixes desta lista:
treta neon
guppy
peixe-gato-vidro
limpa-vidros
betta splenders
iriaterina arco-iris
peixe vidro indiano

gostava de saber destas espécimes quais as 3 que se adaptaram melhor no mesmo ph, temperatura, acidez da agua e que tenham uma alimentação parecida.
quero preencher o aquário só com 6/8 peixes diferentes mas coloridos. alguém me pode ajudar? não queria fazer as coisas a 'maluca' e não dar o habitat perfeito para os bichinhos

agradecida desde já
vasco1978
Membro
Mensagens: 77
Registado: quinta out 31, 2013 8:03 pm

sábado abr 11, 2015 8:02 pm

Boas,

Na sua lista tem peixes que não combinam para o tamanho do aquario:

Pexe gato vidro precisa de um aquario maior, dado que atingem 15cm e 50 litros é curto.
O beta é um peixe agressivo e territorial não seria boa ideia colocar com outros semelhantes como o guppy.

O guppy é de águas alcalinas, os tetras néon preferem águas ácidas...

A minha sugestão seria a seguinte:

biótipo sul-americano, com tetras néon(6) e um casal de ciclídeo anões, por exemplo ramirezi ou apisto cacatua double red ou triple red são fantásticos.
decoração substrato de areia fina, folhas de oliveira e troncos, luz fraca e trufa no filtro, a água fica amarela, mole e ph acido.

O filtro tem que ter 3 a 5 vezes o volume do aquário, por isso diria filtro externo de 250l/hora, o aquecedor teria que ter uns 75 W de potência mas isso também depende da temperatura ambiente da divisão onde vai colocar.

Esta é a minha sugestão, se tiver mais dúvidas esteja á vontade.
pandcat
Mensagens: 6
Registado: sexta abr 10, 2015 11:17 pm

sábado abr 11, 2015 9:47 pm

vasco1978 Escreveu:Boas,

Na sua lista tem peixes que não combinam para o tamanho do aquario:

Pexe gato vidro precisa de um aquario maior, dado que atingem 15cm e 50 litros é curto.
O beta é um peixe agressivo e territorial não seria boa ideia colocar com outros semelhantes como o guppy.

O guppy é de águas alcalinas, os tetras néon preferem águas ácidas...

A minha sugestão seria a seguinte:

biótipo sul-americano, com tetras néon(6) e um casal de ciclídeo anões, por exemplo ramirezi ou apisto cacatua double red ou triple red são fantásticos.
decoração substrato de areia fina, folhas de oliveira e troncos, luz fraca e trufa no filtro, a água fica amarela, mole e ph acido.

O filtro tem que ter 3 a 5 vezes o volume do aquário, por isso diria filtro externo de 250l/hora, o aquecedor teria que ter uns 75 W de potência mas isso também depende da temperatura ambiente da divisão onde vai colocar.

Esta é a minha sugestão, se tiver mais dúvidas esteja á vontade.
obrigada :) o aquário vai ficar na sala afastado da janela, a sala costuma ser bastante quente mesmo no inverno por isso acho que pode ser um termostato nao muito potente, só para manter a agua na temperatura certa.
será que era pedir muito mostrar-me de que tipo de filtro me fala? :oops: ainda não percebo muito disso. uma colega falou-me que para limpar o aquario há uns acessorios como espojas e aspiradores ajudando assim só a mudar a agua 1 vez por semana poderia-me tirar mais essa duvida?
vasco1978
Membro
Mensagens: 77
Registado: quinta out 31, 2013 8:03 pm

domingo abr 12, 2015 12:14 pm

Boa Tarde,

O filtro externo é semelhante a este:

http://www.tiendanimal.pt/tetra-plus-fi ... -8194.html

são fáceis de montar, tem grande capacidade e é simples limpar.

Existe esponjas, lâminas e esponjas com íman para limpar os vidros:

http://www.tiendanimal.pt/raspadeira-pa ... -2823.html este é apenas um exemplo.

existe também o sinfão:

http://www.tiendanimal.pt/limpador-casc ... -1113.html

este aparelho serve para retirar a água do aquário quando estamos a fazer uma TPA(troca parcial água) que deverá andar em função do volume do aquário e a carga de peixes e plantas entre os 10% a 70%. Para o volume e tipo de montagem que lhe indiquei deverá trocar todas as semanas cerca de 30% de água +-15 litros.

Mas quando tiver monta o aquario tem que ter em consideração que terá que fazer o ciclo do aquario, adicionando um liquido que contêm bactérias nitrificantes e deverá esperar cerca de 1 mês antes de adicionar os peixes.
pandcat
Mensagens: 6
Registado: sexta abr 10, 2015 11:17 pm

domingo abr 12, 2015 7:34 pm

vasco1978 Escreveu:Boa Tarde,

O filtro externo é semelhante a este:

http://www.tiendanimal.pt/tetra-plus-fi ... -8194.html

são fáceis de montar, tem grande capacidade e é simples limpar.

Existe esponjas, lâminas e esponjas com íman para limpar os vidros:

http://www.tiendanimal.pt/raspadeira-pa ... -2823.html este é apenas um exemplo.

existe também o sinfão:

http://www.tiendanimal.pt/limpador-casc ... -1113.html

este aparelho serve para retirar a água do aquário quando estamos a fazer uma TPA(troca parcial água) que deverá andar em função do volume do aquário e a carga de peixes e plantas entre os 10% a 70%. Para o volume e tipo de montagem que lhe indiquei deverá trocar todas as semanas cerca de 30% de água +-15 litros.

Mas quando tiver monta o aquario tem que ter em consideração que terá que fazer o ciclo do aquario, adicionando um liquido que contêm bactérias nitrificantes e deverá esperar cerca de 1 mês antes de adicionar os peixes.
obrigada mais uma vez pela resposta, sim na petshop aconselharam-me antes de adquirir os peixes deveria antes montar o aquário, e aconselharam-me a comprar um kit que existe para acondicionar a agua para o tipo de peixe que irei adquirir.
poderá tirar-me mais uma duvida? na petshop estava um aquário com neos e aphiosemion(julgo ser assim o nome) e a funcionaria disse-me que eram duas espécimes que se davam bem, é verdade? é que achei interessante as cores do peixito
vasco1978
Membro
Mensagens: 77
Registado: quinta out 31, 2013 8:03 pm

domingo abr 12, 2015 9:10 pm

Boas,

Esse peixe faz parte da família dos killfish e sim pode manter com néon, ambos são peixes pacíficos e de água ligeiramente ácida.

Contudo tenha cuidado com os conselhos que lhe dão nas lojas, eles querem vender por isso pesquise bem antes de avançar e vá a mais do que uma loja e cruze as opiniões que lhe dão.

http://www.aquahobby.com/gallery/b_australe.php

Deixo-lhe enderenço de uma página que contém bastante informação sobre os diversos tipos de peixes para pesquisar melhor.

Procure também na internet por layouts de aquários para ver qual é que gostaria de ter em casa.

O que lhe indiquei dá relativamente pouco trabalho. Mas investigue bem e reflita bem sobre que tipo de aquário quer. Embora dê pouco trabalho de manutenção não deixam de ser animais de estimação e merecem o melhor de nós.

No fim de montado o aquário é um ponto de encontro, uma atração e um lugar de descontração em casa!
pandcat
Mensagens: 6
Registado: sexta abr 10, 2015 11:17 pm

segunda abr 13, 2015 9:00 pm

vasco1978 Escreveu:Boas,

Esse peixe faz parte da família dos killfish e sim pode manter com néon, ambos são peixes pacíficos e de água ligeiramente ácida.

Contudo tenha cuidado com os conselhos que lhe dão nas lojas, eles querem vender por isso pesquise bem antes de avançar e vá a mais do que uma loja e cruze as opiniões que lhe dão.

http://www.aquahobby.com/gallery/b_australe.php

Deixo-lhe enderenço de uma página que contém bastante informação sobre os diversos tipos de peixes para pesquisar melhor.

Procure também na internet por layouts de aquários para ver qual é que gostaria de ter em casa.

O que lhe indiquei dá relativamente pouco trabalho. Mas investigue bem e reflita bem sobre que tipo de aquário quer. Embora dê pouco trabalho de manutenção não deixam de ser animais de estimação e merecem o melhor de nós.

No fim de montado o aquário é um ponto de encontro, uma atração e um lugar de descontração em casa!
obrigada mais uma vez pela ajuda, vou por o meu namorado a fazer o "trabalho de casa" comigo, e no final da pesquisa já terei mais ao menos noção de como vou querer o aquario :D depois venho dar noticias e mostrar então o aquario montado

mal posso esperar por ter tudo prontinho para receber os pequenotes :lol:

p:s: já agora poderia-me dizer se conhece lojas online que vendam produtos para peixes? pela aquela que me mostro encontrei la um filtro que vi na loja mas a metade do preço..assim poderia poupar uns trocos :lol:
vasco1978
Membro
Mensagens: 77
Registado: quinta out 31, 2013 8:03 pm

terça abr 14, 2015 7:29 am

Bom dia!

Conheço este site mas nunca fiz nenhuma compra em nenhum deles:

http://www.pet4you.net/

Compras pela internet tem vantagens e desvantagens, se tiver algum problema com o equipamento é mais dificil resolver com uma loja destas.

É de que zona? Normalmente as lojas tem diversos preços dentro dos mesmos equipamentos.

Veja também aqueles livrinhos da sera, existem alguns com exemplos de combinações de peixes pode ajudar a clarificar/confundir o que deseja!

Estes livros são de distribuição gratuita e as lojas normalmente tem destes exemplares para distribuir.
pandcat
Mensagens: 6
Registado: sexta abr 10, 2015 11:17 pm

terça abr 14, 2015 6:48 pm

vasco1978 Escreveu:Bom dia!

Conheço este site mas nunca fiz nenhuma compra em nenhum deles:

http://www.pet4you.net/

Compras pela internet tem vantagens e desvantagens, se tiver algum problema com o equipamento é mais dificil resolver com uma loja destas.

É de que zona? Normalmente as lojas tem diversos preços dentro dos mesmos equipamentos.

Veja também aqueles livrinhos da sera, existem alguns com exemplos de combinações de peixes pode ajudar a clarificar/confundir o que deseja!

Estes livros são de distribuição gratuita e as lojas normalmente tem destes exemplares para distribuir.

sou de Viana, mas neste momento encontro-me a trabalhar numa cidade onde só existem 2 lojas de animais e tem coisas caríssimas e com pouca escolha. por isso se calhar me ficar mais em conta comprar por uma loja online


olhe pode-me tirar uma duvida?
escolhi entre este tipo de plantas para colocar no aquario
- valisneria gigantea
-valisneria asiatica
-hemianthus callitrichoides
-ceratophyllum demersum

será que os néon e os ramirezi sentiram-se confortáveis com a minha escolha?
e posso colocar juntamente com os neon, ramirezi um casal de Aphyosemion australe?

estive a pensar alimentar os peixes com alimento vivo, artemias são fáceis de criar ou é preferível compra-las congeladas ou assim?
vasco1978
Membro
Mensagens: 77
Registado: quinta out 31, 2013 8:03 pm

terça abr 14, 2015 9:56 pm

Boas,

Pois Viana não conheço...se fosse da região centro ainda podia ajudar!

Plantas cuidado, pois não basta por debaixo de água luz e tá a andar.
Se vai começar sugiro plantas fáceis, tipo anubias tem folhas grande e dão sombra aos peixes mais tímidos.

http://tropica.com/en/plants/search/?mo ... atophyllum demersum&dif=&pgr=&ori=&use=

Este é o site da tropica são produtores e comercializam plantas e são muito caros, mas o site deles tem muita informação sobre as mesmas. Pesquise por plantas fáceis.

Se quer por plantas a sério tem que por primeiro fertilizante, cerca de 1cm de altura no fundo do aquário, depois ponha por cima o substracto que quer.

Tem que ter em atenção á iluminação, vai por leds ou lâmpadas T5 ou T8?

Ter plantas no aquario é outra parte do desafio! Mas se quer montar uma coisa em condições tem que pensar bem desde o inicio para a montagem servir, senão vai chegar a meio da aventura e verificar que: oops, devia ter...!

Pesquise o site depois diga alguma coisa! Eu ajudo no que puder!
pandcat
Mensagens: 6
Registado: sexta abr 10, 2015 11:17 pm

quarta abr 15, 2015 10:23 am

vasco1978 Escreveu:Boas,

Pois Viana não conheço...se fosse da região centro ainda podia ajudar!

Plantas cuidado, pois não basta por debaixo de água luz e tá a andar.
Se vai começar sugiro plantas fáceis, tipo anubias tem folhas grande e dão sombra aos peixes mais tímidos.

http://tropica.com/en/plants/search/?mo ... atophyllum demersum&dif=&pgr=&ori=&use=

Este é o site da tropica são produtores e comercializam plantas e são muito caros, mas o site deles tem muita informação sobre as mesmas. Pesquise por plantas fáceis.

Se quer por plantas a sério tem que por primeiro fertilizante, cerca de 1cm de altura no fundo do aquário, depois ponha por cima o substracto que quer.

Tem que ter em atenção á iluminação, vai por leds ou lâmpadas T5 ou T8?

Ter plantas no aquario é outra parte do desafio! Mas se quer montar uma coisa em condições tem que pensar bem desde o inicio para a montagem servir, senão vai chegar a meio da aventura e verificar que: oops, devia ter...!

Pesquise o site depois diga alguma coisa! Eu ajudo no que puder!
eu de plantas acho que sei cuidar melhor do que de peixes :lol: mas vou fazer o que me disse :wink: lâmpadas ainda foi coisa que ainda não vi, tenho uma calhe mas sinceramente não sei que tipo de lâmpada leva, mas quando comprar a lâmpada quero uma que sirva aos peixinhos e as plantas
vasco1978
Membro
Mensagens: 77
Registado: quinta out 31, 2013 8:03 pm

quarta abr 15, 2015 7:03 pm

Boas,

OK, mas para simplificar:

-substracto fértil: calcule o volume necessário multiplicando largura*comprimento*1cm altura. Uma embalagem 2,5kg de sustracto da tropica deve chegar.

-substracto: areia, sílica, manado da JL o que mais lhe agradar, cerca de 5 a 7 cm de altura

-Luz: Existem lâmpadas flurescentes próprias para aquários, T8 ou T5. As T5 são melhores, mais resistentes. Existem vários tipos de luz (branca, azul, rosa, etc) cada qual com a sua função mas uma branca normal deve servir. Para aquario de 50litros deverá colocar cerca de 25w de potência é mais do que suficiente. Recomendo luz ligada entre 8 a 10 horas. Se as algas começarem a aparecer diminua o tempo em que a luz está ligada.

-Fertilização liquida: As plantas necessitam de nutrientes recomendo fertilizante da seachem é o que eu utilizo no meu.

-Alimentação: Eu utilizo granulado(pallets) e comida congelada da Ocean Nutrition, não faça artémia em casa pelo volume não lhe compensa. Uma embalagem 7€ de granulado dá lhe para mais de 6 meses! Comida congelada uma embalagem de 3/4 € dá-lhe para 1 mês. A combinação destes dois alimentos os seus peixinhos vão adorar!

-Regra: 1cm de peixe adulto por cada litro de água, serve meramente como orientação
Responder

Voltar para “Peixes”