o meu cao morde-me

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

terça abr 03, 2012 10:26 am

Seja como for, por vezes um cachorro tem mesmo de ser castigado com palmadas.
Não se trata de brutalidade (as palmadas não são violentas), trata-se de fixar uma regra essencial.
Morder o dono é inadmíssivel.
E isto deve ficar muito claro para o cão, o mais cedo possível.
Como faz se por 30 vezes ou mais, der as palmadas e o cachorro continuar a ladrar e a rosnar?
sasquatch
Membro Veterano
Mensagens: 2151
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

terça abr 03, 2012 1:51 pm

Cada vez que ele morder e rosnar diga não com voz forte e feche-o sózinho.
Isto é o que os cachorros mais detestam. Não é o dono que sai da sala, é ele que fica fechado noutro local uns minutos. Garanto que os cães aprendem muito rápido esta mensagem.

Convém dar bastante exercicio aos cachorro e procurar treiná-los depois do exercicio.
Não deixem os cães ganharem nas brincadeiras, para eles isto são pontos que ganham na liderança com o dono.

Há raças mais dominantes que outras, dependendo da funcionalidade para que são criadas. Se sabemos que não temos experiência, tempo ou paciência para treinos mais ntensivos, convém escolher bem a raça.

Por outro lado até cães fáceis se muito mimados e deixados a fazer o que querem, tornam-se dificeis.
sasquatch
Membro Veterano
Mensagens: 2151
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

terça abr 03, 2012 2:10 pm

dragablue, o rabinho do seu cão foi cortado por um amador :(

Ele agora é pequeno (pequeno demais, podia estar mais 3 semanas com a ninhada que só ganhava com isso), daqui a uns tempos este tipo de brincadeira já magoa e o cão já tem de perceber que não a pode fazer.

Eu pessoalmente não deixo nunca cachorros "abusarem" muito na brincadeira.
LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

terça abr 03, 2012 2:16 pm

Coloquei aquela questão pk tenho em casa a prova viva de como isso não funciona. Não que tenha espancado a cadela 30 vezes nem nada que se pareça, mas, como já disse anteriormente, não me choca nada dar uma palmada no rabo.

Contudo, na raça da minha cadela, não se aplica pk simplesmente tem o efeito contrário. Se lhe der uma palmada ela ainda reage de forma pior.

Se por um lado está a ser fácil ensinar comandos básicos, por outro, controlar o comportamento dominante é um desafio.

E sim, estou a fazer tudo by the book (a cadela come depois, não entra nas divisões 1º..etc).

Neste momento estou a experimentar precisamente o que foi indicado pelo forista "sasquatch", estou a aumentar progressivamente o tempo do castigo pois ainda não sei qual será o adequado para um cachorro de 3 meses. Neste momento, deixo-a tipo 5/10 mins. Só a vou buscar quando ela se cala. Passado outros 5 mins já não se recorda de ter estado no castigo..enfim.. realmente é preciso muito tempo e paciência.. e as minhas mãos continuam uma vergonha, e quem não sabe culpa os desgraçados dos meus gatos, que não fazem mal a ninguém :P

Bom,resumindo, é preciso ter atenção porque existem diferentes métodos de treino e o que funciona para uns, não resulta para outros.

Cumps,
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

terça abr 03, 2012 2:21 pm

Também usei o método sugerido pela sasquatch.

A ideia é a seguinte : o cão é um animal de matilha (mesmo que a matilha seja só ele e o dono) e a coisa mais penosa para ele é ser "exilado" da matilha.

Assim, se interrompermos o que está a acontecer e o fecharmos num quarto, longe de nós, estamos a puni-lo.
Alguns minutos bastam para ele perceber.

O dono deve ser líder.

O vigor desta liderança depende do feitio do cão.
Para a minha cadela (labradora) dócil e submissa, um par de tabefes e, noutros casos, um ou dois pequenos "exílios", bastaram.
Para cães dominantes e teimosos, a regra tem de ser insistente e sem hesitações.

O cão tem de aceitar que você é o chefe sem qualquer dúvida.
Há, talvez, uma pequena guerra que você tem de ganhar.

Qualquer que seja o processo que resulta consigo, não se esqueça de ser coerente (se não pode subir no sofá, nunca pode subir no sofá) e justo (só castiga se houver erro e no momento exacto em que houve erro, nunca depois, nunca sem razão).

E leva algum tempo, conforme a teimosia e dominância do animal.
Mas sempre resulta.

Só mais uma coisa : dê ao seu cão bastante exercício.
Eles precisam de gastar as energias acumuladas (tal como nós, excitação e energia acumulada, dão mau resultado).
Isto garante um cão mais calmo e predisposto a obedecer.
Em geral, um cão mais feliz.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

terça abr 03, 2012 2:42 pm

aisd , concordo com tudo o que disse e como referi anteriormente estou a fazer tudo "by the book".

Verifiquei alguma evolução no comportamento dela, mas depois dela ter estado internada, regrediu.

Minha culpa provavelmente, não que não tenha sido coerente, ou assertiva, mas naturalmente ela sentiu que eu tinha pena dela, e de facto tinha.

Portanto, nesse sentido voltámos á estaca zero.

Ela é mesmo muito determinada, eu chego a fazer isto vezes sem conta..e sim..mal chego a casa brincamos mt p ela gastar energia, agora na questão das mordidelas, rosnar e ladrar....bom, mas nao ha de ser mais teimosa que eu.
dianne
Membro Veterano
Mensagens: 486
Registado: sexta fev 26, 2010 4:38 pm

terça abr 03, 2012 4:22 pm

LFGomes Escreveu:aisd , concordo com tudo o que disse e como referi anteriormente estou a fazer tudo "by the book".
LFGomes, já agora poderia indicar-me qual o "book" de que fala?

A ideia de que o homem tem que estar numa constante luta/guerra pela liderança sobre o cão,e que ele tem que nos obedecer, caso contrario está a mostrar comportamentos de dominância, é algo que tem persistido na nossa interacção com os cães.

É verdade que eles são animais de matilha, e que estabelecem certas hierarquias entre a mesma espécie. Mas acham que o cão nos vê como um elemento da mesma espécie? Será que não sabe distinguir um cão de um humano ou qualquer outro animal?

Penso sim, que há uma grande falta de comunicação entre espécies - humana e canina, precisamente pelas diferentes formas de comunicação inerentes a cada uma. E é por aí que devemos começar, tentar perceber o comportamento canino, e porque acontecem determinados comportamentos e não dizer apenas que "o meu cão está a tentar dominar-me, então tenho que mostrar-lhe quem manda".

Em tempos também me seguia por essa teoria, e como já disse, apenas piorei comportamentos da minha cadela, inclusivamente começou mesmo a aumentar a agressividade e pocessão de objectos.

just my opinion :wink:
LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

terça abr 03, 2012 4:46 pm

Talvez não me tenha feito entender, o “by the book” é uma expressão e não uma referência a um livro em particular.

Se pretendia questionar os métodos que estou a utilizar, no post anterior referi alguns exemplos de como estou a interagir com a minha cadela para lhe fazer entender que tem que me obedecer, nomeadamente:

- ser consistente nas regras que imponho;
- Ser eu a terminar as brincadeiras;
- Não deixar que ela ganhe no jogo de puxar os bonecos;
- Alimentar a cadela só depois de eu comer;
- Não a deixar entrar 1º que eu nas divisões da casa;
- Ensinar a andar com a trela (embora ainda só em casa)…

Não sei se se trata de uma luta pelo poder, ou algo do género. O que não é viável é ter um animal em casa que não lhe dá 2 minutos de sossego porque ora lhe morde as mãos, ora se pendura nas calças, ora ladra quando contrariado.

Leio, falo com criadores, partilho experiências e atenção que não me estou a queixar...esta conversa veio no seguimento das questões iniciais colocadas pelo forista que abriu este tópico.

Também acho que tenho tido a humildade de reconhecer os meus erros, pois só assim aprendemos.

Portanto, se tiver alguma sugestão que me facilite a vida, acredite que será recebida com agrado.
NannyK
Mensagens: 5
Registado: sábado mar 03, 2012 9:22 pm

terça abr 03, 2012 5:25 pm

Rafaeldias Escreveu:
sei que este topico nao é o mais apropriado mas doi lhe por um chip?
Quando levei a minha para ser chipada ela ganiu bastante mas logo a seguir a veterinaria ofereceu-lhe uns biscoitos e ela esqeceu-se.
Pelo que sei a dor é relativa de animal para animal, já vi pessoas a dizerem que os animais não mostraram sentir dor. Deve ser como uma pessoa a fazer um piercing, há quem doa muito e há quem não doa.
dianne
Membro Veterano
Mensagens: 486
Registado: sexta fev 26, 2010 4:38 pm

terça abr 03, 2012 6:31 pm

LFGomes Escreveu:Talvez não me tenha feito entender, o “by the book” é uma expressão e não uma referência a um livro em particular.

Se pretendia questionar os métodos que estou a utilizar, no post anterior referi alguns exemplos de como estou a interagir com a minha cadela para lhe fazer entender que tem que me obedecer, nomeadamente:

- ser consistente nas regras que imponho;
- Ser eu a terminar as brincadeiras;
- Não deixar que ela ganhe no jogo de puxar os bonecos;
- Alimentar a cadela só depois de eu comer;
- Não a deixar entrar 1º que eu nas divisões da casa;
- Ensinar a andar com a trela (embora ainda só em casa)…

Não sei se se trata de uma luta pelo poder, ou algo do género. O que não é viável é ter um animal em casa que não lhe dá 2 minutos de sossego porque ora lhe morde as mãos, ora se pendura nas calças, ora ladra quando contrariado.

Leio, falo com criadores, partilho experiências e atenção que não me estou a queixar...esta conversa veio no seguimento das questões iniciais colocadas pelo forista que abriu este tópico.

Também acho que tenho tido a humildade de reconhecer os meus erros, pois só assim aprendemos.

Portanto, se tiver alguma sugestão que me facilite a vida, acredite que será recebida com agrado.
Eu não estava a criticar nada nem ninguém, o meu comentário era apenas para tentar perceber porque as pessoas pensam que os seus cães, passam a vida a tentar subir a sua liderança para com os donos.

O que disse de ser consistente, coerente e humilde reconhecendo os seus erros faz todo o sentido no treino. Mas pode-me explicar a razão de "não deixar que a sua cadela ganhe o jogo de tug ou de puxar"? E porque a "alimenta só depois de você comer" e "não a deixar entrar 1º nas divisões"?

Mais uma vez, não estou a criticar. Eu também estou a aprender. Como disse, entrei no mundo do treino positivo à pouco tempo, e ainda estou a tentar perceber inúmeras coisas. :)
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

terça abr 03, 2012 6:42 pm

Desculpem a baralhação que, a certa altura, já não sei a que caso respondo.

Desta última intervenção do LFGomes pareceu-me que o cão procura atenção do dono.
Passará (é especulação) muito tempo longe do dono ?

Se assim fôr, proponho que, ao chegar a casa, faça questão de a ir passear, antes de mais nada.
Dê-lhe um passeio grandinho ou faça brincadeiras que gastem o excesso de energia.
A sua atenção indivisa e o exercício vão compensar os largos momentos em que ela esteve à sua espera...

Vai ver que ao voltar para casa, ela está muito mais calma e contente.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

terça abr 03, 2012 7:31 pm

dianne,nao encarei como uma critica :) venho aqui pela partilha porque acho que aprendemos uns com os outros.
As razões pelas quais faço isso prendem-se com o facto de ter um comportamento semelhante ao se ela estivesse inserida numa matilha. Repare que o cão que domina a matilha é sempre o que come primeiro, é o que vai á frente, e é o que tem força fisica ou psicologica para ganhar as brincadeiras, é desta forma que impoe a sua liderança.
Mas estou certa de que aqui no forum, outros users mais experientes que eu nesta matéria, poderão explicar melhor.

aids é "a" LFGomes :), ela ainda nao pode ir á rua (no chao) tem apenas 3 meses e esta semana irá iniciar novamente o plano de vacinação pois teve alguns problemas de saude e temos que começar tudo de novo.

É verdade que passa algum tempo sozinha mas tive o cuidado de alterar também a minha rotina por causa dela, de manha levanto-me cerca de uma hora mais cedo só para estar com ela. Na maior parte dos dias consigo vir a casa á hora do almoço. Á noite quando chego ela é também a minha prioridade brinco cerca de uma hora com ela até a pilha dela acabar :P, portanto, nao me parece que seja falta de atenção.

Toda a Bela tem um senão, ela passados 2 dias já fazia tudo no jornal, já nao chorava á noite, aprende super rapido os truques que lhe ensino (tb é uma forma de criamos uma ligação) era quase a cadela perfeita....
era...se nao fosse uma "demónia" com 4 patas lol

Talvez esteja a ser demasiado exigente face á sua idade, mas o que me preocupa é se este comportamento nao for corrigido agora, mais tarde será complicado....
mjoaomarques
Membro Veterano
Mensagens: 1190
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Localização: 2 cães, 3 gatos + 1 cão emprestadado

terça abr 03, 2012 8:33 pm

Eu tb uso o método da sasquatch e com bons resultados. Por vezes, sem ser nas brincadeiras, os pa têm por hábito agarrar-nos pelas mãos para nos chamar a atenção. Nesse caso, enfiava-lhe os dedos bem fundo e pressionava um pouco de modo a sentirem-se bem desconfortáveis (vómito). Em 2 ou 3 tentativas dests deixam de o fazer. Na minha opinião a palmada não se aplica como castigo, quanto muito como modo de quebrar a excitação. Só que não se aplica a cães "brutos" no auge da brincadeira porque geralmente ainda lhes aumenta mais a excitação e são ainda mais brutos. Importante é manter a coerência. Recompensar (com brincadeira ou comida) sempre que está calmo. Ignorá-lo quando abusa.
Maria Jo&atilde;o
sasquatch
Membro Veterano
Mensagens: 2151
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

terça abr 03, 2012 8:51 pm

Os animais de matilha precisam mesmo de reconhecer um líder. É assim que funcionam e se não reconhecerem o líder vão assumir eles esse papel.
Para um animal por ex muito pequeno, torna-se um drama porque vai passar a vida a tentar lutar contra tudo e todos para defender os donos, a casa, etc e isto com 3 ou 4 klg
:? :?

Cães não são pessoas, funcionam como cães. Temos de adaptar isso à vida humana.
dianne
Membro Veterano
Mensagens: 486
Registado: sexta fev 26, 2010 4:38 pm

terça abr 03, 2012 9:12 pm

LFGomes Escreveu:As razões pelas quais faço isso prendem-se com o facto de ter um comportamento semelhante ao se ela estivesse inserida numa matilha. Repare que o cão que domina a matilha é sempre o que come primeiro, é o que vai á frente, e é o que tem força fisica ou psicologica para ganhar as brincadeiras, é desta forma que impoe a sua liderança.
Mas estou certa de que aqui no forum, outros users mais experientes que eu nesta matéria, poderão explicar melhor.
Na verdade os cães alfa ou líderes, dentro das matilhas não precisam estar constantemente a demonstrar a sua posição hierarquica. É algo que está muito bem definido para os restantes membros. É tudo uma questão de ter controle sobre os recursos, quer seja comida, abrigo, fêmeas para acasalar, etc..

Nós como donos, e humanos temos naturalmente essa capacidade, a de controlar os recursos que os nossos cães querem ou precisam, quer seja comida, água, abrigo, brincadeiras, afecto, etc. Isso não fará então com que sejamos naturalmente os líderes do grupo social - cão/homem? Penso então, que apenas temos que aproveitar esse natural controlo que temos, para reforçar bons comportamentos.

Por exemplo, o facto de o cão passar 1º pela porta de saída para ir passear. Ele não o faz por ser dominante ou querer disputar a liderança connosco, mas sim, pelo reforço que isso lhe trás, que é ir passear. Apenas temos que gerir esse comportamento, por exemplo pedindo um senta primeiro antes de abrir a porta e ir passear. Ele vai perceber que só pode sair se permanecer sentado até lhe dizermos que pode sair.

Ou por exemplo, o facto de "termos que comer antes dele". O alfa da matilha se houver comida em ambudância, fica com as melhores partes, e deixa as restantes para os outros membros. Mas não tem necessidade de comer primeiro que eles. Eles podem estar a comer todos ao mesmo tempo, mas o alfa tem efectivamente a melhor parte. Neste sentido, nós é que temos mais uma vez o controle da comida e o que ele pode comer. E ele sabe que depende de nós para comer.

Em relação à sua cachorrinha morder tudo e ladrar, é normal de cachorros, a minha também era assim, e não é de uma raça "dominante" como dizem.
Posso aconselhar um livro que está disponível ao público:
http://www.dogstardaily.com/files/AFTER ... 0Puppy.pdf
Responder

Voltar para “Cães”