preciso de ajuda urgente

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
carlosgraca
Membro Júnior
Mensagens: 30
Registado: domingo out 11, 2015 3:03 pm

domingo out 11, 2015 3:12 pm

boa tarde sou novo por aqui mas necessito de ajuda de quem perceba tenho aqui um aquario em casa grande nao sei os litros ao certo mas certamente leva mais de 60 litros .
a minha duvida é assim tenho daqueles peixes normais de agua fria , tenho 2 vermelhos e dois brancos , tenho o seguinte problema um deles esta com umas manchas brancas agarradas a cauda e a barriga parece esponja o que poderá ser ? é grave ?

outra duvida , por nao saber cometi o erro e meti os peixes na agua sem antes deixar o aguario a repousar , agua da torneira , morreram 2 ainda me restam 4 , fui de urgencia comprar uma bomba com filtro e oxigenio , mas queria saber se necessito de mais alguma coisa ? gotas para a agua ? termostato ?

gostaria de saber de tudo um pouco mas resumidamente pois os peixes ainda nao veem ca a cima comer , e acho estranho o facto de eles estarem parados no fundo do aquario e so se mexem as vezes e sempre de um lado para o outro lado . mas sempre no fundo so perto da noite é que parecem andar mais abontade

necessito de ajuda pois tenho recio que mais algum possa morer e sem saber porque , ja li e tive a ler sobre a limpeza e tudo mais mas so queria entender o porque das manchas num deles e porque de eles estarem sempre muito parados junto as pedras no fundo

necessito de mais acesorios ou tratamento para a agua ? ou algum tipo de coisa para manter a agua a boa temperatura ? tenho visto a agua e ela nem tem estado muito gelada[/b]


ATENÇAO QUE PELO MENOS POR ENQUANTO ELES NAO MOSTRAM SINAIS DE MORRER E TEM ESTADO BEM MAS ALGO ALI NAO ESTA BEM
vasco1978
Membro
Mensagens: 77
Registado: quinta out 31, 2013 8:03 pm

domingo out 11, 2015 7:09 pm

Boas,

Muita confusão! Mas vamos começar pelo inicio:

Que equipamentos são necessários:
-Filtro de preferência externo ou cascata por ser mais fácil limpar do que os internos. O filtro deverá ter capacidade de litros/hora 3 a 5 vezes a capacidade do aquário. A capacidade do aquario é medida da seguinte forma:(Altura cm*largura cm* comprimento cm)/1000 isto dá o volume bruto em litros.
-Termostato só para ir monitorizando a temperatura
-Substrato próprio para aquario
-Luz para simular o dia para os peixes deverá ficar ligada 8 a 10horas. Caso não ponha plantas naturais e a divisão for bem iluminada não é fundamental colocar luz artificial.
-Sinfão para tirar água nas mudanças de água semanais que deverão ser entre 25% a 50% do volume do aquario, depende do que tenha no mesmo.
-Balde para uso exclusivo do aquario para retirar água do aquario e repor
-Rede para apanhar os peixes
-Iman ou lâmina própria para limpar os vidros interiores do aquário
-Testes PH e NO2 são os principais

Começar um aquário:
-Primeiro informar-se bem sobre o que quer
-Montar o aquario colocando num local não muito movimentado e sem exposição directa da luz solar
-Colocar substracto e decoração a seu gosto, mas própria para aquarios, de preferência tudo natural
-Encher o aquário com água, use um prato raso no fundo do aquário para não remexer o substracto com a água
-Colocar produto anticloro e activador biológico(muito importante).
-Deixar estabilizar o aquario entre 1 a duas semanas controlando o PH e NO2.
-Introduza os peixes gradualmente, não coloque a carga máxima de imediato senãos os niveis de NO2 disparam e os peixes morrem. Por isso o activador biológico é MUITO IMPORTANTE, dado que o aquário é um sistema fechado onde você coloca peixes que produzem detritos que sem ter uma boa cultura de bactérias nitrificantes no seu filtro esses detritos não são processados ficando o aquario com altos niveis de amónia e nitritos(NO2) que são venenosos para os peixes.
-Para regular a quantidade de peixes que o seu aquário aguenta use a seguinte regra 1cm peixe adulto/1 litro água. Esta regra é somente para orientação, existem peixes que esta regra não pode ser aplicada, dado que necessitam de mais espaço.

Peixe com pontos brancos:
Pela sua descrição parece Icto(doença dos pontos brancos), é causado por um parasita. Existem diversos produtos próprios para esta doença procure numa loja especializada da sua área de residência.

Peixes parados:
O meu amigo já deve ter percebido o que fez de mal, por isso meça os níveis de NO2 e faça TPA de 50% e não se esqueça do produto anticloro. O cloro da nossa água é venenoso para os peixes. E se não pôs activador biológico coloque sem falta.
carlosgraca
Membro Júnior
Mensagens: 30
Registado: domingo out 11, 2015 3:03 pm

domingo out 11, 2015 7:46 pm

eles por vezes andam espertos nao muito ao de cima , o peixe que tem manchas brancas nao sao em pintinhas sao mesmo tipo de uma bola em forma de esponja , eles estao bem , a que temperatura devo ter normamente a agua do aquario ? e com que acessorio posso controlar e por a temperatura da agua ao melhor indicado .

eles nao aparentam ir morrer mas estao muito quietos maior parte do tempo e so a noite ou as vezes durante o dia se mexem o meu aquario tem bomba com filtro , mas o fundo é em pedras , nao tem plantas a nao ser de plastico , certamente terei de por algum produto na agua mas nao sei quantidades e de quanto em quanto tempo

que me aconcelha a comprar em termos de equipamento ?
vasco1978
Membro
Mensagens: 77
Registado: quinta out 31, 2013 8:03 pm

segunda out 12, 2015 12:02 pm

Boas,

Se são peixes de água fria não precisa de aquecedor.
Em relação á actividade cada espécie tem o seu comportamento próprio, uns são mais activos durante o dia outros mais á noite, outros são mais calmos outros mais activos.
Se são peixes de água fria normalmente tem um comportamento mais calmo.
O produto que necessita de colocar cada vez que faz um tpa(troca parcial água) é o anticloro próprio para aquários, procure numa loga da especialidade, eu utilizo produtos da seachem mas não são fáceis de encontrar mas procure por produtos da JBL ou mesmo da Tetra ou Sera, mas destes 3 recomendo JBL é mais concentrado e a embalagem dura muito mais tempo.
A dosagem vem na embalagem mas para isso necessita de saber o volume do seu aquario.
carlosgraca
Membro Júnior
Mensagens: 30
Registado: domingo out 11, 2015 3:03 pm

segunda out 12, 2015 12:20 pm

muito obrigado pela ajuda , era mesmo isso que queria saber
so mais um duvida tenho uma bomba com filtro e que da oxigenio ? necessita de tar ligada 24 sobre 24 horas ?
ou poderei desligar algum tempo?


se lhe dissser as medidas do meu aquario sabe-me dizer os litros ? é que nao sei a quantidade de litros que leva mas sei as medidas dele

94 cm de comprimento
38 cm largura
38 cm de altura
vasco1978
Membro
Mensagens: 77
Registado: quinta out 31, 2013 8:03 pm

segunda out 12, 2015 2:57 pm

Boas,

94*38*38=135.736/1000=135 litros. Este é o volume do seu aquário, como viu é fácil de calcular.

O filtro tem que estar sempre ligado para filtrar a água do aquário, pelo volume do seu aquário a capacidade do filtro deve estar entre 405litros/hora e 675litros/hora. Isto quer dizer que você tem que ter no minimo um filtro de 400litros/hora ou 700 litros/hora e de preferência externo que é mais eficiente e mais fácil de limpar.

Relativamente à oxigenação da água, como não tem plantas naturais o truque é regular a saída de água do filtro para a superficie do aquário de forma a provocar agitação de água á superficie, facilitando assim as trocas gasosas.
carlosgraca
Membro Júnior
Mensagens: 30
Registado: domingo out 11, 2015 3:03 pm

segunda out 12, 2015 3:41 pm

muito obrigado pela ajuda estou a ficar a saber muito mais sendo assim ate tenho mais volume em litros do que estava a espera , amanha ja me vou informar acerca do anticloro que devo adquirir e quantidade a por na agua . muito obrigado pela ajuda .

ainda continuo com 1 dos peixes com manchas grandes brancas mas os outros aparentam estar bem tenho estado a ver se elas desaparecem ou assim mas vejo que nao embora o peixe ainda nao apresente sinais que va morrer , embora so se mecham de vez em quando e preocupa-me estarem quase sempre parados juntos , so mais a noite aindam pelo aquario de resto so estao todos nos cantos do aquario no fundo é raro andarem por la abontade

COM ESTE AQUARIO que quantidade de peixes me aconcelha a por la dentro ? alguns 6 ?
ou resumidamente que aconcelhos me da para eu tentar aguentar bem os peixes ?
por topicos se nao se importar
carlosgraca
Membro Júnior
Mensagens: 30
Registado: domingo out 11, 2015 3:03 pm

segunda out 12, 2015 6:16 pm

so uma ultima pergunta urgente ? termostato serve para tratar da temperatura da agua certo ???
tive a pesquisar casos iguais e falaram que o termostato ajudou logo numa situaçao como esta dos peixes tarem muito parados no fundo os meus peixes sao todos carassius auratus.

acham que deva adquirir um e meter a temperatura certa para os meus peixes ? tive a pesquisar a temperatura e tudo . e por acaso ate tenho a agua fria secalhar demais nao sei , mas secalhar isso me ajudava o tal termostato nao ?

se assim fosse amanha ja ia comprar um para me regular a temperatura do aquario .
vasco1978
Membro
Mensagens: 77
Registado: quinta out 31, 2013 8:03 pm

segunda out 12, 2015 7:53 pm

Boas,

Se o seu peixe é o que diz então veja:

http://www.aquahobby.com/gallery/b_goldf.php

este site tem bastantes peixes com informação básica e alguns comentários, mas como pode verificar esta espécie pode atingir os 20/30cm! Eu no máximo colocaria uns 4 mas com um bom filtro(700litros/hora). Eu não tenho experiência com peixes de água fria mas a ideia que tenho é que eles sujam um "bocadito", por isso recomendo no máximo 4 ou 3.

Quando refiro termostato é um termómetro próprio para aquários, nada mais, que tem uma ventosa e coloca-se no vidro interior do aquário. Se não tem compre um, mas se o aquário está dentro de casa não terá problemas com temperatura.

Em relação ás regras para a boa saúde dos peixes:
-Comida de boa qualidade, evite os flocos sujam bastante a água. Eu compro para os meus pallets(granulado) não sujam tanto a água e os peixes agradecem. Eu utilizo comida da Ocean Nutrition
-Bons TPA 30% com o devido anticloro para colocar a nossa água da torneira boa para os peixes.
-Não ponha comida em excesso, ponha pouca comida de cada vez, os peixes tem que limpar com a comida em 2 minutos, se ficar comida no fundo é sinal que está a dar comida a mais. Dê comida 2 a 3 vezes por dia.
-Olhe diariamente para os seus peixes, alterações no seu comportamento pode indicar que algo não está bem
-Faça os testes de PH e NO2 semanalmente.
carlosgraca
Membro Júnior
Mensagens: 30
Registado: domingo out 11, 2015 3:03 pm

segunda out 12, 2015 8:09 pm

obrigado pelos concelhos , alem do anticloro oivi falar muito tambem e dizerem que é melhor um condicionador de agua fria , faz muito bem ao aquario pelo que tive a pesquisar e a saude dos peixes , doenças , etc , nao sei qual deva comprar um anticloro ou condicionador de agua fria , os peixes andam sempre muito quietos

ouvi dizer que pode ser da temperatura da agua estar fria , tenho medo que eles me morram , vivo perto do mar os tempos aqui variam bastante , sera que um termostato ajudava mesmo ? como fonciona um termostato sao todos iguais ?

obrigado desde ja por toda a ajuda e paciencia , mas ate tenho estado a aprender bastante com isto tudo e a tentar perceber o que se pode passar com os meus peixes.
vasco1978
Membro
Mensagens: 77
Registado: quinta out 31, 2013 8:03 pm

segunda out 12, 2015 8:52 pm

Boas,

Uma coisa é o anticloro que elimina o cloro e afins existentes na nossa água da torneira e que são venenosos para os peixes.
Outra coisa são os diversos condicionadores de água para um certo tipo de peixe, ou tipo de água pretendido para certos tipos de biótipos existentes na Natureza.
São coisas diferentes, fundamental é o anticloro comum a todo o aquário frio, quente, doce ou salgado.

Se tem dúvidas em relação ás variações de temperatura é comprar o termómetro próprio e verificar ao longo do dia a variação da temperatura, veja em 3 alturas: logo de manhã, á hora de almoço e ao jantar. Se a variação for superior a 2, 3 graus pode comprar um aquecedor para estabilizar a temperatura nos 19º.

Próxima pergunta é: Qual a potência do aquecedor?
Tem 2 variáveis a considerar: Volume do aquário e a variação da temperatura da sala face á temperatura pretendida para o aquário.
Para o volume de 135 litros um aquecedor com potência entre 100w e 150w será suficiente, depende agora da temperatura de divisão onde estará o aquário, se for fria opte por um aquecedor de 150w, caso seja uma divisão quente opte pelo aquecedor de 100w.
Aquecedores já tive da Tetra mas agora tenho um da Eheim, qualquer destas marcas é boa. Existem outras marcas mais manhosas uma até chinesas mas não vá por ai. Material para aquários escolha uma das seguintes: Tetra, Sera, JBL, Eheim ou Fluval(ouvi dizer que tem bons filtros).

Outra coisa, se leu os comentários da página que lhe indiquei o peixe que tem é um verdadeiro "porcalhão" por isso invista num bom filtro 700L/hora ou 1000L/hora e mantenha só 2 ou 3.
carlosgraca
Membro Júnior
Mensagens: 30
Registado: domingo out 11, 2015 3:03 pm

segunda out 12, 2015 9:52 pm

agora sim entendi perfeitamente e irei fazer o que me diz entretanto vou dando noticias das diferenças , so uma coisa o termostato ou o aquecedor nao sao a mesma coisa ? ou cada um faz uma coisa diferente ?

eu pensava que o necessitava para por o aquario a boa temperatura era um termostato mas tou a ver que é um aquecedor . :)

obrigado por toda a ajuda que me tem dado tem sido util
carlosgraca
Membro Júnior
Mensagens: 30
Registado: domingo out 11, 2015 3:03 pm

segunda out 12, 2015 9:56 pm

so apenas uma pergunta e a ultima que me tem feito confusao
qual a maneira mais correta e simples de eu mudar a agua do aquario ? como fazer e de quanto em quanto tempo ?

quais os passos e cuidados que devo ter
vasco1978
Membro
Mensagens: 77
Registado: quinta out 31, 2013 8:03 pm

terça out 13, 2015 8:46 am

Boas,

Peço desculpa mas fui levado pelos "brasileirismos" existentes nos sites e foruns de aquarofilia! Em português:

Termómetro para aquário: Termómetro com uma ventosa que se coloca no vidro interior e que indica a temperatura da água do aquário.

Aquecedor para aquário: Aquecedor que se coloca no interior do aquário e submerso na água e que tem um regulador de temperatura pretendida. O aquecedor liga automaticamente quando a temperatura é inferior ao pretendido e desliga automaticamente quando essa temperatura é atingida.

No seu caso o termómetro é obrigatório e aconselho a comprar para monitorizar a que temperatura está a água do seu aquário e que variações tem ao longo do dia: manhã, meio-dia e à noite.

Em função dos resultados que vai aferir vem a necessidade ou não de comprar o aquecedor.

Em relação aos TPA(Troca Parcial Água):
Normalmente os TPA são feitos semanalmente, e no seu caso deveria ser entre 35% a 50% do volume de água do aquário. Como isto é feito? Eu faço da seguinte maneira:
1-Trazer o sinfão e o balde que utilizo só para o aquário para junto do aquário
2-Desligo o filtro mas não o aquecedor porque eu tenho o meu aquecedor deitado no fundo do aquário e por isso quando faço os meus tpa o aquecedor nunca fica acima do nivel de água
3-Aspiro a água com o sinfão para o balde(s) até atingir o volume de água pretendido
4-Coloco o anticloro na medida indicada pela embalagem
5-Reponho a água o aquário lentamente, actualmente utilizo uma mangueira ligada a uma torneira com a água a correr muito lentamente de forma a não ter alterações bruscas na água do aquário.
6-Quando o aquário está com o nivel de água pretendido volto a ligar o filtro

Atenção, eu não limpo o meu filtro todas as semanas porque não necessito, porque é externo e potente e aguenta 1 mês sem ser limpo e não entope. No seu caso, dependo do filtro que tenha, mas se limpar semanalmente a limpeza do filtro é feita aquando o tpa com o seguinte cuidado:
-As cerâmicas e esponjas do filtro onde estão instaladas as bactérias nitrificantes só podem ser limpas com água retirada do próprio aquário e nunca com água da torneira caso contrário está a matar a colónia de bactérias que elimina do seu aquário a amónia/amónio e nitritos.
Os restantes dos componente do filtro podem ser limpos com água da torneira sem problemas.
carlosgraca
Membro Júnior
Mensagens: 30
Registado: domingo out 11, 2015 3:03 pm

terça out 13, 2015 10:17 am

muito orbrigado pela ajuda irei fazer tudo direitinho para ver se noto diferenças e o que devo fazer realmente bem , os meus peixes a noite andam por todo o lado mas durante o dia nem se mexem continuo a a achar estranho
andam mesmo muito pouco durante o dia

obrigado por toda a ajuda prestada , certamente irei recomendar esta pagina a muita gente :)
espero que os meus peixes melhorem nao os gosto de os ver tao parados com alguma coisa

so uma pergunta que me deixa confusao , eu ao fazer a mudança parcial da agua e ao por a agua nova o anticloro posso por mesmo com os peixes dentro da agua ou tenho de os tirar a fazer a limpeza e para também meter o anticloro sem eles la dentro ?
Responder

Voltar para “Peixes”