o meu ponei

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos rápidos amigos
josefilipe
Membro Júnior
Mensagens: 29
Registado: domingo jan 05, 2014 2:35 am

quarta jan 08, 2014 11:08 pm

ola pessoal, gostaria de tirar uma duvida?
eu comprei um pónei no dia 16 de maio, ele quando chegou a minha casa era mansinho qualquer pessoa podia se chegar aveira dele i monta-lo quer por mim quer por o meu irmão mais pequeno de 6 anos.
Mas passado um mês ele ficou mais arisco antes eu leva-o para o campo com a corda ele ai ao meu lado sempre a minha veira mas agora ele quando o levo cemeça aos pulos i a mandar coices para o ar.
i mais uma coisa a mim o antigo dono dele disse-me que ele era castrado mas no mês passado eu fui dar uma volta com ele i com o meu irmão( ele montado i eu a pé agarrar na corda para ele nao fugir) prontos i aconteceu o seguinte uma égua passou por nos i ele ficou assim numa maneira de dizer bravo começou a quer ir atraz dela i a relinchar o que isso pode ter sido?

eu amo cavalos esse e o primeiro ponei que eu tenho nunca tive cavalos nem poneis mas eu tou com receio de o vender i se isso acontecer vou ter de ir trabalhar i ser autónomo pois o meu pai nao me da outro :(
sabras1996
Membro
Mensagens: 192
Registado: terça dez 03, 2013 6:06 pm

quarta jan 15, 2014 4:08 pm

Eu vou tentar ajudar dentro daquilo que eu sei que não é muito. Penso que o facto de ele começar a pular e mandar coices para o ar pode ser sinal que ele precise de fazer exercício o ir para o campo e de vez em quando dar uma volta pode não chegar e para isso deve exercita-lo não quer dizer que ele agora tenha começado a ficar com mau comportamento tenta dar-lhe voltei pelo menos 2 ou 3 vezes por semana durante uns 15 a 30 minutos de cada vez e vê se ele começa a portar-se novamente como antes quanto ao facto de ele relinchar quando a égua passa e ir atrás dela não sei bem o que será se ele é castrado. Espero ter ajudado.
josefilipe
Membro Júnior
Mensagens: 29
Registado: domingo jan 05, 2014 2:35 am

sábado jan 18, 2014 11:18 am

sim ajudou-me muito, muito obrigado
sabras1996
Membro
Mensagens: 192
Registado: terça dez 03, 2013 6:06 pm

domingo jan 19, 2014 11:28 pm

Depois diz se resultou agora estou curiosa. E se o pónei tem andado melhor.
josefilipe
Membro Júnior
Mensagens: 29
Registado: domingo jan 05, 2014 2:35 am

terça fev 04, 2014 10:43 pm

ok, claro que digo :)
para uma pessoa que tem de conciliar os estudos i a sua paixão vai ser um bocado difícil neste tempo mas quando tiver uns tempinhos livres la vou eu me divertir ( trabalhar o meu pónei) adoro-o se assim não fosse já tinha dito ao meu pai para o vender , i eu não quero isso .
Muitas pessoas dizem que cavalos só dão trabalho e essas cenas mas a mim cada vez que me levanto as 7 da manha para ir tratar dele e depois ir me vestir para ir para a escola as 8 da manha não e qualquer pessoa que faz isso.
Muitas pessoas perguntam-me a que horas eu acordo.
E eu respondo todo orgulhoso.
As 7 da manha.
E depois essas pessoas porque tão cedo?
E eu novamente orgulhoso para ir cuidar do meu pónei :)
sabras1996
Membro
Mensagens: 192
Registado: terça dez 03, 2013 6:06 pm

quarta fev 05, 2014 7:25 pm

Eram mais pessoas como tu que deviam existir e ter cavalos já que andam por ai tantas pessoas que têm cavalos e póneis só para dizerem que têm e nem os têm bem tratados e nem querem saber, e aquele que vão comprar um destes fabulosos animais e depois percebem que estes dão trabalho e deixam-nos ao abandono. Continua com esse teu gosto. E vais ver que o teu pónei vai melhorar o comportamento e se lhe dedicares o tempo todo que te for possivel ele vai recompensar-te.
josefilipe
Membro Júnior
Mensagens: 29
Registado: domingo jan 05, 2014 2:35 am

quarta fev 05, 2014 9:27 pm

espero que este gosto morra comigo pois já o tenho a 16 anos (desde que nasci) eu sei que estes animais ou qualquer um dão trabalho mas cuidar deles e o que gosto de fazer :)
eu as vezes ate digo que pareço um velho na brincadeira aos meus pais pois quando há feiras de cavalos tanto as feiras da minha terra e das feiras mais conhecidas como as de ponte de lima, eu chateios so para ir ver os cavalos mas é pena que alguns desses animais como você dís estão mal tratados tenho pena mas e assim a realidade :(
:)
sabras1996
Membro
Mensagens: 192
Registado: terça dez 03, 2013 6:06 pm

quinta fev 06, 2014 8:14 pm

Eu não sou muito mais velha que tu tenho 17 anos e também tenho este gosto desde que nasci, não tenho nenhum cavalo nem pónei :( porque não tenho possibilidades neste momento mas lido com estes animais há já 7 anos na quinta de uns amigos e apesar de não ter muita experiência já vi cavalos em muito mau estado e os donos ainda a rirem-se e a dizerem que apesar do cavalo estar a sangrar de uma perna ainda ia fazer quilómetros naquele dia, já para não falar do número de cavalos que já vi a passar fome o que me revolta muito. :evil:
E sou como tu quando sei de feiras onde haja cavalos nem que seja um só a passar tenho de lá ir a correr ver os meus pais até se chateiam. Estou até a pensar ir á feira anual da Trofa em Março como sou aqui do norte não é muito longe e sou capaz de lá ir dar uma volta. :lol:
josefilipe
Membro Júnior
Mensagens: 29
Registado: domingo jan 05, 2014 2:35 am

quinta fev 06, 2014 11:30 pm

olha por acaso ate falei disso hoje aos meus pais hahaha :) sobre a feira do cavalo da Trofa.
i eu também sou assim quando vejo um cavalo começo me a rir i quero ir para a beira mas o meu problema e ser muito medroso as vezes mas isso tem de passar i vai passar :)
olha sabes aquilo de por a exercitar o cavalo (pónei) já comecei a fazer mas como eu ja disse também não tenho muita experiência pois na minha familia nunca ninguém teve cavalos ou póneis.
Então da primeira vez ate calhou mais ou menos mas podia ter corrido melhor pois ele com o meu pai tem mais respeito i comigo não , então olha eu comecei a pólo a andar a minha volta como é normal mas ele depois queria se deitar no chão i rebolar eu dei-lhe um puxão na corda ele não se deitou mas começou a correr i depois eu tava a ficar zonzo de ele andar de-força, então depois eu comecei andar para o lado ligeiramente descobri que ele salta hahaha eu não sabia saltou uma pedra que me chega quase ao joelho menos um bocadinho, saltou-a duas vezes, dois tinha tipo um moro i o caminho para sair do campo onde ele tava então ele passou para o outro lado do muro i foi assim que consegui para de girar podia ter acontecido um acidente por que ele tava a mandar coices assim para o meu lado mas cada vês que ele fazia isso eu puxava a corda i ele mandava para o lado de fora do circulo uff deu muito medo mas quero continuar a tentar pode ser que consiga chegar ar meu objectivo i dar um passeio pelos montes de Fafe mais propriamente Quinchães :)
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Mensagens: 573
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

sexta fev 07, 2014 4:53 pm

Venham à Feira da Trofa que são muito bem-vindos :D
sabras1996
Membro
Mensagens: 192
Registado: terça dez 03, 2013 6:06 pm

sexta fev 07, 2014 8:48 pm

CavaleiraVNF

Muito obrigado pelo convite. :D

josefilipe

Podes ter medo agora mas isso irá passar á medida que começas a lidar com estes animais mas tem-se de ter sempre cuidado porque são sempre animais e podem ser imprevisíveis. Mas vais ver que o medo vai desaparecer e o teu gosto por cavalos vai sobrepor-se ao medo:D
Eu não percebo muito mas dentro daquilo que acho que percebo vou tentar dar-te mais umas dicas.E desculpa se estou a ser chata estou a tentar ajudar.:P
Ele tentar rebolar-se no chão é normal e tiveste a atitude certa quando lhe deste o puxão. Ele começou a correr porque está cheio de energia apesar de ser um pónei eles têm bastante energia e resistência.
Quando ele começa a andar de força tenta dar uns puxões na corda para ele abrandar e "fala" para ele para acalma-lo (sons como oh oh calmamente costumam resultar) a parte de ficar zonzo enquanto não te habituares vai ser sempre assim o segredo esta em focares te num ponto do cavalo como a garupa a espádua a cabeça sem reparares nos pormenores em teu redor tenta fazer círculos tanto para um lado como para o outro senão o pónei pode começar a desenvolver sismas e andar melhor para um lado do que para o outro.
Os coices no principio do exercício são normais principalmente se ele está a galope é uma forma de eles mostrarem alegria e libertarem energia quando isso acontece dá uns puxões até ele abrandar e parar de dar coices e fala-lhe como já disse ainda agora tens de ter sempre cuidado para ver se não levas um coice .
quando o exercitares usa uma corda mais comprida não uma guia normal qeralmente usa-se a guia de volteio.
cuidado quando ele salta os muros e as pedras porque pode magoar-se se calcular mal o salto e bater com os joelhos pode aleijar-se a serio.
Mas continua a tentar e não desistas vais ver que consegues atingir o teu objetivo. :P
josefilipe
Membro Júnior
Mensagens: 29
Registado: domingo jan 05, 2014 2:35 am

sexta fev 07, 2014 9:23 pm

CavaleiraVNF agradeço o convite agora resta saber se tenho a sorte de ir ou não.


sabras1996

Eu sei que o medo desaparece, mas eu gosto destes animais por isso vou ser teimoso hahaha :)

E claro que não tas a ser chata por acaso tas me a dar uma ajuda excelente.

Quando for exercitar nas primeiras vezes enquanto ele tiver muita energia e melhor utilizar uma corda mais comprida pois não tenho uma corda de voltei o, e pedir ao meu pai ou uma pessoa adulta que tenha mais força que eu para me ajudar ficar ao meu lado enquanto o pónei exercita, pois ele e um pónei ainda um bocado grande para a maioria dos póneis que vejo por ai
ele deve ser quase do tamanho de um cavalo garrano mais baixo uns sentimetros, eu nao sei quanto ele mede de altura, mas deve rondar para ai uns 1.10m ou mais ou menos pois ele chega me a barriga i tem muita força agora.
E para a próxima vou ver se o exercito no meio do campo pois la não tem pedras nem muros.
O meu pónei não e apropriado para o meu tamanho, mas antes ter um pónei que não ter nenhum animal destes na minha vida, mas também tem de se ter em conta que se algum ele não tiver as melhores condições em minha casa mais vale a pena vende-lo a uma pessoa que o trate melhor i tenha melhor condições mas espero que isso não tenha de aconteçer.
josefilipe
Membro Júnior
Mensagens: 29
Registado: domingo jan 05, 2014 2:35 am

sexta fev 07, 2014 9:34 pm

Quando conseguir por assim dizer amansa-lo, tem de aperfeiçoar as técnicas de montar pois vou ter de aprender sozinho porque na região que eu moro não há nenhuma escola de equitação para aprender a montar :( tenho muita pena de não haver nenhuma, todos os meus amigos andam em grupos desportivos alguns no futebol outros no downhill mas eu não posso porque não hã escolas de equitação mas ja ouvi dizer que para aprender a montar e necessário uma ajuda mas e melhor montar ao nosso gosto se soubermos oque estamos a fazer portanto eu não sei muito bem mas tenho de aperfeiçoar melhor as técnicas de monta.)
sabras1996
Membro
Mensagens: 192
Registado: terça dez 03, 2013 6:06 pm

sexta fev 07, 2014 10:32 pm

Não penses ainda em vende-lo continua a tentar desde que ele não esteja maltratado e seja feliz não é caso para isso vais ver que vais acabar por conseguir "amansa-lo" e começar a monta-lo. :D
Uma coisa aconcelho-te acima de tudo segue o teu sonho e não desistas eu tive um grande acidente não foi a lidar com os cavalos mas esta indiretamente relacionado e toda a minha familia agora me diz que eu nunca mas vou poder montar e tenho de ter muito cuidado ao lidar com os cavalos apesar de eu já estar quase totalmente recuperada. Mas mesmo assim eu contrario-os e já montei várias vezes depois do acidente e sempre que me dizem que nunca mais vou poder montar eu pergunto-lhes quem é que me vai impedir se este é o meu sonho eu vou segui-lo.
Portanto nunca desistas do teu sonho. ( eu a ser chata e filosófica, foi um concelho e um desabafo) :oops:
Pelo que me dizes não tens um pónei tens um duplo pónei pelo tamanho que me disseste. Eu percebo-te quando dizes que mais vale ter um pónei do que não ter nenhum eu não tenho nenhum e sei como é.
Sim uma pessoa adulta é capaz de ajudar por ter força mas cuidado com os sacões e puxões que se dão nas costas pois podem magoa-lo têm de ser movimentos firmes não violentos. :P
Exercita-lo mais afastado das rochas é uma boa opção para evitar que se magoe.
Em que zona vives? pode ser que consiga saber se há alguma escola ou centro perto de ti ás vezes á sitios que ensinam mas que não anunciam e ninguém conhece. Para aprender realmente era melhor uma escola mas caso não haja mesmo nenhum sitio tenta ler livros sobre equitação á alguns muito bons encomendei ainda á pouco tempo o livro "Equitação para principiantes" de Sibylle L. Binder ainda não chegou mas quando o vi na loja gostei muito ensina bastante coisas custa 25 euros na Bertrand mas há outros. :D
josefilipe
Membro Júnior
Mensagens: 29
Registado: domingo jan 05, 2014 2:35 am

sexta fev 07, 2014 11:04 pm

Olha tas sempre a dizer que tas a ser chata mas na verdade não tas, eu e que tou a ser muito chato pois a maioria dos meus amigos não são faz de cavalos como eu i por isso os amigos que eu conheço que gostam de cavalos são amigos(as) como tu, amigos da net.
Não vou dizer que também não gosto do que eles gostam pois gosto de rally, motas, btt, downhill etc mas gosto muito mais de cavalos pois isso tudo que eu disse que gostava não se compara em ter um amigo de quatro patas com muita mais força que tu e que tu podes falar para ele que as vezes pareçe que ele e que te entende eu sei que parece estúpido para muitas pessoas mas eu ja desabafei com o meu pónei :)

Eu não tou a pensar em vende-lo pois deu me muito trabalho a convencer o meu pai apesar de eu querer antes um garrano mas não faz mal eu gosto na mesma adoro.

Eu tou a seguir o meu sonho pois nunca pensei em ter um pónei em minha casa hahaha, mas para realizar o meu sonho cria criar cavalos de raça garrana e tentar reavivar mais essa raça pois ela esta em vias de extinção, i a maioria desses garranos que ando ai não são puros eu quero criar garranos puros i puro sangue Lusitanos pode ser que um dia crie uma mini mini coudelaria de cavalos de raça garrana hahaha :).

Eu moro em Fafe na freguesia de Quinchãess já estive a procurar na net a verse avia alguma coisa i não encontrei nada a única coisa que encontrei foi só em Felgueiras mas fica um pouco longe.

Aqui para esta zona a única coisa que ha relacionada com cavalos e as corridas de cavalos a passo travado nas feiras francas de Fafe.

Amanha vou pedir ao meu pai para me ajudar se tiver sorte pode ser que me ajude mas duvido pois ele nunca me ajuda muito i também vou-lhe pedir para me arranjar uma corda maior tanto para o exercitar mas também para ele ter mais espaço para andar quando tiver a comer uma vez que ele fica preso todo o dia no mesmo sitio mas tem muita comida .

Mas desta vez tem de o exercitar para os dois lados pois no outro dia não consegui porque so consegui para um lado para o outro nao deu porque era melhor não fazer mais nada ja que eu nao o conseguia para i mandar andar para o outro lado
Responder

Voltar para “Cavalos”