o meu cao morde-me

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Rafaeldias
Membro Júnior
Mensagens: 27
Registado: quinta mar 22, 2012 9:01 am

sexta mar 23, 2012 1:54 pm

sasquatch Escreveu:O que me parece é que para quem não tem experiência com cães você foi-se meter com uma raça um bocado dominante e que necessita de uma boa aprendizagem e socialização.
Os terriers são todos teimosos e se não forem bem treinados podem dar muita chatice.

Eu não deixo nunca os cachorros rosnarem ou morderem. Isso é um principio básico de autoridade e mostrar quem manda.

E nem pense nessa de deixar o cão no armazém com o seu pai fazia.
Aconselho uma escola de treino.
verdade que é o meu primeiro cao domestico os outros eram caes de guarda e nao tinha muito contacto com eles ( o meu pai nunca quis um cao em casa). o meu cao esta na garagem passeio na rua cerca de 1hora(sei que nao devia fazelo mas o cão em casa fica gordo e burro) depois ele fica um bocadinho no meu jardim a fazer as necessidades e entao ate ao jantar anda pela casa. nao sou nenhum expert na educaçao de um cão por isso é que fiz este topic, peço ajuda e conselhos tudo e bem vindo. comprei este cão porque e um cão bonito e com alto carisma, pelos videos que vi no youtube nao parecem ser nada perigosos assustei me um bocado quando ele começou me a morder mas nada que nao se resolva com brinquedos apropriados para a idade dele. tenho uma galinha de borracha um osso de plastico que ja ta todo roido tenho um osso de veado uma bola pequena. e estou a pensar por um pneu de bicicleta pendurado na arvore.
ouço mais opinioes e criticas positivas e inovadoras
dianne
Membro Veterano
Mensagens: 486
Registado: sexta fev 26, 2010 4:38 pm

sexta mar 23, 2012 2:38 pm

Percebo que seja uma raça de que gosta, mas a verdade é que se deveria ter informado bastante primeiro, sobre treino e comportamento canino. Mas não perca mais tempo e vá pesquisando e tentando ao máximo informar-se.

Não há raças mais dominantes que outras. Apenas mais reactivas e emocionais que outras. No caso das raças específicas, houve uma longa selecção artificial por parte do homem, seleccionando animais mais reactivos e treinados para serem agressivos. Mas a genética não é tudo; o ambiente é um factor de extrema importância no crescimento dos cães. E o que eles vão aprendendo ao longo da vida e das suas interacções com o meio, vai determinar possíveis comportamentos.

E por isso, volto a referir a sociabilização como uma fase primordial na vida de um cachorro! Não a descuide! É nesta fase que o cão vai aprender tudo sobre a coabitação com os humanos. Se vir que ele tem medo de algo, tente gerir esse medo, apresentando a situação de forma gradual e positiva. Para que mais tarde não se torne reactivo nessa mesma situação, por medo ou stress, porque não foi devidamente apresentado ao estímulo em questão.

Por exemplo, se um homem lhe puxar o rabo ou as orelhas nesta fase, criando uma situação de medo e stress, ele mais tarde pode generalizar essa situação, e ter medo perante homens, ou não permitir que lhe mexam nas orelhas ou rabo. E em caso de extremo medo ou stress, podem reagir tentando fugir, rosnar, ladrar, e se tal não for possível, podem morder.
Não é por serem dominantes, mas sim, porque houve algo no passado que os fez associar essa situação com algo negativo.

Como vê, ter um cão equilibrado e saudável não é tão simples quanto parece. Informe-se bastante.
Rafaeldias
Membro Júnior
Mensagens: 27
Registado: quinta mar 22, 2012 9:01 am

quarta mar 28, 2012 8:35 am

pah pessoal ontem aconteceu o seguinte o meu pai foi passear o brutus e o malandro encontrou uma papaia no lixo o meu pai pegou nele e o brutus começou a rosnar e a morder como é que eu faço para ele perceber que nao deve fazer aquilo?
kelinhapbl
Membro Veterano
Mensagens: 846
Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am
Localização: Londres, UK

quarta mar 28, 2012 9:49 am

Humm... Sinceramente vou esperar que venha aqui um dono mais experiente responder a isso...

Já pensou inscrever-se com ele numa escola de treino? Provavelmente precisa de um treino mais "mão firme", não sei...

Boa sorte.
vitorina
Membro Veterano
Mensagens: 3054
Registado: quarta abr 29, 2009 4:41 pm
Localização: duas cadelas Pura e Becas. Duas caturras o Zé e a Rosa

quarta mar 28, 2012 10:00 am

Eu não sou bom exemplo por que uma das minhas cadelas também me rosna se lhe tento tirar comida(porcarias) da boca :wink:
mistyfog
Membro
Mensagens: 80
Registado: segunda out 25, 2010 1:54 pm

quarta mar 28, 2012 10:12 am

Na minha opinião os métodos que são sugeridos neste tipo de tópicos, embora bem intencionados, são um pouco ingénuos. Simplesmente porque a esmagadora maioria das pessoas tem cães fáceis e não tem mesmo noção prática do que é um cão dominante. E esses métodos, embora possam estar correctos, não são suficientes para um cão dominante.

A verdade é que o seu cão me parece que, para além das óbvias mordidelas da idade, vai ter tendência a querer impôr-se desde cedo como líder. Com o seu cão a sua comunicação corporal é muito importante. Não é uma questão de sons, é a forma como se comporta com ele. Você consegue perceber quando uma pessoa está receosa ou nervosa, mesmo sem dizer uma palavra, certo? O seu cão também. Vista a pele de líder, mesmo que não faça parte da sua personalidade. Ponha-se na posição de quem não tolera minimamente que ele cresça para si. Você manda.

SEMPRE que interagir com ele e não morder recompense e elogie. SEMPRE que ele morder diga não, dê um aperto rápido no cachaço e pare tudo, pegue nele e ponha-o de castigo lá fora, retire a atenção, retire os brinquedos. Passe propositadamente a sua mão pela boca dele e reaja sempre coerentemente. Vezes sem conta. Neste momento de punição comporte-se como um líder - não se enerve, seja firme, vigoroso e mostre-se zangado.
Seja maníaco com esta abordagem, vai passar um bom tempo sem grandes resultados... e tente não se descontrolar, isso para o seu cão será sinal de fraqueza.

E o mais óbvio - socialize o seu cão. Vá para todo o lado com ele, peça para as pessoas fazerem festas, vá a sítios movimentados, etc etc.

Sugeria que fosse assim que possível a uma escola de treino. Não para aulas de obediência mas para socialização. Aí terá dois benefícios muito importantes - o seu cão vai ficar mais equilibrado (os outros cães são bons a mostrar que ele não é o maior) e você começa a absorver com o treinador a forma de reagir às tentativas de dominância dele.

Leia um livro de treino, não porque vai passar a saber como educar o seu cão, mas porque ficará com as noções essenciais do comportamento canino.

Apenas UMA opinião de quem já levou muitas mordidelas :)
Rafaeldias
Membro Júnior
Mensagens: 27
Registado: quinta mar 22, 2012 9:01 am

quarta mar 28, 2012 10:15 am

kelinhapbl Escreveu:Humm... Sinceramente vou esperar que venha aqui um dono mais experiente responder a isso...

Já pensou inscrever-se com ele numa escola de treino? Provavelmente precisa de um treino mais "mão firme", não sei...

Boa sorte.
ele so tem 2 meses eles so começam aprender apartir dos 4/6meses. a unica coisa que quero e que ele nao rosne nem me morda. mas tou a pensar inscrever me numa escola para ele aprender o senta, deita, fica. mais nada
Rafaeldias
Membro Júnior
Mensagens: 27
Registado: quinta mar 22, 2012 9:01 am

quarta mar 28, 2012 10:20 am

mistyford obrigado pela resposta
LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quarta mar 28, 2012 11:43 am

Penso que o mais fácil é ensinar os comandos básicos, mais difícil é corrigir comportamentos.

Por exemplo a minha BI já sabe inúmeros comandos básicos (sentar, dar a pata, ficar, vai buscar etc) com 3 meses, mas a questão das mordidelas e o rosnar ainda não consegui controlar e é claramente uma cadela que vai querer impor-se como líder e dominante. Tenho sido consistente e assertiva com o NAO mas, tenho falhado pk nao a recompenso com comida quando ela não morde, apenas verbalmente e creio que isto poderá fazer a diferença. Geralmente quando eles não aprendem a falha é nossa e no método de treino que estamos a tentar utilizar.

Boa sorte,
Rafaeldias
Membro Júnior
Mensagens: 27
Registado: quinta mar 22, 2012 9:01 am

quarta mar 28, 2012 11:51 am

LFGomes Escreveu:Penso que o mais fácil é ensinar os comandos básicos, mais difícil é corrigir comportamentos.

Por exemplo a minha BI já sabe inúmeros comandos básicos (sentar, dar a pata, ficar, vai buscar etc) com 3 meses, mas a questão das mordidelas e o rosnar ainda não consegui controlar e é claramente uma cadela que vai querer impor-se como líder e dominante. Tenho sido consistente e assertiva com o NAO mas, tenho falhado pk nao a recompenso com comida quando ela não morde, apenas verbalmente e creio que isto poderá fazer a diferença. Geralmente quando eles não aprendem a falha é nossa e no método de treino que estamos a tentar utilizar.

Boa sorte,
Com 3 meses e ja faz isso tudo? foi preciso muita paciencia e dedicaçao. o meu com 2 meses nao faz nada do que mando. as vezes treino o senta ponho a mao no rabo mas ele nao se senta o cao é teimoso. tenho biscoitos da purina sabor a frango mas ele nao liga. o cao é mesmo casmurro
LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quarta mar 28, 2012 12:58 pm

Por exemplo para o ensinar a sentar não deve por a mão no rabo na minha opinião…mostre-lhe que tem uma guloseima, ponha-se frente a frente com o cão, se esticar o seu braço ele ao olhar para cima irá naturalmente sentar-se ou recuar, dê o comando “SENTA”, quando se sentar recompense-o.
Faça varias vezes até ter a certeza de que o cão entendeu o que pretende.

Outro exemplo, para lhe ensinar a dar a pata o que fiz foi: comando “SENTA” depois agarrava na pata dela e punha em cima da palma da minha mão e dizia ao mesmo tempo “DÀ A PATA”, recompensava com comida e elogios. Depois de algumas repetições ela já levantava a pata sozinha.

Olhe que os BIs não são os cães mais espertos e digo-lhe a q minha aprendeu isto em 20 minutos para cada.
Agora já faz sem as guloseimas.

Com dois meses ainda é um bébé e tem que ter muita paciência. Já sabe que se der uma palmada por ex. nesta fase do cachorro ainda é pior (na minha opinião).

Leia sobre o assunto e já que o que o preocupa são as mordidelas, tente começar por aí.
Rafaeldias
Membro Júnior
Mensagens: 27
Registado: quinta mar 22, 2012 9:01 am

sexta mar 30, 2012 10:49 am

oi pessoal o meu cao ja nao me morde tanto, antes saltava e abria a boca comecei a dar lhe com o jornal ele amanssou.
dragablue
Membro Veterano
Mensagens: 898
Registado: sexta mar 09, 2012 1:49 pm
Localização: dobermann

terça abr 03, 2012 8:56 am

Eu não deixo nunca os cachorros rosnarem ou morderem. Isso é um principio básico de autoridade e mostrar quem manda.



quando fui buscar o meu cachorro na brincadeira fiz um video com ele a brincar com as crianças, isto quer dizer que lhe estou a dar uma má educaçao ou incetiva-lo a atitudes que ao longo do crescimento podem se tornar negativas na personalidade dele?? :( aqui fica o video: http://www.youtube.com/watch?v=eov5h2AbGvc
dragablue
Membro Veterano
Mensagens: 898
Registado: sexta mar 09, 2012 1:49 pm
Localização: dobermann

terça abr 03, 2012 9:01 am

Rafaeldias Escreveu:oi pessoal o meu cao ja nao me morde tanto, antes saltava e abria a boca comecei a dar lhe com o jornal ele amanssou.
cuidado porque já ouvi rumores que nao é boa ideia repreensoes em bater com o jornal, assustam-se com o barulho e pode causar fobias e medos no cao mais tarde
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

terça abr 03, 2012 9:17 am

Bem, eu não dava com o jornal, dava palmadas com a mão mesmo.
Seja como for, por vezes um cachorro tem mesmo de ser castigado com palmadas.
Não se trata de brutalidade (as palmadas não são violentas), trata-se de fixar uma regra essencial.
Morder o dono é inadmíssivel.
E isto deve ficar muito claro para o cão, o mais cedo possível.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Responder

Voltar para “Cães”