Como saber o sexo do papagaio cinzento?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
PS1QU1CO
Mensagens: 1
Registado: quinta fev 28, 2002 11:33 pm

domingo out 06, 2002 2:06 pm

Tenho um papagaio cinzento de cauda vermelha, damo-nos muito bem, sempre que chego a casa trocamos uns quantos beijos e o bicho até é muito dócil. Mas tenho uma certa curiosidade em saber se o animal é macho ou fêmea, será que existe algum indício na sua fisíonomia (exceptuando o próprio sexo) que nos possibilite diferenciar o sexo da ave?
Uma das respostas até poderia ser: porque não poderia eu mesmo ver o sexo da ave? bem... a resposta a isso é simples, todos os papagaios e araras sofrem de stress, e eu tenho um certo receio que ele(a) não goste que a agarrem, como é normal na maioria dos animais, já que nos damos tão bem, não queria que ele(a) me ganhasse medo.
Florinda
Membro Veterano
Mensagens: 764
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am
Localização: gatos (16); aves

terça out 29, 2002 7:53 am

O quê? Queria agarrar o papagaio e espreitar-lhe o "sexo"? :lol: :lol: Malandro!
Estou a brincar. As aves não têm órgãos sexuais externos, como os mamíferos, e é praticamente impossível saber o sexo de um papagaio só de olhar para ele. Há alguns indícios, mas que não são 100% seguros. Os machos têm um bico maior que as fêmeas, por exemplo. Mas só tendo um papagaio, não tem termo de comparação, não é? Espreite a parte inferior da cauda. Está a ver aquele triângulo de penas vermelhas mais pequenas? Veja se são todas bem vermelhas ou se são orladas a cinzento. As fêmeas têm tendência a ter essas penas orladas a cinzento. Mas nenhum destes métodos de identificação visual é muito seguro. A única maneira de saber é fazendo a sexagem. Há duas hipóteses: sexagem cirúrgica ou sexagem através de análise de ADN. Destas duas, a segunda é a mais fiável. Basta uma gotinha de sangue, e a análise custa à volta de 25 euros (pelo menos, custava, há uns dois anos). A dificuldade é descobrir onde fazê-la. Ou melhor, há dois anos, as análises eram feitas no estrangeiro, mas o sangue era recolhido cá. Mas imagino que não haja muitos sítios onde lhe façam isso, dependendo da região onde more. Uma coisa é certa: se alguma vez o papagaio puser um ovo, então é uma papagaia! ;)

Fique bem

Florinda
MartaJaco
Mensagens: 1
Registado: terça out 29, 2002 3:44 pm

terça out 29, 2002 3:54 pm

Alguém estava questionando qual a maneira d destinguir o sexo de um papagaio cinzento.
Eu também tenho um em casa igual ao que tem e a maneira de diferenciar o sexo destas lindas aves é a cor da língua.
As fêmas têm a língua branca e os machos a língua preta. As fêmeas não falam tanto como os machos, ou pelo menos têm mais dificuldade em começar a falar.
Espero ter respondido á sua questão!!! :)


Marta Jaco
DoutorAnimal
Membro
Mensagens: 187
Registado: terça ago 27, 2002 4:35 pm
Localização: Cães, gatos, répteis, exóticos, peixes e aves

quarta out 30, 2002 2:28 pm

eu acho que é necessária determinação científica.
Florinda
Membro Veterano
Mensagens: 764
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am
Localização: gatos (16); aves

quarta out 30, 2002 9:35 pm

As fêmeas têm a língua branca e os machos têm a língua preta? :o Onde leu essa informação? Estou farta de ler coisas sobre o assunto, e nunca vi tal referência. Como disse, há vários sinais visuais que podem ser indicadores do sexo, mas nenhum é 100% seguro. O mais fiável é a sexagem através de uma análise de ADN.

Fiquem bem

Florinda
DoutorAnimal
Membro
Mensagens: 187
Registado: terça ago 27, 2002 4:35 pm
Localização: Cães, gatos, répteis, exóticos, peixes e aves

quarta out 30, 2002 10:07 pm

só venho reforçar a resposta da florinda!
MoniaAnjinha
Mensagens: 1
Registado: quarta fev 02, 2005 1:21 am

terça jun 19, 2007 6:02 pm

Concordo com a Florinda. Eu tenho uma femea, já tem 29 anos. Tenho-a desde bebé (4 meses), e a lingua dela é bem preta. Mas as penas da cauda são todas vermelhas.

A Femea tende a ser mais pequena que o macho, sendo que o bico dos machos é maior.

Quanto ao falar Marta, bem, não tenho macho para comparar, mas a minha papagaia fala e "pelos cotovelos". Nunca está calada, diz de tudo, imita tudo e todos, diz frases completas. Muitas vezes não se limita a imitar, diz certas coisas em alturas especificas. Acho dificil um papagaio ser mais falador que ela...

Lá está, nem todos os snais são 100% seguros. Se puser ovos, é claro que é femea, mas se não quiser esperar até essa altura para ter certeza, nada melhor que a análise de ADN. :)
HugoFlavio
Membro Veterano
Mensagens: 239
Registado: quarta abr 04, 2007 11:51 pm

terça jun 19, 2007 9:45 pm

isto é de outubro de 2002....
PauloSantos
Membro Veterano
Mensagens: 1461
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

terça jun 19, 2007 10:19 pm

Bom, mas já que "puxaram" um tópico de 2002 e para que outros não sejam induzidos em erro, é necessário que se diga:

ISTO É COMPLETAMENTE FALSO.

MartaJaco Escreveu:.... maneira de diferenciar o sexo destas lindas aves é a cor da língua.
As fêmas têm a língua branca e os machos a língua preta. As fêmeas não falam tanto como os machos, ou pelo menos têm mais dificuldade em começar a falar.
Pedro21
Membro Veterano
Mensagens: 319
Registado: sábado ago 30, 2003 9:25 pm

quarta jun 20, 2007 9:44 am

O sexo dos papagaios não pode de maneira nenhuma ser visto pela cor da lingua, a unica maneira de ter a certesa a 100(ou quase) é por endoscopia ou DNA
Dodge
Mensagens: 1
Registado: domingo fev 07, 2016 9:19 pm

domingo fev 07, 2016 9:28 pm

Ah ah ah ,se calhar o papagaio tinha estado a comer farinha ,por isso tinha a língua branca !!! 100% seguro só mesmo o ADN embora haja zonas do corpo como o bico mais largo ,as penas traseiras e até mesmo na parte de baixo a qual chamamos forquilha se estiver bastante aberto será femea o contrário será macho . :D
Responder

Voltar para “Aves”