Gata muito mal comportada. Socorro.

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
mariepoppy
Mensagens: 3
Registado: domingo out 07, 2012 10:15 am

sábado fev 18, 2017 2:54 pm

A Leia tem 10 meses e nós cá em casa estamos desesperados.
Porta-se muito mal, só faz disparates.

Adoptamo-la com 2 meses e ela é tratada com muito cuidado e carinho. Está quase sempre alguém em casa (portanto não é aquela coisa do estar sozinha), tem brinquedos e brincamos com ela. Não lhe falta nada.

A verdade é que ela é uma gata que pede muita atenção e é muito activa. Eu costumo dizer que por ela estávamos SEMPRE a brincar com ela (o que não é viável).

Temos o cuidado de não brincar com as mãos (para não a habituar mal) e quando ela se porta mal fazemos um "xiiiit", batemos com as mãos (palmas) ou damos-lhe um toque no nariz ou no rabinho. Ela sabe quando faz asneira porque foge logo.

Agora o problema é que ela está sempre a portar-se mal... Desde atirar coisas para o chão, morder-nos (as visitas então nem se fala... essas ela ataca mesmo), fazer a mesma asneira logo após ser repreendida...

Eu sempre fui uma forte defensora dos gatos, principalmente contra aquelas pessoas que dizem que é um bixo interesseiro. Pois parece castigo mas a Leia é super interesseira.. Só se aproxima de nós carinhosamente quando quer algo (comida ou festas). E isso é algo que nos deixa muito tristes...

Não sei o que fazer com ela... Já falamos com vários veterinários e já tentamos de tudo um pouco e nada resulta. Adoramo-la mas é uma situação muito frustrante.

Todos os conselhos e dicas serão bem vindos.

Obrigada.
nidiasilva3
Mensagens: 5
Registado: sexta dez 02, 2016 9:48 pm

quarta jun 07, 2017 11:44 pm

Olá, este artigo tem algumas sugestões >> http://www.universodegatos.com/desencor ... o-do-gato/
silver13
Membro
Mensagens: 51
Registado: sábado jun 06, 2015 3:00 pm

terça jun 20, 2017 10:32 pm

Os gatos jovens têm comportamentos semelhantes às crianças e adolescentes humanos: muito activos, muito curiosos e brincalhões, mas algum desafio da autoridade à mistura. Normalmente os gatos acalmam-se um pouco com a idade. Pela minha experiência dizia aos 3 anos que se tornam o equivalente de um adulto sério humano.

Podia considerar adoptar outro gato para lhe fazer companhia e assim libertar essa energia. É importante continuar a repreender a gatinha no momento certo. Ou seja, quando faz a asneira dizer um "não" firme e separá-la do que estava a fazer. A educação é algo que leva tempo, por isso continue o bom trabalho que vai ver resultados a longo prazo.

Quanto ao morder e atacar, é importante identificar a motivação da gata. É por brincadeira? Aqui chega afastar-se dela e ignorá-la, impedindo a brincadeira que é o que ela tanto quer. Nas visitas também poderá ser por medo, sendo que é melhor evitar o contacto com estranhos. Pode ler mais sobre a agressividade em gatos aqui: http://omeuanimal.com/como-ensinar-o-ga ... de-morder/

Entretanto, para diminuir os estragos o ideal será cortar-lhe as unhas (se conseguir). Com as unhas cortadas arranham-nos menos :wink: Boa sorte
Responder

Voltar para “Gatos”