Otite

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Carolina77
Membro Júnior
Mensagens: 29
Registado: sexta nov 21, 2014 3:15 pm

quarta jan 24, 2018 12:45 pm

Bom dia a Todos,

O meu cão tem agora 4 anos, desde há dois anos para cá que as otites têm sido muito frequentes. Segundo o Veterinario são otites crónicas e que mais tardem ou mais cedo aparecem de novo. Tenho feito tudo como me têm dito. Já várias vezes foi feita a recolha do liquido no interior do ouvido para ser analisado e o resultado são fungos. O meu cão vive connosco em casa, frequenta a rua claro mas sempre protegido em dias de frio e chuva. Faço limpeza da orelha e passado um tempo depois de seco aplico os produtos indicados pelo Veterinário. Ao fim de um tempo melhora, mas a orelha fica sempre castanha por dentro, pode aclarar mas nunca fica da cor normal. Passado uns 10 dias de terminar o tratamento começa outra vez a meter a cabeça toda de lado e a passar o tempo a sacudir a orelha. Chega a colocar a pata para dentro da orelha para se poder coçar, o que faz com que chegue a ter feridas. Volta novamente ao veterinário que me diz novamente o mesmo. Voltamos ás limpezas diárias e aplicação de um outro produto. Estou desesperada, isto não tem fim, já andamos nesta situação há 2 anos, tanto eu como o meu patudo estamos cansados. Custa-me imenso ver o sofrimento dele quando está com as crises, mete a cabeça toda ao lado . Alquem já passou pelo mesmo? O que estou a fazer de mal?? Tem que haver algo que eu não estou a fazer bem.
CarlaMartin
Membro Júnior
Mensagens: 50
Registado: sexta set 27, 2013 11:19 am

domingo jan 28, 2018 9:32 pm

Olá Carolina.
Se for de Lisboa, tente que o cão seja visto na Faculdade de Veterinária pode ser que tenham uma secunda opinião sobre tratamento.
No entanto, sendo otite crónica, é de facto crónica, mas talvez se consiga aliviar os sintomas ao patudo.

Pode experimentar fazer limpeza diária com um produto que se chama Virbac, diz-se que é muito eficiente em termos de prevenção de otites.

https://www.miscota.pt/caes/virbac/p-44 ... lsrc=aw.ds

Se não diária, umas 2 ou 3 vezes por semana, como prevenção para evitar as otites.

Na página da Virbac diz o seguinte : "A otite bacteriana e fúngica é muitas vezes de natureza secundária e deve ser feito um diagnóstico apropriado para determinar os principais factores envolvidos".
Não deixa de ser interessante, já li que até coisas como a mudança de ração pode fazer a diferença.
Há que fazer o tal diagnóstico certeiro.
Depois tentar várias soluções (higiene regular com Virbac, depois tentativa via mudança de ração por exemplo..).
E o seu não é caso único. Há cães que têm propensão para sofrerem de otites.

Boa sorte.
silver13
Membro
Mensagens: 51
Registado: sábado jun 06, 2015 3:00 pm

terça fev 13, 2018 2:07 pm

Olá,

Existem outros problemas, como alergias ou patologias hormonais, que podem causar infeções secundárias com otites. A própria conformação da orelha do cão pode predispor a otites recorrentes. Tente despistar estas causes de otites, como a alergia alimentar. As melhoras para o patudo :)

Se quer saber mais: http://omeuanimal.com/otites-no-cao/
Responder

Voltar para “Cães”